EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

27 de janeiro, de 2023 | 15:23

Caíram os índices de homicídios e roubos em Ipatinga no ano passado, divulga 14º BPM

Estatísticas apontaram redução nos crimes violentos em 2022 na região do batalhão sediado em Ipatinga

Wellington Fred
A solenidade foi marcada pela homenagens aos destaques operacionais e administrativos do segundo semestre de 2022A solenidade foi marcada pela homenagens aos destaques operacionais e administrativos do segundo semestre de 2022

O 14º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Ipatinga e responsável pelo policiamento ostensivo em nove municípios, divulgou nesta sexta-feira (27) a queda nos índices de violência em 2022, se comparar com o igual período ao ano de 2021. Entre os destaques, estão os homicídios consumados e ainda os roubos, conforme informou o comando do 14º BPM.

A divulgação dos dados ocorreu antes da solenidade de Destaque Profissional da Unidade, referente ao 2º semestre de 2022. Na ocasião, foram agraciados também os colaboradores que possibilitaram a instalação do Cinturão de Segurança de Ipatinga, sistema de câmeras inteligentes colocadas em diversos pontos da cidade e que já tem sido usado para monitorar e coibir crimes.

O tenente-coronel Erbert Evangelista apresentou, entre os dados, a queda de mais de 18% nos roubos. “Só em Ipatinga, os homicídios consumados foram reduzidos mais de 19%. Foram retiradas de circulação 155 armas de fogo, e deste número, 141 foram apreendidas em posse dos autores”, ressaltou o oficial.

138ª Companhia foi o destaque geral entre as unidades da região

Outro destaque foi a 138ª Companhia do 14 BPM, dentre as 46 Cias das subáreas sob a responsabilidade da 12ª Região da Polícia Militar (RPM). A 138 Cia é responsável pelos bairros Cidade Nobre, Iguaçu, Ideal, Bom Jardim, Esperança, Limoeiro, Barra Alegre, Forquilha, Pedra Branca, Vale do Sol, Vila Celeste e a zona rural, Ipaneminha, Ipanemão e Tribuna.

A companhia ainda possui mais da metade da população do município de Ipatinga e engloba o bairro mais populoso, o Bom Jardim. A 138ª Cia está atualmente sob o comando do tenente Glauberson. Os tenentes Plaster e Veiga são responsáveis por outros setores da companhia que conseguiu reduzir os números de roubos, homicídios e aumentou as operações preventivas.

Segundo os dados fornecidos pela PM, em 2021 foram 376 crimes violentos (estupros, roubos, homicídios e latrocínios), contra 367 em 2022, queda de 2,39%. Somente o roubo, foram 228 casos no ano passado, contra 259 de 2021 ou seja, 11,97%.

Já os homicídios consumados, 30 registros em 2022 contra 36 ocorridos em 2021 na área do 14º BPM. Em Ipatinga, foram 17 no ano passado contra 21 casos de assassinato em 2021. Estes crimes são os que as vítimas morrem no local ou pouco depois de dar entrada no hospital.

Outro crime que se destacou em ações da PM foram os presos em flagrante praticando furtos. O número aumentou 40% ou seja, 682 registrados em 2022 contra 487 no ano de 2021,

Dia de prestar homenagens aos destaques do 14º BPM

Os servidores destaques receberam um certificado materializando a gratidão pelo desempenho no segundo semestre de 2022. Foram agraciados 53 policiais militares e funcionários civis do 14º BPM. “Muito embora seja reconhecido o empenho da totalidade dos componentes do 14º BPM, é preciso reconhecer aqueles que diante das circunstâncias foram além, no exercício da missão lhes proposta”, ressaltou o comando.

O 14º BPM também prestou homenagens às entidades e órgãos de segurança que deram apoio na implementação do Cinturão de Segurança de Ipatinga. A PM homenageou os representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Instituições que integram o Sistema de Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar) e dos Colaboradores (CONSEP I, Agenda de Convergência e Regional FIEMG), que reuniram esforços, com o objetivo de otimizar a prestação de serviço à comunidade.

Foram agraciados o comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Alexsandro Nunes, o juiz de Direito, João Paulo Junior, o promotor de Justiça, Jonas Junio Linhares Monteiro, o chefe da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil, delegado Thiago Henriques, o presidente da FIEMG-Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, o coordenador do Eixo de Segurança Pública da Agenda de Convergência Vale Do Aço, Eduardo Pinho, e a presidente do CONSEP I, Ronísia Angélica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Castilho

28 de janeiro, 2023 | 10:47

“Tráfico de drogas no recanto e córrego novo (limoeiro) em Ipatinga. A PMMG tem que aumentar o policiamento.”

Envie seu Comentário