19 de janeiro, de 2023 | 14:11

Timóteo adota energia solar em escolas da rede municipal de ensino

Divulgação
As minis usinas instaladas em seis escolas vão fornecer energia para toda a rede municipal de educaçãoAs minis usinas instaladas em seis escolas vão fornecer energia para toda a rede municipal de educação

A utilização de energia renovável e sustentável será uma realidade neste ano nas escolas da rede municipal de ensino de Timóteo, com a instalação de minis usinas fotovoltaicas em seis unidades da rede pública. Conforme o governo, essa iniciativa vai garantir o fornecimento de energia elétrica para todas as demais unidades de ensino municipal.

O processo de instalação das placas solares teve início em dezembro de 2022 e já contemplou as Escolas Municipais Joaquim Ferreira de Souza, no bairro São José e Novo Tempo, no bairro homônimo. Também receberão as minis usinas as Escolas Municipais Limoeiro, no Limoeiro; Clarindo Carlos Miranda, no Macuco; João Bolinha, no distrito de Cachoeira do Vale; e Monteiro Lobato, no Primavera.

Com exceção da Escola do Macuco, cujas placas foram instaladas no telhado da própria unidade, pois trata-se de uma construção nova, as demais terão as placas fotovoltaicas na cobertura das quadras poliesportivas. Essa escolha ocorreu em função do tamanho da área útil do telhado e da incidência do sol, detalha o Executivo.

Investimento
O custo de implantação e funcionamento das minis usinas é da ordem de R$ 585 mil e a geração dessa energia renovável atenderá a demanda de todas as 18 escolas e das quatro Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). Ou seja, a geração de energia proporcionada pelas seis minis usinas servirão para toda a rede municipal de ensino. “Um dado importante é que essas instalações foram dimensionadas também para garantir a geração de energia para a climatização das salas de aula. O serviço está sendo executado pela empresa MultiLuz Solar, de Ipatinga”, detalhou o governo.

Importância
Entre as vantagens desse novo sistema está a economia de cerca de 90% de energia, além do efeito pedagógico junto aos alunos, professores e comunidade escolar. Ao verem na prática o funcionamento de um sistema de geração de energia limpa, eficaz e eficiente, os alunos perceberão que a sustentabilidade não é apenas possível como é financeiramente interessante.

Outro objetivo é usar as usinas de geração para ampliar a conscientização sobre o uso racional de energia e reforçar a importância da sustentabilidade em um momento de forte expansão do setor de energias renováveis e praticamente todos os países do mundo, inclusive o Brasil, aumentando a segurança energética e cumprindo com as metas ambientais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Reginaldo

19 de janeiro, 2023 | 21:41

“Quem sabe assim os alunos sejam beneficiados, pq na creche do Novo Tempo os ar condionados serve p enfeite pq ñ são ligados. E olha q o sol racha o dia todo nas salas de aulas.”

Roberto

19 de janeiro, 2023 | 19:30

“Com um valor desses investidos , espero que tenha mais vigilantes nestas escolas, pq o que vai ter de vagabundo querendo roubar umas placas dessas que vale milhares de Reais, onde tem até quadrinha para roubar essas coisas, se o pessoal rouba até fiação de luz, imagina isso? Pq só câmeras não adianta, pq o marginal enrola uma camisa na cabeça e pronto, não tem nem indentificalo , mas o investimento em energia solar é ótimo e em pouco tempo vem o retorno em economia!”

Envie seu Comentário