Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de janeiro, de 2023 | 16:42

Previdência Usiminas promove palestra em Ipatinga em função do Dia Nacional do Aposentado

Palestra é voltada para os aposentados e pensionistas da Previdência Usiminas e faz parte das ações Programa de Educação Previdenciária e Financeira – Futurar

Divulgação
O diretor presidente da Previdência Usiminas, Roberto Maia, fará explanações sobre o patrimônio e esclarecimentos quanto à destinação de saldo financeiro do Plano PB1O diretor presidente da Previdência Usiminas, Roberto Maia, fará explanações sobre o patrimônio e esclarecimentos quanto à destinação de saldo financeiro do Plano PB1

Temas como investimentos, rentabilidade, pagamento de benefícios e muito mais serão abordados durante a palestra que será promovida pela Previdência Usiminas em Ipatinga, no dia 3 de fevereiro. Com o nome de “Seu benefício em foco”, a palestra será realizada para os aposentados e pensionistas da Previdência Usiminas. O gerente de benefícios, Wagner Moura, o gerente de investimentos, Marco Túlio Cardoso, e a atuária Taciana Almeida irão conduzir o evento, que será realizado em razão do Dia Nacional do Aposentado, celebrado em 24 de janeiro.

Neste ano, o Dia do Aposentado completa 100 anos de história. A data nasceu junto à assinatura da primeira lei destinada à Previdência Social, a Lei Eloy Chaves. Vale observar que a Previdência Social contribuiu significativamente para a criação das previdências complementares no país, que surgiram na década de 70. O objetivo da criação da previdência complementar não foi o de substituir a Previdência Social e sim de complementá-la, numa relação mútua, como é o caso da Previdência Usiminas.

Educação previdenciária e financeira é fundamental
A palestra “Seu benefício em foco”, que será realizada no Clube dos Pioneiros da AAPI, é uma forma de contribuir para que os aposentados e pensionistas da Previdência Usiminas tenham mais conhecimento sobre os seus planos de benefícios e assuntos do universo previdenciário e financeiro.

Se planejar é fundamental para manter um padrão de vida na aposentadoria similar ao período da vida laboral. Nesse sentido, vale destacar que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando. Na década de 40, a expectativa de vida era de 45 anos. Dados mais recentes do IBGE mostram que a expectativa de vida atual é de 77 anos – ou seja, 32 anos a mais.

No entanto, muitos não estão preparados financeiramente para a longevidade. Para se ter uma ideia, apenas 3% dos aposentados possuem previdência complementar no país, conforme aponta a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha. Além disso, no país existem aproximadamente 5,4 milhões de empresas, porém apenas 3.500 empresas oferecem plano de previdência complementar aos seus colaboradores, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.

Dessa forma, no Brasil, é um grande privilégio poder participar de um plano de previdência complementar fechada, para que, assim, a renda não fique limitada apenas ao benefício pago pelo INSS. Esse é o caso dos colaboradores das empresas Usiminas que, ao aderirem ao plano ofertado da Previdência Usiminas, poderão ter uma aposentadoria mais tranquila e segura financeiramente no futuro.

Programa Futurar
Para ajudar a mudar a realidade vivenciada no Brasil, em que poucos têm acesso a informações sobre previdência complementar, investimentos e mercado financeiro, é que a Previdência Usiminas lançou o Programa Futurar. Além de palestras para os participantes, aposentados e pensionistas da Entidade, o Futurar possui iniciativas voltadas para toda a sociedade.

Entre elas, está o blog do Futurar, que disponibiliza diversos conteúdos (notícias, artigos, cartilhas, vídeos, palestras) para ajudar a população a entender mais sobre o universo previdenciário e financeiro.
Assim, por meio de ações como essas de educação previdenciária e financeira, o objetivo é contribuir para que esta geração e as próximas tomem decisões mais assertivas e conscientes, sabendo que é possível se programar desde hoje para ter uma vida financeira mais saudável, segura e tranquila no futuro.

Agende-se para a palestra “Seu benefício em foco”
Caso você seja aposentado ou pensionista da Previdência Usiminas, clique aqui para se inscrever no evento “Seu benefício em foco”.

Data: 3/2/2023 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Clube dos Pioneiros da AAPI – Rua Borba Gato, 215, Bom Retiro - Ipatinga (MG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário