04 de janeiro, de 2023 | 06:30

Guarda de Congo São Sebastião realiza festa congadeira este mês

Fotos: Divulgação
No evento em Timóteo, estão previstas homenagens e participações de grupos de congadeiros de cidades vizinhasNo evento em Timóteo, estão previstas homenagens e participações de grupos de congadeiros de cidades vizinhas
A Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo realizará a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, nos próximos dias 21 e 22 de janeiro, sob a coordenação dos reis festeiros Maria Clara Guido e capitão Gleisson Rodrigues. Durante o evento, os reis festeiros farão um tributo a Fabyola Batista da Silva Félix, Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo, e João Batista Cardoso, Guarda de Moçambique de Angola de Araguari, congadeiros que faleceram em outubro de 2022 e deixaram muitas saudades.

Estão previstas as presenças de visitantes de outros municípios, com suas guardas ou ternos de congadeiros para louvar os três santos homenageados. Nos festejos, o município de Timóteo celebra seu santo padroeiro, São Sebastião, conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste e protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas.

Foi durante a colonização portuguesa no Brasil que o santo ficou conhecido por seus feitos. Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos, índios e portugueses em defesa das terras brasileiras. A batalha teria acontecido no dia 20 de janeiro, dia em que é sempre lembrado.

Contribuições
Nos dias que antecedem a segunda edição da Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, os integrantes e amigos da Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo recorrem às contribuições da comunidade para servir café da manhã, almoço e lanche da tarde aos visitantes que passam o dia na cidade reverenciando os santos.

A rainha conga Elizabeth Pinheiro tem feito campanha para arrecadação de pó de café, leite, pão, biscoitos e óleo de cozinha. “Muitos vêm de longe, em viagens longas e cansativas para os idosos, que acordam muito cedo para participar da nossa festa. Temos de recebê-los com muito carinho e fazer as honras da casa, assim como somos bem recebidos quando participamos de festas em outras localidades”, conta Elizabeth. As doações podem ser encaminhadas para a rua Noruega, nº 272, bairro Ana Rita, em Timóteo. Mais informações pelo WhatsApp: (31) 98820-5766.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário