05 de janeiro, de 2023 | 13:00

Opinião: Uso da IA cresce e se firma como o futuro das empresas

Maria Cristina Diez *

A inteligência artificial (IA) tornou-se mais que um termo para designar as tecnologias que utilizam de sistemas de aprendizagem. No mundo dos negócios, ela se tornou também um aliado essencial, capaz de promover grandes revoluções nos modelos de gestão e na produtividade. E se a humanidade hoje caminha numa esteira de inovações que surgem quase que diariamente, é porque a forma de enxergar o negócio foi reajustada por máquinas programadas para dar respostas assertivas, ainda que num ambiente predominantemente controlado por humanos.

Isso faz com que o leque de ofertas que hoje se oferecem ao universo corporativo se amplie cada vez mais, seja com a finalidade de oferecer soluções tecnológicas para aprimorar alguns setores da empresa, seja para identificar pontos falhos e positivos, e dar novos ordenamentos aos processos internos e externos. E são esses benefícios, simplesmente vitais para o futuro das companhias, que vêm atraindo cada vez mais a atenção – e consequentemente investimentos – dos empreendedores.

Há inúmeras estatísticas que mostram a intensidade com que as empresas vêm se apropriando de ferramentas tecnológicas, evidenciando já há muitos anos uma tendência global irreversível. Há uma proliferação de máquinas e softwares incorporados aos negócios, e essa é a realidade também em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. De acordo com um estudo global realizado pela gigante IBM, 41% das empresas brasileiras já dispõem de algum recurso de inteligência artificial em seus processos. Definitivamente, não estamos atrasados em relação ao resto do mundo.

“A tecnologia da informação deixou de
ser um artigo de luxo e passou a ser um
suporte essencial ao universo empresarial”


A mesma pesquisa revela que 73% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) que exploram a IA no Brasil viram seus negócios se intensificarem nos últimos dois anos. Outro levantamento, conduzido também pela IBM, conclui que o aquecimento do setor se deve, na perspectiva das próprias empresas, aos desafios gerados pela pandemia e aos benefícios que a inteligência artificial pode proporcionar. Em outras palavras, o machine learning é visto como um mecanismo que representa o caminho para o futuro de muitos negócios.

São essas motivações que têm estimulado as empresas. Os resultados, para os clientes, fornecedores e colaboradores, também são vistos a olho nu. Se hoje existe confiabilidade no acesso à conta bancária por um aplicativo de celular, por exemplo, ou se o consumidor realiza compras pela internet com risco baixíssimo de ter o cartão de crédito clonado na plataforma do e-commerce, é porque há tecnologias inseridas ao processo que garantem proteção e eficiência.

De igual maneira, as máquinas a serviço do negócio criam barreiras de proteção quase impossíveis de se violar, para inibir as ações de fraudadores nas relações comerciais do ambiente online ou mesmo no universo físico.

Dispomos hoje de muitos recursos associados de maneira tão natural a esses procedimentos que acabam passando despercebidos, mas que fazem toda a diferença nas relações que são a essência das empresas e que simplesmente viabilizam a existência de tudo o que conhecemos hoje em termos de navegação pelo universo digital. Uma vez que exigimos níveis cada vez mais elevados de segurança aliada ao conforto no uso desses recursos, é possível quase que mensurar o tamanho da necessidade que estamos tomando pelas máquinas programadas para melhorar a atuação das empresas, qualquer que seja o setor.

A tecnologia da informação deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um suporte essencial ao universo empresarial, e quem não compreender isso rapidamente será engolido pelo mercado e pelos novos modelos de negócios que vêm sendo rapidamente implementados. No mundo contemporâneo, as diferentes fontes de inteligência são o motor de qualquer empreendimento.

* Engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies - [email protected] most.com.br

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário