EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

19 de janeiro, de 2023 | 16:17

Moradores do distrito de Cava Grande voltam a sofrer com efeitos da chuva

Enviado pela defesa civil
Residências foram invadidas pela água durante a chuva da noite de quarta para quinta-feira  Residências foram invadidas pela água durante a chuva da noite de quarta para quinta-feira

Onze dias após sofrer com os estragos provocados pela chuva, moradores do distrito de Cava Grande, em Marliéria, voltaram a ver suas casas invadidas pela água e lama na madrugada de quinta-feira (19). Dessa vez, as ocorrências aconteceram apenas no distrito, diferentemente do dia 8, quando residências na sede também foram impactadas.

A diretora e coordenadora de Proteção e Defesa Civil de Marliéria, Natália Fraga, contextualiza que essa é a terceira vez, num período curto de tempo, que o município é impactado com esse tipo de situação. “A primeira vez foi no dia 16 de dezembro, quando foi decretada situação de emergência. No dia 7 de janeiro tivemos outro registro e a situação de emergência estadual. Agora, entre quarta e quinta-feira (19) choveu cerca de 150 milímetros”, informa. Em alguns locais, o nível da água subiu mais de um metro e meio, deixando a marca na parede das casas.

No dia 8, durante três horas de chuva, foram contabilizados 100 milímetros de água, 50 a menos que os da ocorrência atual. A chuva fez com que o volume do ribeirão Belém subisse e transbordasse. “Diversas ruas foram alagadas, água e lama entraram nas residências, muitos moradores perderam tudo de novo (móveis, bens e etc.). Alguns nem chegaram a recuperar, inclusive. A Defesa Civil do estado está dando todo suporte ao município, temos trabalhado para ajudar as famílias. O governo municipal está auxiliando todos que tiveram a casa afetada”, esclarece Natália.

Orientação
Enviado pela defesa civil
A Defesa Civil municipal registrou alagamentos em diversos pontos A Defesa Civil municipal registrou alagamentos em diversos pontos

Com a possibilidade de nova precipitação pluviométrica, a diretora orienta que a população fique atenta. “Se perceber que o nível da água está subindo, deixem o local e se dirijam a um ponto seguro. Se perceberem que pode ter um novo alagamento, paredes movimentando, rachaduras ou trincas, saiam. Por ora o nível do ribeirão está estável e não tivemos nenhuma ocorrência sobre estrutura abalada ou edificação com problemas, mas todo cuidado é pouco”, alerta.

Ela acrescenta que o contato com a lama deve ser evitado, para que possíveis doenças não sejam contraídas. “Caso tenha sintomas, dores, que procurem a unidade de saúde”, aconselha. Apesar de não terem sido registradas ocorrências em outros locais além de Cava Grande, a diretora avalia que todo o município deve ficar em alerta. “Na primeira chuva a parte mais afetada foi a zona rural, pedimos que os moradores fiquem atentos em estradas vicinais e rodovias, onde pode haver lama”, conclui.

Chuva incessante
Na primeira semana de janeiro o ribeirão Belém também recebeu volume excessivo de água e a cheia atingiu diversos imóveis, provocando a perda de bens materiais. Na sede houve registro de alagamento, quando a água entrou em diversos imóveis. Três famílias ficaram desalojas por causa de um desabamento parcial das residências provocado por um deslizamento de terra. No distrito de Cava Grande, uma família com três pessoas também precisou sair de casa. Nas estradas rurais houve registro de interdição, onde muitos trechos foram fechados.

Contato
Para eventuais ocorrências, o número da Defesa Civil de Marliéria é 99557-8532.

Veja também:
Moradores do distrito de Cava Grande, em Marliéria, contam prejuízos por causa da chuva
Chuva destrói passagem na estrada que liga o distrito de Conceição de Minas a Dionísio
Defesa Civil de MG contabiliza 16 óbitos em decorrência das chuvas
Governo adianta parcelas do Acordo do Piso Mineiro de Assistência Social para cidades atingidas pelas chuvas
Chega a 226 o número de municípios em situação de emergência pelas chuvas em Minas
Impactos da chuva: crescimento desordenado e verticalização descontrolada tendem a agravar problemas urbanos
Santana do Paraíso tem 15 famílias desalojadas após forte chuva
Jaguaraçu tem mais de 20 famílias desalojadas após chuva
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

19 de janeiro, 2023 | 16:35

“No dia que Cava Grande se libertar de Marliéria, tudo melhora. Aquela roça só atrasa a vida de Cava Grande.”

Envie seu Comentário