05 de janeiro, de 2023 | 15:33

Timóteo divulga data do primeiro levantamento de infestação do mosquito da dengue de 2023

Divulgação
Para realizar o trabalho, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberam novos kitsPara realizar o trabalho, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberam novos kits

Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro será realizado o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) do ano em Timóteo. Para que os Agentes de Combate às Endemias (ACE) façam esse trabalho, eles receberam novos kits, informou a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida.

O objetivo do LIRA’a é levantar como está o nível de infestação do mosquito causador da dengue, zica e chikungunya nas regiões da cidade. O secretário de Saúde, Eduardo Morais, chamou a atenção para o tamanho do desafio a ser enfrentado durante o período chuvoso. “Precisamos garantir que a cidade tenha sucesso na redução dos índices epidemiológicos causados pelas arboviroses. O trabalho dos agentes de endemias é essencial para a qualidade de vida da população e, por isso, precisamos construir um cenário satisfatório do ponto de vista sanitário”.

O secretário ainda lembrou do Boletim Epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, que aponta que o Brasil bateu recorde em mortes por dengue em 2022, com 951 óbitos e 114 em investigação, no ano anterior foram 246. A doença viral, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, é proliferada em focos de água parada.

LIRA’a 2023
De acordo com Ana Amélia Camilo Soares, gerente de Vigilância em Saúde, o sucesso da campanha depende diretamente da colaboração da população. “Na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19, realizaremos o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti do ano de 2023. Atualmente o município conta com 45 ACEs, para o trabalho em campo. Continuamos tendo problemas de recusas para entrar em alguns imóveis e como diz a campanha: ‘enquanto você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno’”.

Ela também chama atenção para a importância de o morador assumir a atitude de fazer a vistoria diária de sua casa para eliminar focos do mosquito transmissor das arboviroses.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio Moreira

06 de janeiro, 2023 | 07:19

“E infestação de caramujos africanos, quando vão tomar uma providência?Não adianta ,os moradores fazerem sua parte , se a prefeitura permanecer omissa na parte que lhe compete .”

Envie seu Comentário