Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de janeiro, de 2023 | 09:00

Chacreantes reivindicam melhorias nas estradas rurais de Revés do Belém

Enviada por leitor
Na terça-feira, um carro de passeio atolou na lagoa que se formou na estrada e foi removido com a utilização de um trator Na terça-feira, um carro de passeio atolou na lagoa que se formou na estrada e foi removido com a utilização de um trator

É só chegar o período chuvoso que os chacreantes de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho, têm que enfrentar o desafio de tentar se locomover pelas estradas rurais alagadas, cheias de barro e com buracos. Em fevereiro do ano passado o problema foi noticiado pelo jornal Diário do Aço e, mais uma vez, menos de um ano depois, a situação é relatada pelos moradores à reportagem.

Edneia Pedroza dos Santos, do condomínio Recanto de Saron, tem sua chácara há nove anos, mas reside no local há um ano. Ela está entre os prejudicados. “Estamos ilhados, precisamos de ajuda”, declarou. A dona de casa contou que não é possível sair, nem mesmo para realizar atividades básicas. “Estamos em uma situação complicada. Sábado (21/1) passei mal com cólica renal e precisei da ajuda de outro chacreante para ir a Ipatinga, pois meu carro não passava”, relatou.

O medo de Edneia é que o marido dela e os sogros precisem de atendimento médico de urgência e que não consigam chegar a tempo a alguma unidade de saúde, justamente por causa das condições precárias das estradas. “Na minha casa meu sogro tem problema de coração, minha sogra problema respiratório, meu esposo colostomia e tem uma criança. Então é bem tenso”, descreveu angustiada.

Alagamento, barro e buracos
O caminho para quem precisa chegar ao centro comercial de Revés do Belém ou o trajeto inverso, para retornar às chácaras, não é fácil: barro, buracos e alagamento. Norma Ferreira, que também vive no condomínio Recanto de Saron, disse que há dois meses a chuva não dá trégua e que a situação ficou insustentável nas últimas duas semanas. “A gente está gastando quase duas horas para fazer um pedacinho que a gente levava meia hora. A gente vai ainda correndo o risco de parar na estrada”, lamentou. Quem tenta passar pelos trechos afetados pela chuva se arrisca. “Vários carros já ficaram no meio da estrada”, detalhou Edneia.

Prejuízos
A precariedade das estradas rurais em Revés do Belém tem gerado não apenas transtornos, mas prejuízos financeiros aos chacreantes. O carro de Norma, um Crossfox, precisou de reparos mecânicos depois que o motor de arranque molhou. Um gasto de R$ 601. Receber entregas também é um desafio. A moradora, por exemplo, aguarda pelo envio do cimento que comprou em um depósito há mais de duas semanas. O serviço foi interrompido por conta das condições da estrada. “Não vem não, a estrada não está boa”, comentou.

Promessas
Em tom de desabafo, Norma afirmou que ela e os outros moradores estão cansados das promessas de solução e melhoria que não se concretizam. “Nós já estamos passando esse perrengue aqui já tem um tempão. Da outra vez a gente falou, eles prometeram que quando estiasse iam fazer algo pela gente. Estiou, já voltou tudo de novo e é a mesma situação”.

Pedido
A população pede, ao menos, nesse primeiro momento, que a administração municipal providencie cascalho, para jogar nos pontos onde se formaram os buracos, e máquinas, que serão utilizadas para assentar e distribuir o material na estrada. Os chacreantes desejam também que o governo municipal elabore um plano para escoamento da água que toma conta das estradas durante a chuva. “Estamos em estado de emergência aqui no Revés, precisando de ajuda. Somos chacreantes e estamos ilhados. Precisamos de ajuda”, solicitou o aposentado Welington Carlos Campos.


Governo tem cronograma de atendimento de demandas


Em nota enviada ao Diário do Aço, o governo de Bom Jesus do Galho esclareceu que “os trabalhos de manutenção e conservação das estradas rurais são constantes em todo o município”. Informou ainda que a chuva registrada nos últimos meses provocou transtornos em todo o território do município, sendo necessário, inclusive, decretar situação de emergência.

A administração de Bom Jesus do Galho afirmou que o Departamento de Obras e Gestão organizou em conjunto com a Defesa Civil um cronograma de trabalhos, tendo como prioridade ações em área de risco e outras demandas. Segundo declarado na nota, todo o município será atendido. Por fim, o poder Executivo reforçou que algumas localidades, como a citada na reportagem, estão em áreas de preservação ambiental, e que por isso, é necessário um levantamento junto aos órgãos competentes. “Para que, se possível, sejam realizadas intervenções no local, observando a legislação ambiental brasileira”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Robison

30 de janeiro, 2023 | 14:12

“Situação da estrada e crítica a questão é que a estrada e muito baixo com as chuvas que atingiram a região formou lagoa ao redor da estrada ,local precisar de uma atenção do poder público pois e uma região que tem muita chacaras com isso o trânsito de pessoas movimenta o comércio de Reves Do Belém e um pedaço pequeno basta a prefeitura colocar alguns caminhos de cascalho nos local onde formou os buracos ja resolveria mas também os fazendeiros da região deveria para de entupir o avazante das lagoas que todo ano e a mesma coisa nao tem onde a água ir com isso todo ano essa lagoa da entrada transbordar”

Ulisses

29 de janeiro, 2023 | 13:41

“Os políticos de Bom Jesus do Galho deveriam ficar com vergonha ao ler essa reportagem, esses 19km reduz a ida para Vargem Alegre e Entre Folhas em quase 50km quando se deixa de passar pela BR de acesso a Caratinga, se a desculpa é meu ambiente, não deveria ter nem estrada, quando um político promete e não cumpre deveria perder seu mandato, mas infelizmente aqui é Brasil.”

Ronaldo dos Santos Rodrigues

29 de janeiro, 2023 | 08:09

“O homem é um ser político. Jesus fez política em prool dos menos favorecidos. E não é o caso de Bom Jesus do Galho! É inconcebível que em pleno 2023, região sudeste ainda tem municípios comendo poeira causando doenças respiratórias, ruas sem sentimento básico e zona rural se condições de tráfego para atender emergência. Só promessas e descaso.”

Salame

28 de janeiro, 2023 | 23:00

“O Distrito deveria mudar de nome, e passar a se chamar: Bom Jesus do Quebra Esse Galho. Quebra esse galho que prefeito ruim de serviço.”

Cleimar

28 de janeiro, 2023 | 19:05

“De ano em ano a resposta da prefeitura é a mesma dando desculpa de área ambiental. A área ambiental não é na estrada e é na estrada o problema de anos, deviam parar de desculpa e atender às demandas da população,”

Leno

28 de janeiro, 2023 | 16:30

“E a responsabilidade de quem vendeu as chácaras si fizeram um parcelamento de solo deveriam dar condições de boas estradas para estás chácaras ,pois na maioria das vezes fazem as chácaras vendem ganham o dinheiro e os problemas fica para quem compra.”

Cleimar

28 de janeiro, 2023 | 15:20

“Tem 2 anos que foi feita a mesma promessa e as mesmas reclamações e o prefeito não fez nenhuma manutenção naquelas estradas. Uma vergonha!
Agora está quase na hora do retorno das aulas e as estradas não tem como trafegar um descaso com a comunidade pois se iria fazer a manutenção por qual razão não fez? As chuvas só começaram no meio do mês de outubro, tiveram 8 meses pra fazer isso só em 2022 sem contar os outros anos.
Independente da área é obrigação da prefeitura cuidar do seu município, pra isso que existe prefeito e vereadores.”

Oliveira

28 de janeiro, 2023 | 13:17

“? intrigante ler que pessoas com situação de saúde precárias, morem em um lugar onde o acesso durante o período chuvoso, intenso e anormal como este. Infelizmente, a prefeitura não consegue atender as reivindicações dos sitiantes, pois as necessidades enormes. Quanto a area ser de preservação ambiental, há liberações para serem chácaras em áreas rurais com o seu tamanho mínimo. Ocorre que, quem compra, transforma as áreas em divisões menores, como se fossem lotes em áreas urbanas. É o tal de levar vantagem em tudo, desrespeitando a legislação.”

Canhotinho

28 de janeiro, 2023 | 11:30

“Ano que vem tem eleições municipais, basta os moradores elegerem alguém compromissado com o povo e suas demandas. Fica a dica, a resposta deve ser dada nas urnas.”

João Lopes Cunha

28 de janeiro, 2023 | 09:53

“Bom dia,sou chacreante também no chacreamentos rosa de Saron,estou tbm reivindicando a respeito da situação que se encontra,no momento.
Gostaria que as altoridades competentes fizessem alguma coisa para nós,porque somos cidadãos de bens,pagamos nossos impostos,em dias,muito obrigado.”

Carlos Roberto da Silva

28 de janeiro, 2023 | 09:43

“As respostas da prefeitura sempre são as mesmas, respostas robotizadas. Esperar o que dessa prefeitura? Só mentiras.”

Amanda

28 de janeiro, 2023 | 09:42

“O "Governo de Bom Jesus do Galho" deveria ter vergonha em falar sobre área ambiental.
Pois na eleição passada o Prefeito foi de chácara em chácara tomar um café e fazer a famosa "ilusão" política. Pediu apoio, prometeu como sempre que iria ajeitar a situação das estradas e agora vem com conversa barata, para tentar tirar a responsabilidade do lombo dele.
Se realmente a área fosse ambiental, não poderia existir fazendas e nem tão pouco condomínios naquela área, e o que mais temos ali, é isso.
Outro ponto no qual o Sr. Prefeito não fala é que as pessoas que residem ali, movimenta o comércio dentro do Revés e priorizam suas compras ali, para que o distrito cresça assim como as demais cidades ao redores cresceram.

Revés do Belém, está esquecida no quesito de crescimento do Sr. Prefeito. Se os caros leitores procurarem no Google, lá fala que ah asfalto em toda a cidade, uma baita mentira.

Então Sr. Aníbal, faça um planejamento e comece de fato a trabalhar.”

Jgassis

28 de janeiro, 2023 | 09:30

“Não são apenas os chacreantes do Revés do Belem que estão sofrendo com as chuvas.
A falta de infraestrutura na área urbana está provocando inundações em várias casas, impedindo inclusive carros de serviço funerário acessar o cemitério para levar corpos a serem sepultados.”

Envie seu Comentário