25 de janeiro, de 2023 | 11:01

Prefeito de Ipatinga pede a moradores que recebam os recenseadores do IBGE

Acervo IBGE
Nos últimos dias, pelo menos dois recenseadores foram agredidos e tiveram que registrar boletim de ocorrênciaNos últimos dias, pelo menos dois recenseadores foram agredidos e tiveram que registrar boletim de ocorrência
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalham, desde o mês de agosto, para colher os dados para o Censo 2022 na cidade de Ipatinga, mas vêm enfrentando resistência de alguns moradores para recebê-los. Diante da situação, o prefeito Gustavo Nunes (PL) se pronunciou no início da semana, pedindo colaboração para o trabalho dos profissionais credenciados.

O Censo tem o objetivo de atualizar a quantidade de habitantes de cada cidade, o que possibilita que estratégias de desenvolvimento sejam traçadas de acordo com a realidade do município. No último Censo, no ano de 2010, foram contabilizados 239.177 habitantes, cerca de 27 mil pessoas a mais que em 2000, quando a população ipatinguense foi estimada em 212.496. A estimativa feita pelo instituto para o município, no ano de 2021, é de que a população de Ipatinga seria de 267.333 habitantes.

Questão econômica
“Quero pedir encarecidamente ao ipatinguense que receba os recenseadores. Afinal, cada município recebe os recursos de acordo com sua população, e se não houver essa contagem o recurso será destinado para outra localidade. Somos a maior economia do Vale do Aço e precisamos deste recurso para manter nossa cidade nos trilhos. E gostaria de alertar que aquele que se negar a responder pode estar sujeito a multa de até dez vezes o salário mínimo”, observou o prefeito, ressalvando que os profissionais devem estar devidamente credenciados e identificados.

Rejeição e rotatividade
Durante a realização do Censo 2022 em Ipatinga, vários recenseadores desistiram, devido à rejeição. Por isso, houve uma grande rotatividade de profissionais, como explica o gerente geral do IBGE no município, Douglas Garcia.

“Curiosamente, a maior rejeição aos recenseadores tem sido nos bairros mais nobres de Ipatinga. A hostilidade é tanta que, hoje, nossa equipe conta inclusive com pessoas de fora, que tiveram que nos ajudar, uma vez que houve muitas desistências e os colaboradores locais passaram a se sentir amedrontados. O morador pode identificar se o agente é ou não do IBGE através do site www.ibge.gov.br, solicitando o número de matrícula, identidade ou CPF do recenseador, ou no telefone 0800 721 8181. Somos um órgão federal e apolítico, e cada dado coletado é importante não só para o município, mas para o estado e país. Por isso, é fundamental que todos colaborem”, concluiu.

Já publicado sobre o tema:
Coronel Fabriciano promove força-tarefa para concluir o Censo 2022
Multa para quem se recusar a participar do Censo pode chegar até dez vezes o salário mínimo
Timóteo questiona TCU sobre possível perda repasses e apela à população que responda ao Censo
Censo populacional e possível redução de repasses serão discutidos hoje por gestores da região
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Caravagio

26 de janeiro, 2023 | 03:42

“E triste, ver comentários tão fora do contexto, não é de estranhar num país que vive um desmonte educacional , a tempos. e infelizmente vai piorando.”

Lígia Pascoal

25 de janeiro, 2023 | 19:17

“Eu ainda não recebi a visita deles,uma vez que meu horário de trabalho é comercial(todos em casa trabalham). Outro opção seria entrevistar nas lojas onde encontram a grande maioria dos trabalhadores( não encontrados em casa), por lá ainda não vi ninguém.”

Doutor X

25 de janeiro, 2023 | 17:39

“Pelo visto a culpa nao e so da populacao né Sr IBGE.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de janeiro, 2023 | 11:25

“Senhores De Olho e Eloi, obrigado pelas sugestões, prometo, até por obrigação profissional, me informar mais e melhor.
Quanto ao Censo atual, como devem saber, só está sendo realizado porque o STF, em uma liminar do Ministro Marco Aurélio, " obrigou", em 18/4/2021, o governo Bolsonaro a liberar a verba para sua realização. Essa liminar foi confirmada pelo plenário em 14/5/2021, com apenas um voto contrário, o do Ministro Nunes Marques.”

