EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

02 de janeiro, de 2023 | 16:31

Muro de arrimo desaba e atinge parcialmente duas residências no bairro Iguaçu

Alex Ferreira
Proprietários das residências acreditam que vazamento na rede de água pode ter levado o muro ao colapso Proprietários das residências acreditam que vazamento na rede de água pode ter levado o muro ao colapso

Duas residências foram parcialmente destruídas na madrugada desta segunda-feira (2), no número 280 da rua Jes, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. Um muro de arrimo, localizado nos fundos das casas e que faz divisa com a rua Tabajaras, entrou em colapso e desabou sobre as duas residências. Havia pessoas em apenas uma das casas e ninguém se feriu. Os danos materiais podem chegar a R$ 80 mil.

Um Chevrolet Vectra e uma bicicleta que estavam na garagem e vários eletrodomésticos que ficavam na área de serviço nos dois imóveis foram esmagados. Além da queda do muro, a água da enxurrada também invadiu as casas e danificou móveis.

A moradora Simone de Lima Abade conta que a chuva já tinha começado a diminuir, quando houve a queda do muro. A primeira casa, mais próxima da esquina, estava sem nenhum morador e foi o primeiro imóvel atingido. Já a segunda residência, a mais danificada, tinha quatro adultos e duas crianças em seu interior. “Foi um livramento, ninguém se feriu, apesar de toda essa destruição que vocês estão vendo aqui”, disse Simone à reportagem do Diário do Aço.

Outra moradora, Alexsandra Schimidt Souza explica que a família tinha chegado de viagem e as pessoas ainda estavam acordadas. Quando foram dormir, por volta de 3h, a família escutou um barulho de telhas se quebrando. O filho dela chegou a abrir uma janela lateral para ver o que era. Percebeu que o muro estava caindo e se afastou, pois a primeira parte do muro já tinha caído e atingido a casa do avô. Era a residência que estava vazia naquele momento. Com a queda da primeira parte do muro, o restante entrou em colapso e também desabou. “Foi quando a casa começou a ser tomada pela lama que desceu do barranco. O cano de água da Copasa passou a despejar a água toda nas casas”, afirmou.

Vistoria
Reprodução de vídeo
Alexsandra e Simone esperam ajuda para desobstruir os fundos das suas residências e reconstruir o muro Alexsandra e Simone esperam ajuda para desobstruir os fundos das suas residências e reconstruir o muro

Simone de Lima Abade acrescenta que, pela manhã, técnicos da Defesa Civil estiveram no local e fizeram uma vistoria. Como não houve dano estrutural nas residências, nenhuma das casas foi interditada.

Os moradores também aguardam uma vistoria a ser feita pela Copasa, pois acreditam que um vazamento em uma tubulação na rede da companhia tenha sido um fator determinante no colapso do muro. “Um representante da Copasa esteve aqui e a água foi fechada. Esse tubo abastece a parte alta do bairro. Ele informou que a companhia irá enviar um engenheiro para avaliar a situação”, explicou Alexsandra Schimidt.

"Esperamos o laudo da Copasa. Nós precisamos de uma assistência, porque esse muro foi construído com muita dificuldade. Não temos como recuperar. Nunca houve qualquer problema antes, com ameaça de desabamento aqui nesse local", concluiu Simone.

Em nota, a Copasa informou que foi realizada vistoria no local e um laudo pericial será emitido nos próximos dias para apontar as causas do ocorrido. “A companhia esclarece ainda que o vazamento na rede de distribuição de água no referido endereço foi corrigido na manhã de hoje (2/1)”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu

03 de janeiro, 2023 | 09:43

“Copasa? Que Copasa? Que eu saiba essa empresa iria ser retirada de Ipatinga...Não foi?”

Zoio de Zoiar

02 de janeiro, 2023 | 23:52

“No bairro Silvio Pereira 1, aconteceu algo parecido. Devido um vazamento na rede de tubulação da Copasa, um talude veio a se desprender, movimentando um enorme maciço de terra. Já se vai quase um ano. A Copasa finge de boba, a Prefeitura não cobra, o custoso e inerte MP faz igual Pilatos e lava as mãos. Tragédia anunciada, depois não diga que foi avisado. Todas autoridades estão cientes. Será que teremos que repetir outra tragédia como a de Antônio Dias.”

Envie seu Comentário