EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de janeiro, de 2023 | 19:45

Ipatinguense preso pela Interpol no Panamá é transferido para segurança máxima e aguarda extradição para o Brasil

Álbum pessoal
Bruno Menezes tem 19 anos, há três anos morava nos EUA e nega que tenha atirado em outro brasileiroBruno Menezes tem 19 anos, há três anos morava nos EUA e nega que tenha atirado em outro brasileiro

Preso pela Interpol no Aeroporto Internacional do Panamá em 21 de dezembro, sob suspeita de latrocínio de um também brasileiro na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, Bruno Menezes de Freitas, de 19 anos, foi transferido, na semana que passou para um presídio de segurança máxima.
A esperança da família é que ele seja extraditado para cumprir a pena no Brasil, conforme noticiado pelo Diário Aço semana passada .

Os EUA pediram a sua extradição e, se isso ocorrer, lá o ipatinguense irá cumprir prisão perpétua sem direito a condicional. O jovem morava nos EUA havia três anos e foi detido quando fazia a conexão de um voo que partiu do México para o Brasil. O pedido de extradição já foi feito pela Justiça estadunidense às autoridades panamenhas, mas esbarra em um imbróglio jurídico internacional.

As circunstâncias do crime em que Bruno Menezes se envolveu são obscuras, mas o que se sabe é que, na companhia de outros dois brasileiros, ele foi assaltar um salão de cabeleireiro, de outro brasileiro, na noite de primeiro de outubro de 2022. Um dos assaltantes atirou no cabeleireiro.

Outro assaltante não gostou da situação e foi tomar a arma do comparsa. Nisso, um dos brasileiros que assaltava, identificado como Anderson Almeida, de 18 anos, acabou morto atingido por um tiro. O cabeleireiro Webert Matheus de 27 anos, também foi atingido e ficou paraplégico. Já o ipatinguense Bruno Menezes nega que tenha dado qualquer tiro. Anderson já tinha sido preso duas vezes por roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Perpétua
No estado da Pensilvânia, apesar de vigorar uma moratória às execuções capitais (pena de morte), o latrocínio (felony murder) é automaticamente considerado homicídio de segundo grau (second degree murder), e recebe pena automática de prisão perpétua.

A extradição de Bruno Menezes, do Panamá para os Estados Unidos, entretanto, esbarra no fato de a aplicação da pena de prisão perpétua a condenados extraditados ferir a Convenção Interamericana sobre Extradição da Organização dos Estados Americanos (OEA). O acordo prevê que a extradição não deve ser concedida quando o crime for punido no país requerente com a pena de morte ou de prisão perpétua.


Há ainda um tratado bilateral entre EUA e Panamá que veda a extradição de indivíduos sujeitos no país requerente a penas proibidas na nação de origem. Não existe prisão perpétua no Panamá e, caso o país decida atender ao pedido dos Estados Unidos, o ipatinguense será enviado de volta aos EUA para cumprir pena de no máximo 30 anos.

Advogados
No Brasil, a família contratou os advogados Ignácio de Barros e Bernardo Simões Coelho que atuam no sentido da extradição do ipatinguense para o Brasil, onde cumpriria a pena pela morte do compatriota em solo estrangeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sabonete

25 de janeiro, 2023 | 16:13

“Deixa la gente...!!....”

Malvadeza

23 de janeiro, 2023 | 10:26

“Brasil já tem bandidos de mais deixa esse cumprir a pena lá mesmo”

Welton

23 de janeiro, 2023 | 08:43

“que pague onde cometeu o crime .”

Tédio

22 de janeiro, 2023 | 22:16

“Eu queria ver se fosse ele q tivesse levado o tiro se a mãe e familiares dele, estaria pedindo extradição pro bandido. Cara tem 1mulher no meu trampo q ela conta q a polícia chegava na casa da irmã dela procurando pelo filho e mãe de cara falava; o quarto dele é aquele ali fica a vontade só ñ bagunça minha casa. Deixava o pau torá no lombo do muleke e pelo jeito valeu a pena pq o cara virou gnt , agora essas mãe q fica passando pano pra coisa errada de filho achando q tá protegendo mano, só tá é ajudando o moleque a a si afundar mais”

Deixa Essa Tranqueira nos Eua

22 de janeiro, 2023 | 17:29

“Que cumpra pena onde cometeu o crime.”

Samsunga12

22 de janeiro, 2023 | 15:20

“Essa foto ai com o bolo e enfeite do Corinthians já diz tudo. e uma torcida admirada por ladrões, a começar pelo atual presidente da na nação larapio da silva e seu comparsa Jose Dirceu. "NEM TODO CORINTIANO E LADRÃO, MAS TODO LADRÃO E CORINTIANO".”

Guto

22 de janeiro, 2023 | 12:52

“O crime ocorreu onde? Então é la mesmo que se deve pagar, a sociedade americana também clama por justiça, e la funciona.
Acho uma pena nao ter a execução. Ele ja possui um historico, Ja assumiu que nao matou mas participou, ou seja é um cidadão que nao tem como recuperar. Executa ou deixa apodrecer nos EUA. Quem defende é igual ou pior o marginal!”

Edson

22 de janeiro, 2023 | 11:46

“Extradição para o Brasil para quê??? Para ficar livre??? Deve pagar pelo crime onde cometeu. É um estímulo a impunidade que reina no Brasil!!!”

Oliveira

22 de janeiro, 2023 | 11:17

“Típico de pessoa de índole duvidosa: não queria matar ninguém. Tem foto melhor do que esta onde ele faz o gesto típico de uma arma. Os EUA devem manter a ordem recebendo este indivíduo. Está querendo se esconder no Brasil depois de aprontar em outro país? Deveria pensar em ser uma pessoa ilibada. Agora reclama o direito em seu benefício.”

Verdade Nua e Crua

22 de janeiro, 2023 | 10:50

“Os vagabundos estão todos indo para os estados unidos, isso justifica o porque Ipatinga está com índices melhores que os americanos. Kkkkkk”

Ronaldo Leite

22 de janeiro, 2023 | 09:06

“Tem que pagar a pena aqui”

O Cara

22 de janeiro, 2023 | 09:05

“Deixa ele por lá. Eua é encosto de vagabundos assassinos milicianos”

Jota

22 de janeiro, 2023 | 08:37

“Se vier para ao Brasil posso dizer que é um cara sortudo. É um faz de conta generalizado. kkkkk.......”

Filisminu Onofre

22 de janeiro, 2023 | 08:26

“Tanta gente queria ter uma oportunidade de estar lá para trabalhar e depois ter uma vida melhor aqui, e este idiota apronta uma dessa....a vida passa rápido é aqui fora, na perpétua deve demorar um "poquim" mais.”

Marcos Paulo

22 de janeiro, 2023 | 06:51

“Se vier pro Brasil,sairá em pouco tempo,que se cumpra a pena nos EUA.”

Leonardo

21 de janeiro, 2023 | 22:34

“Lugar de vagabundo é na cadeia, ainda bem que está nos EUA pq se vier para o Brasil pode até se candidatar e virar presidente”

Eu

21 de janeiro, 2023 | 21:35

“Pelo que estou sabendo está tendo muitos roubos praticados por brasileiros nos Estados Unidos.”

Roberto Faria Gonçalves

21 de janeiro, 2023 | 21:15

“Deixa ele lá no Estados Unidos!!!
Vai ficar sustentando mais um vagabundo aqui????”

Zé do Alface

21 de janeiro, 2023 | 21:01

“Bem Feito !
Tomara que tome uma cana para o resto da vida .
lá não é uma mãe igual ao Brasil .”

Marley

21 de janeiro, 2023 | 20:44

“Já sabe que no Brasil , nem preso vai ser . Por isso é que estam brigando para vir para o Brasil.
Lá é prisão mesmo .
Aqui , se ficar preso é uns dias ou anos . Depois tá solto e continuando a fazer a bagunças que já está acostumado a fazer .
É o Brasil .”

Anderson

21 de janeiro, 2023 | 20:25

“Que o as autoridades do Panamá mande ele de volta para os EUA, e não para o Brasil, e que se cumpra a pena lá”

Envie seu Comentário