Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de fevereiro, de 2023 | 16:28

Mídias sociais: tendências que servem de inspiração a diversos mercados

Atualmente, a mídia social tem um grande impacto em diversas indústrias. Estas trabalham de forma incansável para conseguirem acompanhar o ritmo frenético das tendências emergentes, para aproveitarem a moda do momento e rentabilizar as suas áreas de negócio ao captarem a atenção do seu público-alvo.



Consumidores optam cada vez mais pelos dispositivos móveis

O uso de dispositivos móveis aumenta a cada ano, alterando os hábitos de consumo dos usuários, que priorizam a praticidade e comodidade oferecidas pelos smartphones e tablets. Uma das consequências do uso massivo é a onipresença das redes sociais, que estão sempre a um toque de distância. Com isso, os usuários estão conectados por mais tempo, consumindo as novas tendências e compartilhando conteúdos.

Esta particularidade inerente à mídia social, que lança tendências ao nível mundial, é aproveitada por diversas indústrias. Algumas delas são conhecidas por reagirem rapidamente às novas modas que são lançadas, enquanto outras, pelas suas especificidades, terão uma resposta mais lenta. No entanto, atualmente, quase todos os setores estão atentos às novas correntes que nascem nas redes, para dessa forma reagir de acordo com cada cenário.

Jogos digitais: sempre na crista da onda

Uma das indústrias que mais rapidamente reage às novas tendências da mídia social é a indústria dos jogos eletrônicos. Atualmente, com a procura crescente de jogos em dispositivos móveis, é visível o aparecimento de novos games sempre que uma nova tendência surge nas redes sociais. São, geralmente, jogos simples, resultantes geralmente na gamificação de um vídeo viral, ou de uma tendência forte nas redes sociais.

Jogos como “Will It Shred?” são inspirados nos famosos vídeos do YouTube em que objetos são lançados em trituradores industriais e o resultado encanta os espectadores. Esta tendência, milhares de vezes reproduzida em vídeos nas redes sociais, facilmente se transformou num jogo para que os usuários conseguissem experienciar a sensação por si mesmos.

Outros jogos tentam mimetizar a sensação transmitida por uma das mais recentes modas: o ASMR, um estado de euforia leve desencadeado por estímulos sensoriais. Desta forma, jogos onde o usuário tem de cortar uma barra de sabão tentam oferecer o mesmo efeito calmante transmitido nos vídeos de ASMR.



Mídia social não é a única responsável

Ainda que a mídia social seja uma das responsáveis pela inspiração de diferentes indústrias, ela não é a única. Na verdade, o mundo digital obriga a que praticamente todos os setores se modernizem e tenham uma presença online, mesmo aqueles que no passado existiam exclusivamente em espaços físicos.

E até mesmo os clássicos voltam a ser tendência no ambiente digital. Nas plataformas de streaming, como a Disney+, os filmes mais renomados, como O Rei Leão, Bela e a Fera, Branca de Neve, estão sempre em alta. No campo dos jogos online também existe um segmento que vive de modalidades tradicionais do mundo físico, porém em versão digital, esse é o caso da roleta, apresentada em plataformas especializadas e disponível em diferentes modos de jogo.

O xadrez, também ganhou a internet, onde é possível enfrentar adversários de todas as partes do planeta, além de desafios contra a inteligência artificial. Os clássicos renasceram com a comodidade do mundo online.

Quando surge uma nova tendência não é possível afirmar se será uma moda passageira ou algo que veio para ficar, em todos os casos, o que se verifica é que a era digital obriga a todas as indústrias a encontraram o seu lugar no ambiente online, dessa forma, alterando o paradigma da comunicação e ampliando o contato com o público-alvo.

Também é interessante perceber que a digitalização pode ser usada em cursos online que desta forma conseguem estar acessíveis em dispositivos móveis, cabendo também o aprendizado a par do entretenimento e da rapidez de conteúdo das mídias sociais.

O que o futuro nos reserva

As novas tecnologias, a internet e as redes sociais vieram para ficar. Mas, o avanço tecnológico não para e no futuro existirão outras ferramentas que poderão influenciar o dia-a-dia dos usuários e das diferentes indústrias que terão um trabalho contínuo de adaptação para acompanhar todas as mudanças.

A mídia social está-se reinventando abrindo espaço para novas tecnologias como o Metaverso — mundo digital onde o usuário pode viver uma segunda vida, criando e moldando o ambiente da forma que quiser. A indústria dos jogos inclui cada vez mais conceitos como os NFT para que cada usuário possa ser dono do que se joga e muitas outras indústrias estão de olho nas inúmeras oportunidades que o futuro lhes poderá reservar. Ainda que não se saiba exatamente o que o futuro nos possa reservar, não há dúvidas de que as novas tecnologias estarão presentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário