CADERNO IPATINGA 2024

09 de fevereiro, de 2023 | 15:39

Ato festivo comemora 43 anos do PT na região

Divulgação
O evento será realizado na sede do partido, no bairro Vila dos TécnicosO evento será realizado na sede do partido, no bairro Vila dos Técnicos

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Timóteo promove nesta sexta-feira (10) um ato festivo histórico para comemorar o 43º aniversário da sigla. O evento ocorre na sede do partido, no bairro Vila dos Técnicos. “Vai ser um momento histórico não somente para a militância petista, mas também para toda a população da região”, ressaltou o presidente do PT de Timóteo, Robson Araújo, dizendo que, embora o encontro seja realizado na cidade, pretende reunir lideranças de toda região.

“PT é lançado no Vale do Aço como partido de massa”. Essa foi a principal manchete do Diário do Aço na edição de junho de 1980. Na época, o ato de lançamento da sigla ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo (Metasita). “A história do PT na região, principalmente em Timóteo, se confunde com a própria história do PT nacional, sobretudo na trajetória de luta da classe sindical dos trabalhadores”, analisa o professor e historiador Sávio Tarso, eleito vereador do PT na década de 1990, aos 17 anos, por Ipatinga.

Atualmente, Tarso não compõe mais o quadro de filiados do PT, mas reconhece a importância do partido pelo desenvolvimento da região. “Indiscutivelmente o PT sempre deu enorme contribuição para o fortalecimento econômico e social na região pelo modo petista de governar, sobressaindo principalmente pela participação população em um debate sempre franco e transparente com a população”, destaca.

Outro historiador e professor, além de cientista político, que enaltece o PT, é o ex-vereador de Timóteo, Roberto Araújo Paiva. “A história do partido sempre foi marcada por embates históricos em defesa incessante da classe trabalhadora e das minorias sociais”, afirma Paiva, lembrando que até mesmo na última eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preciso “guerrear muito” para garantir a vitória do petista e restabelecer a democracia no país.

Ex-deputada estadual e ex-prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, atualmente no mandato de vereadora, se emociona ao resgatar sua trajetória política no PT, ao lado de seu marido Chico Ferramenta. “Timóteo sempre deu uma contribuição enorme para a construção e fortalecimento do partido regionalmente e do estado. E não tem como não se emocionar quando fazemos um resgate histórico”.

A ascensão política do clã Ferramenta se deu a partir de 1986, quando o então líder sindical dos empregados da siderúrgica Usiminas, Chico Ferramenta, se elegeu o deputado estadual mais votado de Minas Gerais em 1986, pelo PT. Posteriormente, foi prefeito de Ipatinga por três mandatos, em 1989-1992, 1997-2000 e 2001-2004, além de deputado federal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vinícius Oliveira

09 de fevereiro, 2023 | 16:37

“Ipatinga vem evoluindo Deus abençoe nosso vale do aço avante Brasil pátria amada”

Envie seu Comentário