EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

14 de fevereiro, de 2023 | 17:30

Biblioteca Estadual recebe o público com 500 mil obras

Fotos: Cristiano Machado/Imprensa MG
O prédio simboliza arquitetura de Niemeyer no Circuito Liberdade O prédio simboliza arquitetura de Niemeyer no Circuito Liberdade
Desde janeiro, a Biblioteca Pública Estadual está de novo totalmente à disposição do público, após passar por obras e revitalização. Mais seguro para os frequentadores, o espaço também teve o acervo ampliado, com destaque para as ações de preservação das mais de 500 mil obras que estão ao alcance dos leitores e pesquisadores no coração do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Esta é a primeira vez, depois de quatro anos, entre interrupções em razão da pandemia de covid-19, que a área estará integralmente acessível aos visitantes.

O prédio sede, símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, inaugurado em 1954, havia recebido intervenções de segurança, acessibilidade e manutenção de janelas e da fachada. Agora, foram investidos R$ 2 milhões na revitalização da Biblioteca Pública Estadual, recurso oriundo de emenda parlamentar do então senador Antonio Anastasia. Uma das novidades é a inauguração do espaço Geek, voltado à cultura nerd e que ainda tem algumas etapas a serem concluídas este mês, como a distribuição completa do acervo de quadrinhos.

A retomada das atividades inclui novos espaços e acervo ampliadoA retomada das atividades inclui novos espaços e acervo ampliado
Essa otimização da estrutura também visa deixar a biblioteca nas melhores condições para 2024, quando completa 70 anos desde sua criação. A Biblioteca reúne acervo com obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, que podem ser encontradas não apenas no setor de empréstimo mas também em coleções específicas localizadas em diferentes setores, como a Mineiriana, especializada em autores mineiros; a Patrimonial, que reúne uma coleção de obras raras e especiais; a Hemeroteca, que guarda um conjunto de periódicos antigos, e a Biju, que contém uma coleção infantojuvenil, além dos títulos em Braille.

A Biblioteca Pública Estadual presta atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto em feriados. As consultas à Hemeroteca Histórica, Coleções Especiais e ao jornal Minas Gerais estão sendo realizadas mediante agendamento pelos e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário