Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de janeiro, de 2023 | 18:00

Folias de Reis encerram o Natal da Mineiridade

FCS/Divulgação
Programação gratuita valoriza manifestações da cultura popular na capital e em várias regiõesProgramação gratuita valoriza manifestações da cultura popular na capital e em várias regiões
Reconhecidas como patrimônio imaterial de Minas Gerais, as Folias de Minas - ou Folias de Reis - ocupam o Circuito Liberdade, nesta sexta-feira (6), com uma série de apresentações, a partir das 18h, na capital mineira, assim como acontece em várias regiões do Estado.

O evento, repleto de cores, música, dança e a tradição das Folias de Minas marca o encerramento do Natal da Mineiridade e da iluminação da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e também em cidades mineiras, como ocorre tradicionalmente no Dia de Reis (6/1).

No Circuito Liberdade, a fachada do prédio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) traz Maurício Tizumba, que recebe a Folia de São Sebastião, de Vespasiano, a Caravana de Santos Reis, de Lagoa Santa, e a União de Amigos, de Belo Horizonte. No mesmo horário, no Palácio da Liberdade, se apresentam os grupos da cidade de Congonhas: Folia de Reis São José, Folia de Reis de Santa Quitéria, Folia do Menino Jesus do Alto Maranhão e Folia de Reis do Tijucal.

O evento ainda conta com a apresentação do Presépio Vivo, com o Grupo de Teatro Dez Pras Oito. Até agora, a programação do Natal da Mineiridade, iniciada em 2 de dezembro, movimentou público de 500 mil pessoas, conforme divulgação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

Iepha-MG/Divulgação
As Folias de Reis são registradas como patrimônio cultural de Minas desde 2017As Folias de Reis são registradas como patrimônio cultural de Minas desde 2017
Folias de Minas
As Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais, pelo Iepha-MG, em 6 de janeiro de 2017. Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais e religiosas com grupos que se estruturam a partir da devoção. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, personagens como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins.

Na capital e no interior, eles apresentam características regionais, se vestem com indumentárias que variam de grupo para grupo e, também, conduzem os cantos com violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. O principal elemento simbólico é a bandeira e a organização a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.

A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas em Minas Gerais e no Brasil. Ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, da identidade e da memória individual e coletiva dos mineiros.

Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo, informa o governo estadual.

As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural buscam promover o desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Atualmente, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, em Belo Horizonte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário