06 de janeiro, de 2023 | 15:12
Trecho da BR-458, em Ipaba, apresenta erosão e ameaça pista
Enviada por leitor
Uma empresa ainda será contratada para realizar o trabalho de reparo no local da pista
Uma empresa ainda será contratada para realizar o trabalho de reparo no local da pista
Devido à chuva intensa nos últimos dias, uma cratera localizada em um trecho da BR-458, em Ipaba, aumentou de tamanho e assusta os motoristas que passam pelo local. Esse problema na pista, próximo ao posto de combustível Beira Rio, já foi noticiado pelo Diário do Aço há cerca de um ano e, até o momento, não foi resolvido de forma definitiva.
Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta sexta-feira (6), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que está ciente da erosão existente no local. A sinalização de alerta já instalada será ampliada para maior segurança”, afirmou.
O Dnit também destacou que uma empresa será contratada para resolver o problema no trecho da BR-458. A autarquia está fazendo os levantamentos necessários para contratação de empresa que irá realizar o trabalho de reparo no local”, ressaltou.
Erosão
Em janeiro de 2022, o Diário do Aço noticiou o surgimento da erosão, que se formou no Km 133,2 da BR-458, estrada que liga o Vale do Aço à BR-116. Moradores vizinhos relataram que a cratera se formou no período chuvoso na segunda semana de janeiro, quando voltou a correr água em grande quantidade no córrego que existe no fundo de vale. Com a chuva, o nível de água do pequeno córrego subiu e carregou a terra que existia ao seu redor, fazendo com que a base da lateral da pista também cedesse.
A reportagem do Diário do Aço esteve no local da erosão na época, perto do posto Beira Rio, entre a entrada para a Lagoa Silvana e o trevo de acesso a Ipaba, e verificou que a cratera engoliu a margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga.
Outra erosão na BR-458
Conforme já noticiado, devido a uma erosão entre os Kms 113 e 114 da BR-458, em Iapu, o fluxo de veículos ocorre por meio de um desvio, até que a situação seja resolvida. A erosão no trecho teve início no dia 24 de novembro de 2022. O desvio está pavimentado e com sinalização vertical e horizontal para garantir a segurança dos usuários.
Cratera
A erosão vinha crescendo desde o começo do período chuvoso em novembro e passar pelo local estava arriscado. O problema ocorreu entre os Kms 113 e 114, nas proximidades da segunda entrada para a cidade de Bugre, na pista sentido a Ipatinga. Em 2018, esse mesmo trecho da BR-458 já havia apresentado problemas graves em função do desabamento do tubo de aço que canaliza um córrego.
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Paulão Cavalo
07 de janeiro, 2023 | 15:03DNIT fiscalizou lá, dá para aguentar mais 5 anos. Aqui é Brasil, só fazemos obras quando acontece catástrofe, uai.”
Silvio
07 de janeiro, 2023 | 06:26Esse órgão "público" não demonstra nenhum tipo de responsabilidade com a vida das pessoas que transitam nas estradas brasileiras, isso fica claramente demonstrado nesse período de um ano que se passou e nada de efetivo foi feito, apenas sinalização paleativas. Isso sim é abusar dos impostos pagos pelos contribuintes que sustentam parasitas. Até quando vidas inocentes serão ceifadas dioturnamente nas rodovias esburacadas desse rico pais??.”
Reinaldo Teixeira de Araújo
06 de janeiro, 2023 | 21:51Falta de aviso não é, só irão tomar providências depois que cair tudo,desde janeiro do ano passado esta sendo cobrado,esperam acontecer o pior para tomarem providências, pq não começaram a jogar entulho e escória no buraco pra segurar um pouco a terra.”
Bruno
06 de janeiro, 2023 | 21:04Isso é um verdadeiro absurdo , como foi dito na reportagen a quase um ano foi noticiado e ninguém fez nada ai agora quando está terminando de quebrar e interditando a pista é que vai pensar em o que fazer , esse é o famoso Brasil...?”
458
06 de janeiro, 2023 | 19:06E tem a pedra gigante que desmoronou no alto da serra da biquinha a mais de 01 ano e o desgoverno Bolsonaro não retirou e deixou a pista estreita.”