29 de janeiro, de 2023 | 13:00

Crônica: Uma manhã no hospital do câncer em Ipatinga

Márcia Lage *

Às 9h em ponto uma super garrafa de café, de uns 10 litros mais ou menos, aparece na recepção do Centro de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Os pacientes – incontáveis - estão sentados em cadeiras de plástico e pés de aço, bonitas e anatômicas. Nem têm tempo para o cafezinho. Em menos de um minuto são chamadas para a triagem e encaminhados para tratamento.

Quem vai fazer radioterapia segue para a Sala do Sino, onde aguardam ser chamados. Se um deles termina essa etapa do tratamento, é convidado a tocar um sininho na parede de entrada, sob aplausos dos médicos, enfermeiros, colegas de tratamento e acompanhantes.

Enquanto faz a catarse, o paciente pode reler na parede oposta uma frase que o animou por meses: "O sorriso é o gesto mais bonito. Tem o poder de libertar o coração". Por trás das máscaras, todos sorriem. O câncer, no hospital da Fundação São Francisco Xavier, no Vale do Aço, não é doença que assusta.

Sem desespero, com persistência e esperança, habitantes de 67 cidades do leste e nordeste do Estado passam pelo Centro Oncológico todos os dias. Vêm de ambulâncias municipais, de carro próprio, de transporte público. Um jardim os espera, com cadeiras de roda enfileiradas. A maioria não precisa delas. Entram com seus acompanhantes, pegam a senha em totens eletrônicos e se ocupam da cura.

Os que estão fazendo quimioterapia são atendidos antes por um médico, que avalia o estado de saúde de um por um, referendado semanalmente por exame de sangue, feito ali mesmo, na hora, se preciso for. Ou um dia antes, nos laboratórios credenciados pelo SUS. Tudo de graça.

Os médicos são gentis: "Quem é o paciente?" - Costumam perguntar dando a entender que vê duas pessoas cheias de saúde à sua frente, quem se trata e quem o acompanha. Entre exames e elogios, pesagem e ajuste da dosagem dos remédios, encaminha o paciente para o setor da infusão.

“O sorriso é o gesto mais bonito.
Tem o poder de libertar o coração.
Por trás das máscaras, todos sorriem”


São mais de 50 cadeiras reclináveis para homens e mulheres, com cobertores marrons (a sala é gelada) mais TVs e muitos banheiros. O tratamento dura mais de duas horas. Alguns dormem, outros olham o celular, muitos conversam entre si, trocando experiências e encorajamento. Às 10 horas chega o lanche. Ao meio dia, o almoço. Fazem as refeições numa sala de vidro, com mesas e cadeiras coloridas.

Os acompanhantes têm os mesmos direitos. Caminham 200 metros e alcançam uma instituição de apoio, a “Se Toque”, que oferece alojamento para quem é de fora e alimentação para todos os envolvidos no tratamento. A comida é simples, nutritiva e feita com carinho: verduras, legumes, arroz, feijão, frango, suco, sobremesa. Depois do almoço é possível descansar em bancos sob árvores frondosas, comer mangas dos pés imensos existentes no local.

Quem sustenta tudo isso? Além do SUS, outras iniciativas locais como bazares, rifas, doações. Acima de tudo, gestão. Treinamento. Humanização do atendimento. Como a do enfermeiro que segura as mãos dos pacientes e explica, com carinho e sinceridade, as agruras que o esperam antes da primeira sessão de radioterapia. Olha nos olhos. "É um pouco desconfortável. Mas é o que vai te curar. Tenha paciência. Vai passar. É só uma fase ruim".

Busco o nome dele nas fotos fixadas como flores num desenho de árvore que decora a parede de acesso às salas de tratamento. "Estes são os sorrisos que estão por trás das máscaras", diz a placa ao lado.
A cara do enfermeiro destoa das carinhas jovens da maioria absoluta dos profissionais de saúde que ali trabalham. Ele tem mais de 50 anos. Descubro que foi soldador da Usiminas, empresa que ajuda a sustentar a instituição.

Antes de se aposentar, fez Enfermagem e mudou de ramo. Conta que se sente abençoado na nova profissão, apesar de ganhar muito menos. Sua remuneração é a felicidade de servir. Continua soldador. Cola sorrisos e esperança em seres humanos fraturados pelo câncer. Com a mesma dedicação e eficiência que fez dele operário padrão da Usiminas, muitas e muitas vezes.

* Jornalista e escritora, com publicações de contos e poesias em diversas antologias. Autora do livro infantil "O Ogro e o Carrapato Estrela, editado pela Iluminare e menção honrosa na edição 2022 do Prêmio Off-Flip de Paraty, cidade onde vive. É natural de São Sebastião do Rio Preto, MG e passa temporadas em Coronel Fabriciano, onde mora sua mãe e vários irmãos.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

29 de janeiro, 2023 | 16:08

“A Srª. Ingrid disse tudo, com apenas duas palavras: "lindo ... emocionante!"
Parabéns à autora, pela sensibilidade, e à FSFX, ao Centro Oncológico, ao Se Toque e a todos os seus colaboradores pela dedicação, carinho e amor com os pacientes e seus familiares. Muito obrigado!”

Ingrid Rodrigues

29 de janeiro, 2023 | 13:42

“Que lindo texto...emocionante!”

Envie seu Comentário