18 de janeiro, de 2023 | 21:24

Moraes mantém prisão de 354 investigados por atos antidemocráticos

André Richter – Repórter da Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro do STF colocou 220 investigados em liberdadeMinistro do STF colocou 220 investigados em liberdade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (18) manter a prisão preventiva de 354 acusados de participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O ministro também decidiu colocar 220 investigados em liberdade, mediante medidas cautelares.

Ao transformar a prisão temporária dos acusados em preventiva, por tempo indeterminado, o ministro entendeu que as prisões são necessárias para garantir a ordem pública e a efetividade das investigações.

Moraes considerou que os acusados tentaram impedir o funcionamento dos poderes constitucionais constituídos por meio de violência e grave ameaça.

Os investigados que serão soltos deverão colocar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de sair de suas cidades e de usar redes sociais. Além disso, eles terão os passaportes cancelados e
os documentos de posse de arma suspensos.

Após as prisões realizadas em 8 de janeiro, Alexandre de Moraes delegou as audiências de custódia para juízes federais e do Tribunal de Justiça do DF. As informações sobre os presos são centralizadas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e remetidas ao ministro, a quem cabe decidir sobre a manutenção das prisões.

Cerca de 1,4 mil pessoas foram presas após os atos. A análise das prisões pelo ministro vai até sexta-feira (20).

Veja também:
Acusado de planejar explodir bomba em Brasília se entrega à polícia
PGR denuncia 39 investigados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anti Mico

19 de janeiro, 2023 | 11:43

“Eu sei q tem muita gente do vale do aço que está com 0 na mão!!!! Já tem gente até indo em redes sociais falando que não compactua com atos anti democrático, mais esteve no local distribuindo carnes para os *caminhoneiros*.”

Betão

19 de janeiro, 2023 | 09:57

“Uai, o pseudo "caminhoneiro" nunca teve caminhão? Kkkkkkk
Esse povo vive uma realidade paralela tipo "O Fantástico Mundo de Bobo", Nárnia e etc... Kkkkk”

Zé Doido

19 de janeiro, 2023 | 09:07

“Tá fácil fácil pro GAECO de Ipatinga fazer uma faxina no Vale do Aço, colocando em cana os financiadores e incentivadores dos atos antidemocráticos, tem dono de construtora, de frigorífico, de madeireira, tem influencer digital, tem o tal do André Caminhoneiro (mas nunca teve caminhão e também o tal do Joel Souto, mas se peneirar, aparecerão muitos outros.

#CadeiaNosGolpístas
#DemocraciaSempre”

Lucas Mariano

18 de janeiro, 2023 | 23:32

“Boa noite a todos e gaeco vai prender o André Ferreira ou esperar o Xandão abrir envestigacao com eles por ser favorável a atos antidemocrático gaeco eu acredito em vocês a polícia de Ipatinga e um exemplo para o Brasil os financiadores das manifestações com Brasil #andreferreiranacadeia
Andre caminhoneiro sem caminhão na cadeia”

Envie seu Comentário