Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de janeiro, de 2023 | 06:00

Oficinas e montagem de novo espetáculo

Grupo Hibridus Dança realiza ações culturais com emendas impositivas de vereadores em Ipatinga

Fotos: Rodrigo Zeferino/Divulgação
A oficina de viola caipira é conduzida pelo violeiro Hyuri Luna: formação de novos talentosA oficina de viola caipira é conduzida pelo violeiro Hyuri Luna: formação de novos talentos
O grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, inicia as suas atividades em 2023, ainda em comemoração a seus 20 anos de trajetória, com a realização de oficinas, montagem de espetáculo e aquisição de bem material. A programação é realizada por meio de emendas impositivas, recebidas em 2022, com a indicação dos vereadores Cecília Ferramenta, Cida Lima, Ley do Trânsito e Nivaldo Roberto.

A emenda impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem destinar recursos do orçamento anual do município a determinadas obras, projetos ou instituições. O direcionamento dessas verbas se dá por meio de projetos de emendas de iniciativa dos vereadores na Lei Orçamentária Anual (LOA), e o Poder Executivo verifica a viabilidade da execução e é obrigado a cumprir o que foi determinado pelos parlamentares.

Com o patrocínio da Prefeitura de Ipatinga, o Hibridus Dança foi contemplado com esses recursos para promover atividades culturais diversas: oficina de viola caipira, com o violeiro Hyuri Luna, oficina de dança para terceira idade, com Luciano Botelho, montagem do novo espetáculo do grupo e aquisição de novo computador.

Viola caipira
A oficina de viola caipira, com a indicação de emenda pela vereadora Cecília Ferramenta, tem os objetivos de aperfeiçoar e agregar conhecimentos para os violeiros que já iniciaram o aprendizado no instrumento. A iniciativa é destinada ao violeiro que já sabe afinar a viola, conhece alguns acordes e até toca algumas músicas, mas ainda não domina técnicas mais avançadas e quer melhorar o seu “ponteio” na viola.

A oficina é realizada, em parceria com o Instituto Tradição & Saber, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h30, no Estúdio Hyuri Luna, que fica localizado na avenida Livramento, nº 30, bairro Veneza 2. Hyuri Luna é violeiro há mais de 10 anos, possui formação de licenciatura em Música e leciona viola caipira há sete anos. O músico faz parte da Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço desde sua criação, em 2012, e participou da maior orquestra de viola caipira do mundo, em 2017, que foi reconhecida pelo Guinness Book.

A oficina de dança para o público da terceira idade: ''um corpo fala através de suas ações''A oficina de dança para o público da terceira idade: ''um corpo fala através de suas ações''
Dança
A oficina, que tem como público alvo as pessoas da 3ª idade, “se propõe a utilizar da técnica de dança contemporânea para trazer ao corpo liberdade, movimentos e sensações, possibilitando se expressar e compartilhar esses sentimentos numa entrega que vai além da movimentação física. Um corpo que fala através de suas ações”, descreve a produção.

A oficina vai começar nesta segunda-feira (9) e será realizada sempre às segundas e quartas-feiras, de 14h as 16h, na Academia da Saúde do bairro Planalto, em Ipatinga. Essa iniciativa é promovida por meio de emenda impositiva indicada pelo vereador Nivaldo Roberto e conta com orientação psicológica acompanhada pela psicóloga Ana Cláudia Fernandes.

Luciano Botelho é artista do grupo Hibridus Dança, já ministrou aula de dança e preparação corporal nas unidades do CRAS em Ipatinga de 2018 a 2020. “Seus trabalhos de criação são pautados por questões que permeiam o corpo e o transformam de alguma forma. Pensa o corpo como dispositivo disponível e não pronto, um corpo que está em constante formação”, informa a produção.

Imersão artística
Outra ação, realizada com recursos de emenda impositiva indicada pela vereadora Cida Lima, trata da montagem do novo espetáculo de dança do grupo ipatinguense com a direção de Jorge Alencar e Neto Machado, de Salvador (BA). “A proposta visa um compartilhamento de ideias entre quatro artistas que se encontrarão numa imersão, durante o período de processo, que resultará na apresentação do espetáculo bem como num compartilhamento para a comunidade em forma de work in progress, oficina a ser definida no decorrer da imersão”, explica o grupo. A previsão de estreia é para o mês de maio deste ano.

Jorge Alencar e Neto Machado são artistas que criam com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Vermelho Melodrama” (melhor espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro 2019); “Pequena Coleção de Insignificâncias” (finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020 na categoria Infantil); “Pinta” (melhor longa-metragem no Rio Festival Gay de Cinema 2014); “Desastro” (peça infanto-juvenil participante do projeto Palco Giratório do Sesc 2018); “Biblioteca de Dança” (coreografia destacada pela Revista Antropositivo dentre os melhores trabalhos de 2017), dentre outros.

Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em contextos internacionais, em países como Sérvia, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Palestina. Companheiros de criação e vida, Jorge e Neto são integrantes da Dimenti Produções Culturais, produtora cultural e ambiente de criação em atividade desde 1998, em Salvador. Mais informações: (31) 98470-0975.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário