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28 de janeiro, de 2023 | 11:35

Ponte Onça Grande, na BR-381 em Jaguaraçu, está sem parte do guarda-corpo e com sinais de erosão

Ferreira Oliver Drone
A ponte Onça Grande está no trecho que consta no projeto de duplicação da BR-381 (Belo Horizonte - Vale do Aço)A ponte Onça Grande está no trecho que consta no projeto de duplicação da BR-381 (Belo Horizonte - Vale do Aço)

Além da preocupação com buracos e queda de barrancos ao longo da BR-381 no Vale do Aço, há agora outro ponto da rodovia que tem gerado apreensão aos motoristas: a situação da ponte Onça Grande, localizada no km-283 da BR-381, em Jaguaraçu, com parte da estrutura sem guarda-corpo e com sinais de erosão em sua base, que aumenta gradativamente.

Devido a essa situação da ponte sobre o ribeirão Onça Grande, surge a preocupação de ser interditada, caso a erosão aumente ainda mais e comprometa toda a estrutura. Caso isso aconteça, os motoristas do Vale do Aço, com destino a Belo Horizonte, precisariam buscar por rotas alternativas com distâncias bem maiores.

Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta sexta-feira (27), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a ponte Onça Grande está no trecho que consta no projeto de duplicação da BR-381 (Belo Horizonte - Vale do Aço). “O trecho possui cobertura vigente para obras de manutenção por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército Brasileiro”, afirmou.

Erosão
A autarquia também destacou que foi realizado, recentemente, a aplicação de uma camada de pedras junto ao encabeçamento da ponte, evitando que o excesso de água provoque erosão junto à cabeceira. “O Dnit informa que, não há até o momento nenhum indicativo de necessidade de interdição”.

Guarda-corpos
Conforme o Dnit, as tratativas referentes à manutenção e recomposição dos guarda-corpos das pontes e viadutos da BR-381/MG, do segmento em questão, já estão sendo conduzidas. “No momento, o Dnit segue monitorando a situação no local”, concluiu a nota.

Mais detalhes da situação da ponte Onça Grande, em Jaguaraçu, podem ser conferidos no vídeo publicado pelo canal “Ferreira Oliver Drone” no Youtube. Clique aqui e assista.

Obras emergenciais
Conforme publicado pelo Diário do Aço no dia 18 deste mês, uma estimativa de nove rodovias do Sudeste brasileiro receberá obras emergenciais do governo federal para recuperação de estruturas comprometidas, informou o Ministério da Infraestrutura (Minfra). Entre as rodovias está a BR-381.

Primeiros meses
Segundo o Minfra, os trechos que serão atendidos nos primeiros meses do ano são, especialmente, “empreendimentos atingidos pelo acúmulo de águas no período chuvoso. Com início imediato, os trabalhos de pronto atendimento incluem, na região, as BRs 259/ES, 262/ES, 342/ES, 262/MG, 265/MG, 354/MG, 367/MG, 381/MG e 494/MG”. Os detalhes do plano de trabalho a ser executado pelo Ministério dos Transportes e entidades vinculadas nos primeiros meses do ano foram anunciados pelo ministro Renan Filho.

Duplicação
Conforme Renan Filho, a duplicação de cinco quilômetros da BR-381, no Vale do Aço, é uma das obras que devem ser entregues nos primeiros meses de 2023 e que integram o plano de 100 Dias do Governo Federal para o setor. A previsão é que a intervenção seja concluída em abril.


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Comentários

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Eustaquio José Martins

30 de janeiro, 2023 | 17:30

“Passo aí com frequência, essa ponte sempre foi assim, e além do mais, com ou sem guarda corpo adianta nada, isso aí não segura uma simples batida. Guarda corpo daqueles antigos segura nada um esbarrão de carro pequeno já quebra.”

Alberto

29 de janeiro, 2023 | 17:17

“O exercito é divido em partes, e batalhões, o que cuida da BR é um batalhão específico de engenharia, trabalham em manutenção, criação de rodovias. Quanto aos demais militares tem que cuidar das fronteiras. Em Brasília tem a guarda do Planalto, Policia Militar do DF. Quem falou o Dino Sauro que sabia de tudo e deixou, conforme ja pulicado e AbIn havia informado. Cada ponto em seu lugar.”

Canhotinho

28 de janeiro, 2023 | 22:54

“Mais uma ponte que devido as fortes chuvas que assolararam o colar metropolitano do Vale do Aço, inundou por cima e cedeu embaixo.”

Kennedy

28 de janeiro, 2023 | 19:52

“Sempre passo por essa ponte, e a falta do guarda-corpo nunca foi uma surpresa.
Não me recordo desse guarda-corpo ter durado mais de 2 meses após sua reforma (e foram várias).”

Carlos Beto

28 de janeiro, 2023 | 17:02

“Valeu sempre passo por aí e não sabia deste problema”

Geraldo Abreu

28 de janeiro, 2023 | 10:55

“Além de reforçar as cabeceiras da ponte para evitar o afundamento do pavimento, outra medida bem simples, que melhoraria o fluxo das águas do córrego é a remoção das galhadas embaixo da ponte. As águas passarão com mais facilidade, no centro do Rio, e não forçariam às margens.

Pior é a situação do córrego da Oncinha, aquela ponte em curva perto da Pousada do Porto. A ponte nova já está pronta há mais de 7 anos, os acessos enstão com 60% das obras concluídas , e os burocratas não fazem o que seria óbvio de ser feito. Eu disse 60% das obras físicas, mas em termos de custos/ investimentos ouso afirmar que 90% já foi investido.”

Antonino

28 de janeiro, 2023 | 09:49

“Misericórdia! Se o Exército for cuidar dessa ponte igual cuidou a segurança em Brasilia naquele dia 8 de janeiro estaremos lascados e sem ponte.”

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