04 de janeiro, de 2023 | 10:00

Aluno afirma ter sido expulso injustamente de unidade do IFMG em Ipatinga

Jovem foi acusado de importunação sexual e alega não ter tido a chance de se defender

Arquivo DA
IFMG informou que, por envolver alunas menores de idade, o campus Ipatinga vai se pronunciar somente nos autos do processoIFMG informou que, por envolver alunas menores de idade, o campus Ipatinga vai se pronunciar somente nos autos do processo

Uma acusação de importunação sexual provocou a expulsão do jovem Daniel Fabri Reis, de 21 anos, do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), unidade de Ipatinga. Conforme relato do estudante, que afirma ser falsa a acusação, a situação tem provocado danos psicológicos e acadêmicos, uma vez que está há um ano sem estudar.

Daniel conta que foi acusado por duas alunas menores de idade, injustamente e sem provas, por importunação sexual. Segundo o jovem, a situação teve início em maio de 2022, quando as estudantes espalharam a todos os alunos possíveis sobre atos que “eu não cometi, para que todos ficassem contra minha pessoa”, afirma.

O estudante alega que todo o processo de exclusão foi errado, sem direito à defesa. “Nem minhas testemunhas foram ouvidas, meu advogado não teve acesso ao processo e teve que entrar com outro processo para isso, e ganhou. Fui muito, muito humilhado, estou há um ano sem estudar. Além de receber a mais grave pena de uma escola sem ao menos saber o porquê, nem sequer chegaram a ouvir minha defesa. Pessoas fugia de mim como se eu fosse um monstro. Eu desconheço o motivo de essas alunas terem feito isso”, afirma.

Arquivo Pessoal
Daniel Fabri Reis afirma que foi acusado por duas alunas menores de idade, mas que não há provasDaniel Fabri Reis afirma que foi acusado por duas alunas menores de idade, mas que não há provas

O jovem acrescenta que perdeu um ano letivo (dois períodos), quando estava no quinto período do curso de Engenharia Elétrica e revela que, quando ingressasse no sexto período, tinha planos de fazer estágios, de forma a adquirir mais conhecimento na área. “Me afastei de amigos e conhecidos, perdi muito o interesse pela vida, não queria sair de casa, quando saía, via as pessoas me encarando como se eu fosse um monstro, perdi todo meu esforço, precisei de acompanhamento com psicóloga e psiquiatra, comecei a tomar remédios de tarja preta para ansiedade e depressão, doenças que antes eu não tinha”, lamenta Daniel, que pretende processar a instituição de ensino.

IFMG
Procurado, o IFMG informou que, por envolver alunas menores de idade, o campus Ipatinga vai se pronunciar nos autos do processo.

Defesa
A defesa de Daniel Fabri é feita pelo escritório Cimini Flores e Bergami. Procurado, o advogado Hélio Cimini salientou que, pelo código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não é permitido fazer comentários sobre processos em tramitação.

A reportagem do Diário do Aço apurou que o advogado ingressou com um mandado de segurança e já houve, inclusive, sentença em primeiro grau reconhecendo a nulidade da expulsão. Ainda conforme apurado, o IFMG já foi comunicado por e-mail da sentença por meio do escritório e já existe a solicitação de rematrícula.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vanessa

08 de janeiro, 2023 | 00:41

“Lamentável ver o número de pessoas defendendo ele sabendo apenas um lado da história, e ainda por cima um lado tão vitimista. Tenho certeza que nenhuma das meninas iriam inventar isso, porque sabem da gravidade da situação, quem parece não saber é ele, que vai voltar como se nada tivesse acontecido e sabe-se lá se não vai fazer isso novamente. Verme! E quem defende é ainda pior.”

Marcio

06 de janeiro, 2023 | 07:05

“Que comentários!
Só haver a reportagem já é inocência do acusado!
Aí se ver pq MG é campeã nacional em feminicidio”

Pura Verdade

06 de janeiro, 2023 | 01:03

“O feminismo vai causar muitas mortes ainda. Tem de acabar com isso o quanto antes.”

