CADERNO IPATINGA 2024

19 de janeiro, de 2023 | 09:35

Atos antidemocráticos: presos de Ipatinga e Coronel Fabriciano ainda aguardam definição da justiça

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A previsão é de que a análise sobre todas as prisões deva ser concluída até sexta-feira A previsão é de que a análise sobre todas as prisões deva ser concluída até sexta-feira

O médico Ézio Guilherme da Silva, de Coronel Fabriciano e Ana Paula N. Rodrigues, de Ipatinga, presos em flagrante nos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, no dia 8, ainda não tiveram sua situação definida e permaneciam presos até o fechamento desta edição. Até a terça-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia determinado a conversão em preventiva (sem prazo definido) de 140 prisões em flagrante realizadas durante as invasões aos prédios do Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Diário do Aço teve acesso ao processo de Ana Paula. A audiência de custódio ocorreu dia 16 e não houve decisão quanto a liberdade ou conversão da prisão em preventiva. A advogada de Ana fez uma manifestação de que havia ultrapassado o prazo de 24 horas da audiência, mas a mulher de Ipatinga não havia sido solta até o momento e permanecia na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

O processo de Ézio está sob segredo de justiça, mas o nome do médico, que é de Coronel Fabriciano, ainda constava como preso no Complexo Penitenciário da Papuda até a tarde desta quarta-feira.

Sigilo
As decisões sobre as prisões em decorrência do 8 de janeiro estão sendo publicadas em processo sigiloso no STF, e o inteiro teor delas não foi divulgado. Os nomes dos detidos, contudo, podem ser verificados no andamento processual do caso, à medida em que as decisões são publicadas. No caso de Ézio, seu nome não consta dentre as decisões divulgadas na página do Supremo, o que indica não haver movimentação sobre uma possível conversão da prisão para preventiva. Também não há nada sobre o nome de Ana nesse sentido.

Ao todo, 200 decisões já foram proferidas por Moraes, que liberou outras 60 pessoas, substituindo as prisões em flagrante por outras medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, apresentação semanal ao juízo e proibição de se ausentar do país, com o cancelamento dos respectivos passaportes emitidos no Brasil, ou de se ausentar da comarca onde reside.

Em todos os casos, portes de arma de qualquer tipo em nome de investigados ficam suspensos, bem como qualquer autorização de compra de armas por colecionadores ou caçadores. Os envolvidos também ficam proibidos de conversarem entre si e de utilizar as mídias sociais.

Flagrante x preventiva
Um advogado consultado pelo Diário do Aço explicou que as prisões foram realizadas em flagrante. Todos os autores foram encontrados no ato ou logo em seguida com instrumentos e em circunstâncias que poderiam indicar a prática dos crimes.

Ao realizar essa prisão, o delegado manifesta-se pela prisão preventiva como garantia da ordem pública, a ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.

“A prisão preventiva é uma espécie de prisão provisória. Significa que não houve julgamento da demanda em si, mas uma decisão que relaciona a existência dos requisitos listados acima e a necessidade de retirar o indivíduo do convívio social. Entre o flagrante e a conversão da preventiva, podemos dizer formalmente que o sujeito é flagranteado ou comumente está preso provisoriamente”, resume.

PGR
Na segunda-feira (16), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal um pacote de denúncias contra 39 pessoas envolvidas em atos de depredação e vandalismo contra prédios públicos em Brasília.

Os denunciados devem responder pelos crimes de associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado.

Em princípio, segundo a PGR, não houve imputação para terrorismo (art. 2, da Lei 13.260/2016) porque, para configurar o crime, a lei exige que os atos sejam praticados “por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião”, o que não foi possível comprovar até o momento. Não há, no entanto, impedimentos para que esse e outros crimes sejam imputados aos denunciados, caso surja comprovação das respectivas práticas.

De acordo com o STF, a previsão é de que a análise sobre todas as prisões deva ser concluída até sexta-feira (20). Entre os motivos para manter algumas pessoas presas, Moraes apontou haver evidências sobre o cometimento de atos terroristas, inclusive preparatórios, e outros crimes previstos no Código Penal, como tentar abolir o Estado Democrático de Direito mediante violência, associação criminosa, tentativa de golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Veja também:
PGR denuncia 39 investigados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro
Polícia Federal prende mais um participante de atos antidemocráticos
Duas pessoas de Ipatinga foram presas por atos antidemocráticos em Brasília
PGR pede inclusão de Bolsonaro em inquérito sobre atos antidemocráticos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosa

23 de janeiro, 2023 | 23:10

“Pois é...as pessoas que ficavam no horto sumiram. Rapidinhoooo. Tiraram perfis do Facebook creio q com medo de repressão. Saiam da Usina , botavam camisa e bandeira e vazavam p lá...Cadê vocês? Medo de que Bolsonaristas? Kkkkk”

Jose

23 de janeiro, 2023 | 20:51

“Estou sentido falta daquela mulher todos dia a noite igual um poste na br ali no horto em ipatinga com bandeira kkkk se lascou kkkk”

Abroba

20 de janeiro, 2023 | 08:33

“O Bozo vai mandar Advogados pra eles kkkk
.”

Sr.sincero

20 de janeiro, 2023 | 07:31

“Enquanto a mídia está dando excessiva notoriedade a esses atos....o FERRO tá entrando impiedosamente na população. Aumento nos impostos, inchaço na máquina pública. Picanha, aumento real para aposentados e trabalhadores comuns e bolsa de 600 mais 150 não vai rolar, ficou só no papo de campanha....Enquanto SUPOSTOS terroristas são presos O FERRO ESTA ENTRANDO!!!! Batemos Palmas!!!!”

Oliveira

20 de janeiro, 2023 | 06:33

“Meu caro Viewer, você leu estas palavras em algum livro de época medieval para afirmar isto. Não haverá enforcamento ou sangue escorrendo em mãos de ninguém. A punição será posta contra atos de vandalismo contra patrimônio público. Ou melhor, não viaja na maionese. Você vive no mundo da lua.”

Cobrador

20 de janeiro, 2023 | 04:25

“Parabéns as autoridades envolvidas no crime em Brasília no dia 8 que cada um que estava lá seja magistrado ou pessoa simples possa puxar uma cadeia e para que aprenda a não quebrar patrimônio pulblico que sirva de lição..parabéns as autoridades competentes por punir essa gente sem noção.”

T

19 de janeiro, 2023 | 21:34

“Cadeia para esses delinquentes e pouco”

Jander

19 de janeiro, 2023 | 15:01

“Se comprovados os crimes, ambos têm que pagar na cadeia. Isso é justiça! Se fossemos julgar com base na IDEOLOGIA dos próprios bolsomínions, "bandido bom é bandido..."”

Adir Ventura de Souza

19 de janeiro, 2023 | 14:43

“vai quebra mais bando de otariosssdd kkkkkkk”

Viewer

19 de janeiro, 2023 | 14:27

“Logo logo vocês vão pedir o enforcamento público dessas pessoas e o sangue delas estará em suas mãos.”

Paulo Soares

19 de janeiro, 2023 | 12:22

“Demorou todo terrorista tem pagar pela merda que fez, todos mais todos mesmo tem direito pleno de se manifestar agora destruir, ofender, faltar com respeito e caráter só tem um caminho pra ele cadeia.”

Envie seu Comentário