Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de janeiro, de 2023 | 08:21

Operação da PM apreende duas armas de fogo e evita homicídio em Fabriciano

Cerco da policia à uma facção criminosa, que age na região do Manoel Maia, foi realizado após informações que haveria um assassinato

Divulgação Polícia Militar
Os objetos apreendidos com os suspeitos de integrarem uma facção criminosa em FabricianoOs objetos apreendidos com os suspeitos de integrarem uma facção criminosa em Fabriciano

Uma ação realizada pela Polícia Militar no início da noite de segunda-feira (2) na região do bairro São Domingo, em Coronel Fabriciano, pode ter evitado um homicídio. Dois jovens foram presos com pistolas semiautomáticas. Além disso, foram apreendidas porções de entorpecentes. Mais duas pessoas foram detidas na operação. Todos os envolvidos seriam integrantes do bando criminoso que atua no bairro Manoel Maia, uma facção que seria comandada pelos “irmãos Paulino”, ambos recolhidos ao sistema prisional.

Tudo começou quando uma informação anônima foi encaminhada ao 58º Batalhão indicando que dois indivíduos estariam planejando matar um desafeto. A ordem teria partido da liderança da facção criminosa. Um dos suspeitos ainda estaria agindo para ampliar a área de atuação no tráfico de drogas no bairro São Domingos.

Com as informações recebidas, os policiais desencadearam uma operação para abordar os suspeitos. As equipes depararam-se com L.E.M.S., de 19 anos, F.A.S.N., de 20, e um adolescente de 16 anos, que se encontravam nas proximidades de um bar na avenida Vitória-régia, no bairro São Domingos. O trio tentou fugir, mas diante da ação policial não obteve sucesso na fuga.

Os PMs encontraram com L.E. uma pistola calibre 9 mm municiada e com o adolescente outra pistola, de calibre 380 também municiada, armas prontas para uso. Os policiais foram para a casa de F.A. onde foram localizadas duas barras de maconha, uma bucha da mesma droga, uma porção de crack, além de um aparelho de radiocomunicação e um carregador para pistola.

Diante de uma suspeita que poderia haver material ilícito escondido em um matagal, nos fundos da casa de F.A., as equipes solicitaram apoio de um cão da Rondas Ostensivas com Cães Adestrados (Rocca) do 14º Batalhão de Ipatinga. O cão Zairon farejou três barras de maconha, material que se encontrava enterrado em um barranco.

O capitão Vítor Prado, comandante da 275ª Cia PM Tático Móvel, disse ao Diário do Aço que uma nova informação indicou outra residência na avenida Vitória-régia, que também seria utilizada pela organização criminosa. Não havia ninguém no local, mas foram encontrados dois pés de cannabis sativa, a planta da maconha.

Dois dos jovens presos são suspeitos de envolvimento em homicídios na região

L.E. é suspeito de envolvimento em dois homicídios no ano passado, segundo a PM. O primeiro teve como vítima Luan da Mata Andrade, de 30 anos, no dia 4 de dezembro passado, morto no bairro Recanto Vede, em Fabriciano.

O outro assassinado, Paulo Guilherme da Silva, 30 anos, no dia 15 de dezembro de 2022 em uma escadaria no bairro São Domingos, quando saiu de casa para comprar pão. A suposta motivação para os crimes seria que as vítimas estariam traficando no bairro sem a autorização do "Bonde do Manoel Maia".

Outra situação apurada pela PM é que no dia 25 de dezembro, durante um churrasco do qual participavam L.E. e F.A., houve disparos de arma de fogo e as "balas perdidas" vieram a acertar e ferir, sem gravidade, umaadolescente de 16 anos e uma menina de 9 anos, conforme já divulgou o Diário do Aço. Elas se encontravam na avenida Vitória-régia, no São Domingos e não tinham nenhuma ligação com a reunião dos criminosos.

A jovem S.P.A., de 21 anos, que mora no andar superior da residência de F.A., é alvo de denúncias anônimas que indicam a participação dela na traficância. Ela também foi conduzida para prestar esclarecimentos junto à Polícia Civil no plantão da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga, para onde foram encaminhados os suspeitos presos e o material apreendido.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Afonso Carvalho

03 de janeiro, 2023 | 12:21

“Esperança do vale do aço que estás facções ficam distintas e a paz volta a reinar nas comunidades.
Que este denominado (bonde do Manel Maia)seja desarticulada pois estão em todo vale do aço
Tem alguém passando despercebido que está ampliando estás violência,mas é só questão de tempo.
Pra cima deles segurança pública (faca na caveira)
Vale do aço agradece”

Envie seu Comentário