19 de fevereiro, de 2023 | 13:00

Opinião: O país do Carnaval depois da pandemia

José Maurício Conrado *

O Carnaval de 2023 será uma espécie de retorno da festa depois da pandemia, que emergiu no mundo em 2020. Não que em 2022 não tenhamos vivenciado a festa carnavalesca no Brasil, mas será agora em 2023 que efetivamente viveremos o retorno do Carnaval em sua força, depois de termos conseguido entender como lidar de forma mais eficaz com os efeitos da pandemia.

Algo a ser destacado neste processo é o fato de que há diferenças em relação à forma como lidamos com a rua desde a pandemia. Assim, o Carnaval de 2023 será um grande espaço para reafirmar o gosto pela festa em espaços abertos, gosto tão típico de boa parte da sociedade brasileira. Neste sentido, é notório como a rua é importante para diversos festejos no país.

“Novos sentidos para uma velha e conhecida festa”

Assim, as expectativas são de um Carnaval com uma grande participação das pessoas na rua, mas ao mesmo tempo, poderemos perceber um grande uso das redes sociais. Se a pandemia enfatizou, enquanto estávamos em casa, um aumento no uso da internet e redes sociais, agora essas práticas não serão esquecidas tão cedo, pois mesmo que estejamos brincando com o Carnaval nas ruas, o compartilhamento e criação de imagens de nossas atuações na festa, com a ajuda de nossos já inseparáveis aparelhos celulares, será algo ainda mais enfatizado. É como se quiséssemos querer dizer e registrar para o mundo que voltamos às ruas.

Dessa forma, o País do Carnaval, em 2023, será palco para uma festa já conhecida, mas que trará novos sentidos para os foliões e apaixonados pela festa. Poderemos ver e analisar, a partir desse ano, como o Brasil poderá usar o Carnaval como um portal para seguir em frente, após desafios dos últimos anos. Teremos novos sentidos para a vida ao brincar com o velho e conhecido Carnaval, que representa a festa da fartura e do exagero, cumprindo seu papel de dar vida a vida.

* Professor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pesquisador em Carnaval, Cultura Pop e Midiática

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose do Carmo Torres da Silva

21 de fevereiro, 2023 | 18:42

“Um País chamado Brasil... Onde TUDO pode. A Covid acabou? A pandemia acabou? Não vi um comunicado da OMS, liberando geral... Rssss... Ahhhh... Aqui é Brasil... TUDO pode... Litoral Norte de São Paulo com, até agora 36 mortos... GNEWS dá notícia com os repórteres fazendo cara de tristes. Logo em seguido, cortam para o carnaval... É, no mínimo interessante. Carinhas feias ao noticiar Covid. Alegres ao noticiar o CARNAVAL. A solidariedade é algo importante. Será que está faltando bombeiros no desastre de São Paulo? Penso que tudo é possível. Mas eu não concordo com a hipocrisia... Lembram-se do Luiz Roberto falando sobre a Copa América???”

Envie seu Comentário