17 de janeiro, de 2023 | 20:50

Jurídico do Ipatinga trabalha para estreia, afirma Nicanor Pires

Bruna Lage
Apresentação ocorreu na noite desta terça-feiraApresentação ocorreu na noite desta terça-feira

O Ipatinga Futebol Clube apresentou seu elenco e uniformes na noite desta terça-feira (17). Em evento ocorrido no hotel San Diego, no bairro Horto, o presidente do Tigre, Nicanor Pires, afirmou que um trabalho jurídico tem sido realizado para que o time entre em campo. A estreia do clube ipatinguense está marcada para o próximo domingo (22), contra o Villa Nova, fora de casa.

Antes do desfile dos uniformes, Nicanor tranquilizou a todos presentes e falou sobre o que está sendo feito em relação ao imbróglio judicial. “Sabemos da preocupação de todos e quero tranquiliza-los. Nosso departamento jurídico está agindo para estarmos em campo”, resumiu.

Posteriormente, em entrevista à imprensa disse que a preparação para o Mineiro está firme e a todo vapor. “Estamos trabalhando desde o dia 12 de dezembro, hoje é um momento especial de apresentar o nosso uniforme e elenco, esperamos que seja uma temporada muito boa. Os olhos do futebol mineiro estão voltados novamente para nossa cidade e tenho certeza que iremos fazer uma grande campanha e conquistar os nossos objetivos”, anseia.

Sobre a questão jurídica o presidente preferiu não comentar. “Até por orientação do nosso advogado e vamos deixar que somente ele fale. Só vamos manifestar no processo, mas o que tenho o dizer é que o Ipatinga venceu nas duas instâncias, e tecnicamente falando, não tem o que temer. Seguimos focados visando a nossa estreia e continuaremos dessa forma”, pontua.



Villa Nova x Ipatinga
Ainda na noite de terça-feira, o Villa Nova comunicou em suas mídias sociais que ainda não havia recebido nenhum ofício sobre a posição do STJD e que, assim, a programação para a partida de domingo seria mantida.

Porém, na quarta-feira (18), a FMF divulgou ofício confirmando a suspensão do jogo, que deverá ser adiado e “oportunamente calendarizado, valendo a presente decisão, até o trânsito em julgado do Acórdão já prolatado pelo TJD/MG nos autos no processo nº 329/222; ou, se for o caso, até apreciação de requerimento de efeito suspensivo formulado em Recurso Voluntário eventualmente manifestado naqueles autos, o que ocorrer primeiro”, diz o documento.

Imbróglio
Conforme divulgado pela Rádio Itatiaia nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reiterou em parte a decisão de suspensão do Campeonato Mineiro, liberou o início da competição, mas manteve a paralisação dos jogos do Ipatinga. "A Itatiaia recebeu a decisão assinada pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, que autorizou o início do Estadual, mas com a manutenção apenas da suspensão dos jogos do time do Vale do Aço", publicou.

Anteriormente, em sessão extraordinária de julgamento para tratar do imbróglio entre Ipatinga e Betim, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) decidiu, na noite de segunda-feira, que o Ipatinga mantém seu lugar na elite do Campeonato Mineiro, rejeitando assim o pleito do Betim, que alegava que o time quadricolor cometeu irregularidades no Módulo B passado. Por unanimidade, os magistrados absolveram o Ipatinga no artigo que punia o clube desportivamente, com a suspensão e perda de pontos.

Embora tivesse absolvido o clube, o tribunal suspendeu o presidente Nicanor Pires por um ano e meio, além de multa de R$ 10 mil, devido irregularidades na inscrição de atletas que disputaram o Módulo B pelo Tigre ano passado. Já o Ipatinga foi multado em R$ 20 mil. O imbróglio entre Ipatinga e Betim chegou a comprometer a realização do Estadual, que foi suspenso liminarmente na última sexta-feira (13), após uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em favor do Betim.

O técnico do Tigre, Waguinho Dias, afirmou que as questões externas não podem impactar o elenco. “Não podemos deixar, temos um planejamento que está sendo cumprido à risca, tanto na parte física, técnica e tática. Os atletas têm de ficar fora disso, temos de trabalhar. Os trâmites jurídicos têm de ocorrer e temos e estar preparados. Claro que é preocupante, mas vamos continuar trabalhando, estamos tranquilos, confiamos na presidência”, afirma.

Relevância

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, lembrou da disponibilidade e compromisso do governo municipal em relação ao clube. “Desde que assumirmos sempre mantivemos o gabinete à disposição. Naquilo que for possível para a prefeitura municipal auxiliar o Ipatinga, estaremos 100% a disposição, no que tivermos caminho legal, o Ipatinga contará com 100% da colaboração do governo. Queremos ver esse time deslanchar ainda mais. Isso é bom para o clube e para a cidade”, assegura o prefeito.

Para o Gustavo, o Ipatinga na elite do Mineiro traz de volta o sentimento de pertencimento da cidade para com o clube. “Era muito bom quando o clube disputava o campeonato Brasileiro, por exemplo, quando tínhamos diversos jogos, isso movimentava a cidade e forma positiva, é progresso e leva o nome da cidade para todos os cantos”, salienta.

Sobre o estádio Ipatingão, o prefeito informou que “dentro de um caminho jurídico legal, a administração municipal está fazendo os ajustes para que estejamos aptos a receber os jogos, o que será uma grande atração em 2023”, vislumbra.

Elenco apresentado
Goleiros
Roger Kath
Gabriel
Marlon
Guilherme

Zagueiros
Mailson
Paulo Fales
Jean Lima

Laterais-esquerdos
Bruno Santos
Pedrinho

Lateral-direito
Carlos Daniel

Volantes
Giovane de Jesus
Diego Gomes
Netinho

Meias
Ariaudo
Matheus Índio
Luquinha
Luanderson
Gil Paraíba
Chiquinho
David José

Atacantes
Alysson Mota
Vinícius Ferreira
Alan Barros
Danilo Mariotto
Wesley
Rafael Grampola
Márcio Junior
Leandro

Já publicado:
Decisão do TJD-MG mantém Ipatinga no Módulo A do Campeonato Mineiro





MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose do Carmo Torres da Silva

18 de janeiro, 2023 | 12:50

“Como se faz para entrar na Diretoria do Ipatinga? Esse negócio é rentável.”

Jga

18 de janeiro, 2023 | 10:25

“? o Ipatinga mais uma vez pagando pela irresponsabilidade de suá diretoria.”

Envie seu Comentário