30 de janeiro, de 2023 | 16:00

Destino do Ipatinga no Estadual será definido nesta terça-feira

Divulgação
Elenco quadricolor vai saber hoje se fica ou não na elite do Campeonato MineiroElenco quadricolor vai saber hoje se fica ou não na elite do Campeonato Mineiro

Após semanas de indecisão e de duas rodadas já disputadas do Campeonato Mineiro, com os times de Belo Horizonte fazendo ajustes visando os torneios maiores e os do interior se acertando e tentando subir na tabela, o Ipatinga continua sua rotina de treinos sem saber se vai estrear.

Isso porque está marcado para às 11h desta terça-feira (31) o julgamento do imbróglio jurídico entre o clube e o Betim, que acionou o Tigre na justiça alegando irregularidades na inscrição de jogadores no Módulo B passado. Portanto, só no início desta tarde, após decisão do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), é que será possível saber se o Ipatinga será mantido na elite do Estadual.

O que pode acontecer
O STJD pode tomar uma decisão de diversas maneiras. Uma delas é manter o julgado no TJD mineiro, deixando o Tigre na disputa, talvez aumentando os valores das multas ao presidente (R$ 10 mil e 540 dias de suspensão) e ao clube (R$ 20 mil).

A outra possibilidade é punir o Ipatinga desportivamente, ou seja, retirando-o da disputa do Mineiro e aplicar a pena de rebaixamento à Terceira Divisão e mantendo as punições pecuniárias e a suspensão do presidente Nicanor Pires. Com isto, o campeonato já em andamento teria apenas 11 clubes, com todos os jogos do Ipatinga tendo os adversários vencendo por WO. Assim, teria apenas um clube rebaixado. O Betim seria mantido no Módulo B.

Outra possibilidade seria admitir o Betim como dono da vaga, retornando o Ipatinga para o Módulo B, igualmente com a manutenção das punições de suspensão ao dirigente e as multas pecuniárias.

A expectativa é que da decisão não haja recurso, pois pode ocorrer de o suposto prejudicado pedir a paralisação do Mineiro como um todo. O Ipatinga será defendido pelo advogado Lucas Otoni, que já atuou nas sessões de primeira e segunda instâncias no TJD.

Preparação
Caso o Tigre vença mais uma na justiça desportiva, fará sua estreia contra o Atlético, um dos favoritos ao título. A partida está marcada para às 19h do próximo sábado (4), no Ipatingão.

Além disso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) precisará remanejar os dois jogos suspensos do Ipatinga, contra Villa Nova e Patrocinense. Esses duelos poderão ser marcados para os dias 14 e 22 de fevereiro, respectivamente.
Embora continue na justiça pelo direito de jogar o Estadual, o Betim não possui jogadores contratados. A única categoria que treina é o Sub-20.

Atlético
A indefinição também atinge o Atlético, já que o clube precisará aguardar o resultado do julgamento para definir sua programação. Até agora, estão marcados treinos durante toda a semana, até quinta-feira (2). Porém, a agenda de sexta-feira (3) ainda não está definida.

Se o adversário for o Ipatinga, a delegação provavelmente viajará para o Vale do Aço, a 250 Km de distância, na sexta-feira. Se for o Betim, a viagem pode ocorrer no dia do jogo.

Além da logística, o Galo vai ter a questão da imprevisibilidade com os dois times, já que nem Betim e nem Ipatinga entraram em campo ainda, portanto, não é possível saber o estilo de jogo de nenhum dos dois.


Já publicado:
Julgamento do imbróglio Ipatinga x Betim será dia 31, às 11h, no STJD

Ipatinga cancela coletivo desta sexta-feira no Ipatingão
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelao Alves

31 de janeiro, 2023 | 11:20

“na minha opinião isso é uma safadeza. é a cara da federação.futebol que que se decidir dentro do campo. o betim que tenha competencia para subir.”

Edimir Rodrigues

31 de janeiro, 2023 | 10:27

“? impressionante como a imprensa esportiva de BH é regionalista, todos comentaristas das TVs e Rádios da capital estão contra o Ipatinga, para eles só existem os clubes da região metropolitana. Canalhas, Canalhas, Canalhas!”

Canhotinho

31 de janeiro, 2023 | 10:17

“Que lhe caiam o peso da lei.”

Envie seu Comentário