Zoio de Zoiar

05 de janeiro, 2023 | 09:44

“Senhora Ariana Silva, Vossa Senhoria teve acesso ao processo ou aos dados processuais ? Foi defensora ou testemunha no procedimento ? Se não, como Vossa Senhoria afirmar que todo processo foi devidamente correto ? No Brasil ainda existe um negócio chamado princípio da presunção de inocência, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, além do princípio do contraditório e ampla defesa. Mas acaso, após isto tudo for comprovado que ele cometeu tal ato nojento, que se puna, mas que se puna na forma da lei.”

Pela Legalidade

04 de janeiro, 2023 | 18:06

“O Sr. Daniel está em boas mãos. Dr. Hélio Cimini é detentor de um vasto conhecimento, além de estar entre os melhores advogados do Vale do Aço. Meus parabéns, pelo contraditório e a ampla defesa, sempre!”

Eduarda

04 de janeiro, 2023 | 16:05

“Já vivemos em um mundo onde é difícil para as mulheres, tantas que lutam por direitos , e é por isso que fica difícil cada dia mais termos nossos direitos , em vez de usarem para o bem e para fazerem a coisa certa , preferem criar uma mentira que acaba prejudicando o outro , e que também prejudica a elas e outras mulheres . Até quando vamos ver pessoas inocentes pagando pelo erro das coleguinhas ?”

Eu

04 de janeiro, 2023 | 15:09

“O feminismo quer a cabeça dos homens numa bandeja...e o sistema diz amém.”

Ariana Silva

04 de janeiro, 2023 | 14:11

“Lamentável essa reportagem e os comentários. Estudo na Instituição e conheci o Daniel. Afirmo que o jovem possuía sim conduta estranha dialogando com as meninas e fazia piadinhas de cunho extremamente desrespeitosa. Acredito que todo o processo de apuração foi feita de modo correto e no final se comprovou culpado. Parabéns os profissionais presentes no colégio.”

Tati

04 de janeiro, 2023 | 13:43

“Uma lei q é feita pra beneficiar mulheres acaba assim... As mesma usando pra tirar aproveito. E se quer acusar... tem q dar a oportunidade de defesa e apuração de fatos e provas .. se não tem fatos nem provas e nem querem ouvir a defesa, então tá parecendo que alguém quer aparecer ... E as custas de jovem promissor q agora tá aí.. tendi q lidar com tudo isso. Um ano de perdas não só acadêmica..mas danos morais... Daniel parabéns pela coragem de enfrentar o sistema.”

Valdete

04 de janeiro, 2023 | 13:19

“Fico triste ao ler que uma faculdade agiu assim, falta de profissionalismo total”

Jackson

04 de janeiro, 2023 | 13:05

“E ai, falso testemunho da prisão, mas pq será que as pessoas que acusam sem provas nunca são punidas por isso? deve ser pq a pena é alta, e tem de ter "peninha" do povo que acusa ne?”

Marley

04 de janeiro, 2023 | 13:01

“O Marcelo Costa G. disse tudo .
Uma mentira de uma mulher , vale mais que mil verdades perante essa tal lei , justiça .
Hoje tudo tá virado .”

Anderson

04 de janeiro, 2023 | 11:15

“Se a mulher acusou, tá acusado, sempre o homem vai tá errado”

Marcelo Costa G.

04 de janeiro, 2023 | 10:14

“A mentira de uma mulher hoje vale mais do que mil verdades de um homem. Se for menor de idade então é melhor o cara se matar de uma vez, por que a mentira de uma "di menor" vai matar esse homem de todas as formas possíveis. Esse rapaz aí da reportagem foi muito forte e, se não deve nada, pois provou isso, vai sair fortalecido dessa.”

Envie seu Comentário