Geiziane Alexandre Fonseca

25 de janeiro, 2023 | 11:00

“As pessoas não estão atendendo os recenseadores, as vezes não estão em casa depois falam que não passaram na casa deles, fora que o recenciadores não estão recebendo conforme falado no começo, nos recebemos picadicadinho e tem que ficar implorando para poder receber eu mesma tive prejuízo com meu carro , e nem os questionários recebi ainda .
Tive que gastar do meu bolso no começo e não foi pouco , falam para ir na casa das pessoas pelo menos 4x porém não pagam para isso , como voltar4 ou 5 vezes no mesmo lugar sem ter ajuda de combustível?.
Mesmo voltando em horários alternados ipatinga foi a cidade que menos recebeu os recenciadores .
Muitos levaram porta na cara .”

José Luiz

25 de janeiro, 2023 | 09:07

“bom dia sr prefeito e autoridades públicas e privadas ipatinguenses, até quando vão ignorar o crescimento da cracolândia na MANAIN? vai esperar alastrar de vez? e aquela praça do centro, onde virou uma mine favelada? o ibge vai lá? cade os estudos? cade as açoes práticas?”

Eloi Alencar

25 de janeiro, 2023 | 08:01

“Saudações a todos leitores !
É incrível como boa parte dos brasileiros tem acesso a informação mas não sabe interpreta-las , Veja o comentario do Gildásio acima , ele diz que coloca a culpa no ex presidente por não responder o censo demográfico em 2020 , ele não entende que o censo é apolítico , não tem haver com quem está no poder , sabemos que em 2020 havia uma situação de pandemia e seria impossível realizar o censo naquele ano , Gildásio se informe para contribuir e não propague besteira .”

De Olho

25 de janeiro, 2023 | 07:32

“Ao Sr Gildazio,quem libera verba para o Censo do IBGE e o governo FEDERAL,e imagine que em 2022 as pessoas mao querem receber o recenseador,imagine entao em 2020 no auge de uma pandemia onde as pessoas eram orientadas a nem sair de casa,imagine receber alguem em casa,Sr Gildazio procure se informar antes de falar asneira,outra situaçao e que alguem da sua familia pode ter respondido,o que serve tambem pra fala do comentario do tal Juquinha,nao necessaroamente o prefeito tenha que responder,qualquer familiar acima de 12 anos esta apto pra responder o questionario”

Gildázio Garcia Vítor

24 de janeiro, 2023 | 18:36

“Ainda não os recebi porque, até hoje, 23/1/23, às 18h18, não apareceram. Considerando que o recenseamento deveria ter ocorrido no ano de 2020, mas o governo Bolsonaro, apoiado pela maioria dos prefeitos do Vale do Aço, não liberou as verbas para o IBGE realizá-lo, fica difícil agora aceitar o "desespero" deles para que a população, que não entende a importância do censo para os municípios e para o país, colabore.”

Juquinha

24 de janeiro, 2023 | 17:57

“O prefeito está preocupado com repasse da verba da união para seu governo, será que o profissional da IBGE passou na cada dele,pois viaja muito.”

To Sabendo

24 de janeiro, 2023 | 17:44

“O motivo da desistencia dos recenseadores nao foi somente a rejeiçao por parte da populaça,foi tambem por falta de apoio na divulgaçao,por parte da prefeitura.Agora estao desesperados peço risco de nao receber verbas do governo.
Outro motivos de desistencia dos resenceseadores nao foi somente a rejeiçao da populaçao e,sim o pessimo salario pago aos recenseadores,os atrasos constanes,como atualmente ta acontecendo,ajuda de custo de R$60,e ainda ter que pagar passagens do proprio bolso,ninguem ta afim de ir as ruas num sol quente rachando,pra receber uma mixaria e ainda atrasado,encarar portada na cara,interfonada na cara,grosserias,sem agua e sem banheiro,caras fechada de alguns moradores.Como diz a reportagem que vieram pessoas de fora,estao recebendo diarias,valores mais altos por entrevista feitas e por dia,com hotel pago pelo IBGE.Foi uma baita falta de planejamento,deram um tiro no proprio pe. O BARATO SAI CARO.”

Envie seu Comentário