CADERNO IPATINGA 2024

17 de fevereiro, de 2023 | 09:00

Ipatinga tem 20 vagas pelo Sisu em curso gratuito de Engenharia Elétrica

Arquivo DA
Os alunos aprenderão no curso projetar sistemas, componentes ou processos elétricos para atender a requisitos específicosOs alunos aprenderão no curso projetar sistemas, componentes ou processos elétricos para atender a requisitos específicos

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do primeiro semestre de 2023, já estão abertas e vão até o dia 24 deste mês. Por meio deste processo, são ofertadas vagas para ingresso em instituições públicas de todo o Brasil. Em Ipatinga, 20 vagas para o curso gratuito de Engenharia Elétrica são oferecidas pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Sisu. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica do IFMG Campus Avançado Ipatinga foi criado por meio da Resolução nº 018/2017 de 6 de julho de 2017, expedida pelo Conselho Superior do IFMG (CONSUP/IFMG).

Conforme o Instituto, o foco do curso é promover a capacitação do futuro profissional para identificar, formular, planejar e coordenar projetos e serviços na área da Engenharia Elétrica; projetar sistemas, componentes ou processos elétricos para atender a requisitos específicos; compreender detalhadamente os processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Com isso, o profissional estará apto a atuar na expansão do sistema elétrico nacional, nas áreas de Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos, Eletrotécnica e Controle e Automação.

Inscrição
Para se inscrever, os candidatos devem selecionar os cursos e instituições na primeira e segunda opção na página do Sisu. Também é neste momento que os candidatos selecionam a modalidade da vaga pretendida, ampla concorrência ou reserva de vagas - destinada a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa e/ou autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.

Colocação
Após o primeiro dia de inscrições, o site do Sisu fornece um ranking em que os estudantes têm acesso à colocação na lista com todos os inscritos para a mesma vaga. Por exemplo, são disponibilizadas 20 vagas para determinado curso no IFMG e foram inscritos 120 estudantes. Assim, haverá posições que variam entre 1º e 120º lugar, mas somente os 20 primeiros colocados seriam convocados para a chamada regular, enquanto os demais poderiam entrar na lista de espera. Nesta etapa os candidatos têm uma estimativa da probabilidade de aprovação e podem fazer mudanças para aumentar suas chances até o último dia.

Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de fevereiro e os aprovados têm de 2 a 8 de março para realizar a matrícula. Já os candidatos que não foram aprovados nesta chamada, podem participar da lista de espera - a manifestação de interesse deve ser feita entre 28 de fevereiro e 8 de março. A divulgação da lista, assim como as chamadas posteriores, é feita pelas instituições. É de responsabilidade dos candidatos inscritos nas listas de espera acompanhar as divulgações das chamadas e prazos para matrícula.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Italo de Castro da Costa

17 de fevereiro, 2023 | 11:41

“Quero fazer esse curso”

Envie seu Comentário