Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de janeiro, de 2023 | 09:00

Fevereiro abre agenda anual de ações educativas

Atividades do Instituto Usiminas são para alunos, educadores, famílias e comunidade

Fotos: Warley Soares
Calendário de atividades para grupos escolares, educadores, instituições e famílias começam em fevereiro e já podem ser agendadasCalendário de atividades para grupos escolares, educadores, instituições e famílias começam em fevereiro e já podem ser agendadas
O mês de fevereiro abre uma jornada de atrações no Centro de Memória Usiminas, na Estação Pedra Mole, no Viveiro de Mudas da Usiminas, na usina de Ipatinga e por toda a cidade. Visando envolver escolas, instituições e comunidade, a programação para o primeiro semestre de 2023 é totalmente gratuita com atividades que têm como premissa a educação de qualidade, a valorização do patrimônio cultural e a sustentabilidade. A programação integra o Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac - 211736).

Desde segunda-feira (23), grupos escolares, instituições e famílias já podem agendar suas participações nas atividades de fevereiro pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. As datas de agendamento para os demais meses estão detalhadas no site: institutousiminas.com.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, lembra que a Ação Educativa do Instituto Usiminas completa 20 anos em 2023 e, portanto, a programação celebra as duas décadas de trabalho permanente e continuado. “A Ação Educativa acolhe públicos diversos em diferentes dimensões e experiências de formação, sempre incentivando reflexões para formação de um novo olhar a partir das artes. Neste ano, nossas atrações vêm reforçar esse objetivo, ampliando as possibilidades de interpretação e contemplação”, frisa a diretora.

Memorial
Como espaço permanente para conversar sobre arte, patrimônio e a história de Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas está aberto à visitação, de quarta-feira a sábado. O espaço conta com a sala “Memorial Usiminas” e a exposição de longa duração “Coleção de Arte da Usiminas”. A visitação aborda temas como história das cidades, arquitetura moderna, arte moderna brasileira e o fazer produtivo humano.

Há ainda a possibilidade de vivenciar uma experiência noturna no Centro de Memória Usiminas. Em uma visita sensorial, é possível conhecer a paisagem do prédio e o acervo explorando outras perspectivas. A programação semestral da Visita Noturna ao Centro de Memória acontecerá nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 4 de abril, 19 de maio e 30 de junho.

Educação patrimonial
Na programação, também, estão ações que abordam cultura, artes, ciência e memória, em vivências com artistas e educadores. O Rota 60, passeio que percorre pontos turísticos de Ipatinga, terá datas voltadas para famílias neste semestre. A primeira edição deste ano será no dia 4 de fevereiro, partindo do bairro Bethânia, mas o passeio também será realizado nos dias 11 de março (Novo Cruzeiro), 15 de abril (Esperança), 6 de maio (Limoeiro), 10 junho (Vila Ipanema).

O Histórias do Aço, também, está de volta para contar como é o processo de produção do aço numa divertida visita pela usina de Ipatinga, conduzida pela atriz Flora Manga. Ao fim da visita, a artista Rosane Dias conduz a oficina de pintura com tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço. A atividade será nos dias 7 de fevereiro, 17 de março e 27 de junho (para escolas) e no dia 18 de março (para famílias), com sessões às 8h e às 14h.

Ao ar livre
O Viveiro de Mudas da Usiminas abre suas portas para visitas de educação ambiental durante o programa Aventura no Viveiro. A visita, regada de ludicidade e muitas histórias, apresenta uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta. Dias 11 de fevereiro e 17 junho (para famílias) e 15 e 16 de junho (para escolas), com sessões às 8h e às 14h.
A novidade da programação deste ano são as visitas à Estação Pedra Mole no projeto “Ouvir o Rio”. O passeio no patrimônio tombado da cidade de Ipatinga apresenta os aspectos culturais e naturais do local. Voltadas para famílias, as visitas serão nos dias 4 de março, 1 de abril e 27 de maio, às 9h30.

Formação de professores
O Programa de Formação com Professores vai apresentar dois encontros especiais neste semestre. No dia 13 de maio, às 10h, no Centro de Memória Usiminas, o professor Rodrigo Vivas discorre sobre o tema “Arquitetura Modernista Brasileira: o caso do Centro de Memória Usiminas”.

No dia 20 de maio, às 10h, o Centro de Memória Usiminas recebe educadores do Vale do Aço para a formação “Ateliês e escolinhas livres de arte como patrimônio imaterial do Brasil”, conduzida pela curadora, pesquisadora e educadora Valquíria Prates. O encontro propõe elaborar e criar experiências de construção de identidades, explorando os sentidos de coletividade que estimulam princípios de cidadania. Mais informações e agendamentos pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário