23 de janeiro, de 2023 | 17:30

Estado oferece apoio para restauro de patrimônios vandalizados em Brasília

Faop/Divulgação
Experiência de longa data em restauração é destacada pela Secult em documento encaminhado ao governo federalExperiência de longa data em restauração é destacada pela Secult em documento encaminhado ao governo federal
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) colocou à disposição da pasta e dos Três Poderes do Estado Federal a experiência do Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha/MG) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) em atuar no tratamento e na restauração de acervos e patrimônio arquitetônico. O apoio foi oferecido por meio de um ofício à ministra da Cultura, Margareth Menezes, com o objetivo de recuperar as peças destruídas nos atos de vandalismo e tentativa de golpe ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília.

O documento foi encaminhado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que ressalta a possibilidade de Iepha-MG e Faop contribuírem para a recuperação das obras de arte, dos objetos e da arquitetura danificados após vandalismo ocorrido nos prédios dos Três Poderes. “Minas Gerais guarda mais de 60% do patrimônio histórico do país, portanto temos uma experiência de longa data em restauração, com diversas escolas especializadas nesse tipo de trabalho. Por isso, podemos ajudar a recuperar o patrimônio danificado”, afirma o secretário.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Painel de Athos Bulcão é desmontado para ser restaurado após vandalismosPainel de Athos Bulcão é desmontado para ser restaurado após vandalismos
A presidente do Iepha/MG, Marília Palhares Machado, acrescenta que a fundação vinculada à Secult/MG está preparada para atuar junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que for preciso para restabelecer não só a integridade das peças móveis mas também dos edifícios. “O Iepha/MG tem em sua sede um atelier de restauro bem estruturado, com capacidade para restaurar imagens e outras obras de arte, além de profissionais capazes de propor e debater sobre as alternativas para a reabilitação dos prédios atingidos. Nos colocamos à disposição para essa parceria, pela necessidade da reabilitação de bens de grande valor simbólico”, pontuou.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Trabalho de recuperação de obras de artes danificadas no Congresso NacionalTrabalho de recuperação de obras de artes danificadas no Congresso Nacional
O presidente da Faop, Jefferson da Fonseca reiterou a possibilidade de uma colaboração conjunta com o Iphan. “Nós também nos colocamos à disposição dos Três Poderes, com nossos técnicos e laboratórios para atuarmos nessa missão, juntamente com o Iepha/MG”, frisou. Para iniciar uma atividade de restauro são necessárias diversas etapas. Primeiro é realizada uma visita ao acervo para construir um diagnóstico das peças. Esse processo inclui um levantamento detalhado sobre a quantidade, a tipologia, com registros fotográficos e análises do estado de conservação ou degradação. Em seguida, é elaborada uma proposta de tratamento. Só a partir desse estudo é que a restauração, de fato, começa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário