Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de janeiro, de 2023 | 13:39

Soldado PM orienta família, em ligação no 190, e salva a vida de idosa em Ipatinga

Divulgação Polícia Militar
Soldado Diego passou orientações via 190 que salvaram a vida da idosa de 94 anosSoldado Diego passou orientações via 190 que salvaram a vida da idosa de 94 anos
Por pouco, um almoço de Natal não se transformou em tragédia familiar no bairro Esperança, em Ipatinga. Uma idosa de 94 anos, que engasgou com a comida, foi salva por um policial militar. O soldado Diego, que se encontrava no atendimento de emergência no 190, na Central de Operações Policiais Militares (Copom), deu orientações para que o neto conseguisse salvar a vida da avó.

O fato aconteceu dia 25 de dezembro, domingo, quando o soldado Diego trabalhava no Copom do 14º Batalhão, mas somente divulgado nesta quarta-feira (4/1). Ele recebeu uma ligação de uma mulher, moradora do bairro Esperança, em Ipatinga, relatando que a dona Onofra Maria, de 94 anos, estava engasgada e com dificuldades para respirar.

De imediato, enquanto acionava o Corpo de Bombeiros, o soldado decidiu orientar a solicitante a realizar a manobra de Heimlich. O procedimento é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Na realização da manobra, o socorrista se posiciona por trás e utiliza as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Passadas as orientações, a solicitante deu início à manobra, quando o neto de Onofra assumiu o telefone, ficando responsável por transmitir as orientações, além de manter o militar informado sobre o resultado do procedimento.

Enquanto o tempo transcorria, Diego ainda orientou os familiares que pedissem para a vítima tossir e ela conseguiu, mesmo diante de muita dificuldade. Com a resposta positiva do procedimento, o militar continuou as orientações para que repetissem a manobra e, para o alívio da família e do soldado, dona Onofra estava com as vias áreas desobstruídas.

Após o fato, o militar retornou o contato para a solicitante, a fim de verificar o estado de saúde da idosa, quando recebeu a informação de que ela estava bem. Na oportunidade, segundo a assessoria do 14º Batalhão, os familiares agradeceram e ficaram muito satisfeitos com o profissionalismo do militar, além de estarem sensibilizados com a ação da Polícia Militar na intervenção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edson Geraldo de Moura

05 de janeiro, 2023 | 10:40

“Parabéns guerreiro pela sua atuação isso enobrece a nossa gloriosa pmmg..saudações..sgt moura..santo Hipólito”

Paulo Marcio de Oliveira Barros

04 de janeiro, 2023 | 22:58

“Parabéns pelo profissionalismo, amor ao próximo e humanidade. Diante de tantas notícias sinistras e desastrosas nos atuais dias, ficamos felizes e agradecidos a Deus por ainda existirem pessoas como este digno policial e SER HUMANO EXEMPLAR. Motivo de orgulho para todos nós Mineiros, a nossa honrosa POLIÍCIA MILITAR e, aqui incluo também os guerreiros e exemplares BOMBEIROS MILITARES. A vida e paz social tuteladas diuturnamente por esses heróis.”

Bueno

04 de janeiro, 2023 | 16:08

“Parabéns à Polícia Militar de Minas Gerais.
Parabéns ao nobre guerreiro, Sd Diego, que com maestria profissional obteve êxito em ajudar a cidadã.
PMMG referência em bons serviços prestados.”

Envie seu Comentário