15 de janeiro, de 2023 | 09:19

Ipatinguense marca presença no “Breaking do Verão”, no Rio

Festival reúne atrações na modalidade de dança que vai se tornar olímpica em 2024

Fernando Souza/Divulgação
Festival terá batalhas e apresentações musicais com DJs referências da cena, além de oficinas e palestrasFestival terá batalhas e apresentações musicais com DJs referências da cena, além de oficinas e palestras
A cidade maravilhosa está se tornando, também, a capital nacional do breaking, estilo de dança esportiva que fará sua estreia como modalidade olímpica em Paris 2024 e traz boas promessas de medalhas para o Brasil. Marcado para o próximo fim de semana, de 19 (quinta-feira) a 22 (domingo) de janeiro, o “Breaking do Verão”, considerado o maior festival do país, vai ocupar dessa vez o Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A competição internacional contará com grandes atrações de todo o mundo, além de show gratuito com Kiaz, artista carioca com influências de R&B, trap e afrobeat, que já gravou com nomes como Anitta e L7nnon.

Um dos participantes do evento será o mineiro Wesley Luiz Costa Ribeiro, conhecido como B-boy Luizin, nascido em Governador Valadares e radicado em Ipatinga. O artista do Vale do Aço é presença certa na fase de eliminatória ao lado de 32 atletas, incluindo 12 internacionais, em busca do título de melhor b-boy e b-girl dessa segunda edição do festival.

B-boy Luizin é estudante de jornalismo, empreendedor na área da construção civil e comunicação, capoeirista e ativista da cultura hip-hop em Ipatinga e no Vale do Aço. Já percorreu várias cidades de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais palestrando, dançando, sendo jurado de competições importantes. Também, atuou com artistas brasileiros de renome nacional e internacional, como Dum Dum do Facção Central, Rodrigo Teaser, Crônica Mendes, Realidade Cruel, Marcos Mohai, Japão do Viela 17, DJ Caíque, que já foi o personagem macaco da TV Cruj no SBT, Dexter, MV Bill, entre outros artistas.

Fotos: Divulgação
B-boy Luizin atua em Ipatinga e vai participar do evento internacional no Rio de JaneiroB-boy Luizin atua em Ipatinga e vai participar do evento internacional no Rio de Janeiro
Há anos, o artista desenvolve trabalhos sociais voluntários e ajuda crianças e adolescentes nos bairros periféricos da cidade, sempre levando a dança urbana como forma de inclusão e educação. “Desde muito cedo, percebi que ajudar a fortalecer as melhorias nas comunidades é uma ação muito boa. Fazer o bem a quem precisa nos torna grandes como ser humano, lava a alma e o coração”, diz B-boy Luizin, que enxerga a cultura hip-hop como “forte instrumento de transformação social”.

Em sua trajetória, que agora inclui com muita expectativa a participação no Breaking do Verão, B-boy Luizin se orgulha de dividido performances na block party ao som do DJ Kool Herc, com a presença ilustre de sua irmã Cindy Campbell, no evento “Block’ Out Original Hip Hop”, em Ribeirão Preto (SP). “Ambos são responsáveis pelo marco, o pontapé inicial da cultura hip-hop no mundo”, explica. Ele também se apresentou com o DJ Erick Jay, o brasileiro que foi quatro vezes campeão na arte de discotecagem do mundo, além de ter dançado no X Encontro Paulista de Hip-Hop. Já participou da eliminatória da Red Bull BC One, que é o maior campeonato de breaking 1 x 1 do mundo, além de competições nacionais, como o Duelo de Titãs, em São José do Rio Preto (SP). Mais informações nas mídias sociais de B-boy Luizin ou pelo telefone (31) 98873-8250.

Várias atrações
Com o dobro de dias em relação à última edição, o Breaking do Verão contará com atletas convidados, além dos inscritos nas eliminatórias na competição que acontecerão nos dias 19 e 20 de janeiro. O evento tem curadoria técnica de Pelezinho, b-boy que cresceu em São José do Rio Preto e que se tornou o responsável por colocar o Brasil no mapa mundial do breaking.

Ao todo são 32 atletas em busca do título de melhor b-boy e melhor b-girl da 2º edição do Breaking do Verão. Destes, 12 são atletas internacionais, como o americano Victor, campeão do Red Bull BC One Word Final e representante da seleção americana de breaking e do Red Bull BC One All Stars, o cazaquistanês Amir, campeão do Red Bull BC One World Final 2021, a alemã Jilou, atual campeã do BDV e representante da seleção alemã de breaking, a americana Logistx, campeã mundial e representante do Underground Flow, do BreakinMIA e do Red Bull BC One All Stars, e a japonesa Ami, campeã do Red Bull Bc One World Final 2018 e atual campeã do World Breaking Championship Korea.

Entre os competidores nacionais, o evento traz nomes como o paraense Leony, atual campeão do BDV, e o paulista Luan San, atual campeão do CNDD Breaking Sport e representante do Time Petrobras. Como representantes da ala feminina, estarão a paulista Toquinha, atual campeã do CNDD Breaking Sport e representante do Time Petrobras, a brasiliense Maia, atual campeã do Red Bull BC One Brasil, e outras novidades.

Divulgação
O paulista Luan San é atual campeão do CNDD Breaking SportO paulista Luan San é atual campeão do CNDD Breaking Sport
Além das batalhas, conhecidas como cyphers, que terão as carrapetas comandadas pelos DJs Def Brks e MF, o evento promoverá apresentações musicais com a presença do cantor Kiaz, o MC Badin, os DJs Thai, Thamy e RV (da festa Errejota), Laís Conti, Feijão e Bruno X. A programação inclui um bate-papo com o CNDD Breaking - Departamento de Breaking do Conselho Nacional de Dança Desportiva - sobre as Olimpíadas 2024 e um workshop com o b-boy argelino-francês Lilou, membro do Red Bull BC One All Stars.

Modalidade olímpica
“A segunda edição do Breaking do Verão chega ainda mais forte para dar mais visibilidade a essa nova modalidade olímpica. Estamos trazendo os melhores b-boys e b-girls do mundo que estão se destacando em competições internacionais. Além dos convidados, abrimos vagas para quem quiser participar, se tornando um evento mais democrático. Acreditamos que essa competição irá fazer com que as pessoas conheçam mais a fundo a cultura e o que está por trás dessa dança desportiva. O breaking é uma ferramenta de transformação fortíssima e queremos trazer esse olhar para as pessoas” afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

Estilo de dança de rua, que se popularizou nos anos 70 no Bronx, em Nova York, o breaking é um dos elementos que compõem a chamada “cultura hip-hop”. É cultura e uma filosofia de vida. Assim como o skate e surf, o breaking possui seu próprio ‘life style’. “A nova modalidade olímpica tem sua própria música, arte e dança”, resume a produção.

O Breaking do Verão será transmitido ao vivo no Sportv, no dia 21 (sábado), e na TV Globo, no dia 22 de janeiro (domingo). O evento é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Petrobras, patrocínio de Cheetos® e Redley e apoio da Red Bull, Sprite e Dorflex.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário