Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de janeiro, de 2023 | 15:10

Prazo para justificar ausência ao 2º turno termina dia 9

Tiago Araújo
A justificativa pode ser feita no site do TSE, pelo e-Título ou presencialmente em um cartório eleitoralA justificativa pode ser feita no site do TSE, pelo e-Título ou presencialmente em um cartório eleitoral

Está terminando o prazo para a justificativa de ausência ao 2º turno das Eleições 2022. Eleitores com voto obrigatório que não foram às urnas no dia 30 de outubro têm até o dia 9 de janeiro para justificar o não comparecimento, informa o Tribunal Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Em Minas, 3.410.661 eleitores (20,94% do eleitorado apto) não votaram no 2º turno. Desse total, 1.436.824 (42,13%) ainda não justificaram a ausência.

A justificativa pode ser feita de três formas: pelo sistema Justifica, no site do TSE; no aplicativo e-Título; presencialmente, em um cartório eleitoral.

Até o dia 6 de janeiro, sexta-feira, o atendimento é das 13h às 17h, em razão do recesso do Judiciário. No dia 9, o TRE retoma o horário normal de funcionamento.

Consequências
Quem tem o voto obrigatório, mas não comparece às urnas e não justifica a ausência no prazo definido pela legislação fica sujeito ao pagamento de multa e permanece sem quitação eleitoral enquanto não regularizar essa pendência.

A falta de quitação com a Justiça Eleitoral pode ocasionar diversos impedimentos para atos da vida civil, previstos no art. 7º do Código Eleitoral. Entre eles, a obtenção de passaporte ou carteira de identidade, fazer inscrição em concurso público, tomar posse em cargo público, receber remuneração de função ou emprego público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário