20 de fevereiro, de 2023 | 05:00

Sequência de chuva intensa provoca caos em São Paulo

Agência Brasil - São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
Estradas para a região de São Sebastião, no litoral norte, estão bloqueadasEstradas para a região de São Sebastião, no litoral norte, estão bloqueadas

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse nesse domingo (19), em São Sebastião, que helicópteros da Polícia Militar e do Exército vão ser usados para transportar as equipes de bombeiros e retirar feridos dos deslizamentos de terra no município. Em consequência dos deslizamentos, 36 pessoas perderam a vida.

De acordo com o governador, as estradas que dão acesso à praia Barra do Sahy e Baleia estão interrompidas. “Para que o socorro chegue imediatamente a essas regiões, a gente vai usar helicópteros Águia da Polícia Militar e os helicópteros do Exército”, disse.

“A gente pediu um apoio das Forças Armadas e fomos prontamente atendidos. O Batalhão de Aviação de Taubaté vai disponibilizar aeronaves de grande porte para que a gente possa, primeiro, deslocar tropas de bombeiros para lá, já que essa tropa não está conseguindo chegar para ajudar no resgate em razão do bloqueio das rodovias”, disse.

No total do estado, até domingo 36 mortes estavam confirmadas, duas delas no litoral norte paulista, uma mulher de 40 anos de idade, em São Sebastião, e uma criança, de 7 anos, em Ubatuba. O número de feridos é incerto.

“A gente não tem noção ainda. Falam em 30 [feridos], mas pode ser mais. A gente não tem a informação exata. A gente está deslocando de helicóptero os primeiros bombeiros e médicos para a região justamente para fazer essa triagem”, disse.

Tarcísio informou ainda que, inicialmente, os feridos serão encaminhados para o Hospital Regional de Caraguatatuba. Assim que a capacidade do hospital se esgotar, passará a ser utilizado o Hospital Regional de São José dos Campos e, posteriormente, o Hospital das Clínicas, na capital paulista.

Chuvas intensas e persistentes que atingiram todo o litoral norte do estado de São Paulo desde a noite de ontem (18) causaram mortes, bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos, e afetam o abastecimento de água na região.

Criança está entre as vítimas

Uma criança de 7 anos de idade etsá entre as vítimas que perderam a vida. O sinistro ocorreu n a madrugada de domingo (19) no município de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, em decorrência de um deslizamento de encosta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma rocha atingiu a casa onde estava o menino estava. O óbito foi constatado no local por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Corpo de Bombeiros Militar passou o dia na área do deslizamento.

Lula visita áreas atingidas por temporais no litoral norte de SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesa segunda-feira (20) as áreas atingidas pela chuva intensa no litoral norte de São Paulo, especialmente em São Sebastião, onde a estimativa aponta a morte de 36 pessoas. Uma criança de sete anos está entre as vítimas em Ubatuba.

A previsão é de que o presidente deixe Salvador agora de manhã e chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá sobrevoa a região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.

Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.

O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto sobre a situação.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mê

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

20 de fevereiro, 2023 | 22:13

“Infelizmente essas tragédias tem trazido luto e tristeza a muitos no Brasil. Mas infelizmente, é melhor escoar dinheiro público para o Carnaval, do que investir em melhorias essenciais para o sofrido pagador de imposto. Dá-lhe Brasil. E não adianta falar que Carnaval é investimento em Cultura e Lazer, se aprofundarmos saberemos que é válvula de escape para lavar dinheiro ilícito em sua grande maioria.”

Envie seu Comentário