22 de janeiro, de 2023 | 09:31

Carnaval da Liberdade ganha cartaz em plataforma gratuita

Reprodução/Vai manter a tradição-JF
Programação inclui filmes e produções que abordam a temática do carnavalProgramação inclui filmes e produções que abordam a temática do carnaval
Samba no pé e na tela. O carnaval chega com uma programação especial na plataforma de streaming gratuita EMCplay. O serviço público de vídeo sob demanda preparou um catálogo especial dedicado à maior festa popular do país. Durante todo o mês de fevereiro, o público acompanha a Mostra Carnaval da Liberdade. São filmes, programas e conteúdos especiais da Rede Minas que colocam esse grande evento em destaque. A ação se soma às iniciativas do Carnaval da Liberdade, um programa do Governo de Minas, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

“O Carnaval da Liberdade foi criado para que o carnaval dos municípios mineiros e da capital possam se estruturar e se desenvolver, considerando a importância turística e cultural dessa festa. Minas Gerais se consolida como um destino de carnaval no país e, com essa iniciativa, poderá oferecer uma festa cada vez mais atrativa, alegre e organizada. A liberdade mora em Minas - e o Carnaval também, como diz o nosso lema. Em nosso estado podemos encontrar a diversidade dessa festa tão democrática, com blocos caricatos, ritmos e expressões artísticas”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Abuzza Filmes/Divulgação
O músico Wilson das Neves é retratado entre os grandes da música popularO músico Wilson das Neves é retratado entre os grandes da música popular
Destaques
Um dos destaques da mostra é o longa “O samba é meu dom”, do cineasta mineiro Cristiano Abud. Ele acompanhou o baterista, percussionista, cantor e compositor Wilson das Neves, de 2009 a 2012, em todo tipo de situação e local: da Sapucaí à sua casa, com o objetivo de contar a história de vida e obra, traçando a importância da sua influência na música brasileira. Dono de estilo próprio, Wilson das Neves (1936-2017) revelou-se, na carreira solo, como um sambista de classe, talvez o último dos grandes mestres do gênero. No filme, o artista divide as atenções do espectador com colegas ilustres como Aluisio Machado, Chico Buarque, Elza Soares e Paulo César Pinheiro.

O interior de Minas, também, está presente na Mostra Carnaval da Liberdade, da EMCplay, com o filme “Vai manter a tradição - O samba em Juiz de Fora”. Berço de consagrados sambistas, a cidade da Zona da Mata guarda, na história, o nome de grandes talentos da música e possui o samba como um de seus principais bens culturais. Buscando registrar essa influência, o documentário produzido pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um dos destaques da programação.

A seleção de conteúdos ainda conta com programas que abordam a história do carnaval em Minas, dos blocos caricatos e dos atuais blocos que fazem a alegria dos foliões em Belo Horizonte. Todo esse conteúdo está disponível durante o mês de fevereiro na plataforma de streaming pública gratuita EMCplay. O serviço gratuito de vídeos sob demanda é da Empresa Mineira de Comunicação, que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

A EMCplay é a plataforma pública de streaming que mostra a produção audiovisual mineira. Nessa vitrine gratuita, estão disponibilizados filmes, séries, shows e espetáculos. O serviço de vídeo sob demanda, também, oferece conteúdos especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store. Mais informações: redes sociais da Rede Minas, telefone (31) 3254-3000 e WhatsApp (31) 98272-6543.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário