21 de fevereiro, de 2023 | 23:28

5 inovações tecnológicas que ameaçam as carreiras tradicionais

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De acordo com o Wall Street Journal, robôs tem o potencial de assumir mais de 50% da produção humanaDe acordo com o Wall Street Journal, robôs tem o potencial de assumir mais de 50% da produção humana

O rápido crescimento das inovações tecnológicas neste século tem perturbado fortemente numerosas indústrias ao redor do mundo. Estes rápidos avanços ameaçam perturbar o mercado de trabalho e forçar as pessoas a mudar seus caminhos de carreira ou a se requalificar. Isso se não quiserem correr o risco de serem substituídas por máquinas.

Embora ainda se espere que a humanidade tenha um papel na quarta revolução industrial, a atual era da digitalização, responsável pelas inovações em nossa vida diária, está rapidamente mudando os ambientes de trabalho. De acordo com o Wall Street Journal, robôs tem o potencial de assumir mais de 50% da produção humana.

E isso não é tudo. Uma projeção do Fórum Econômico Mundial indica 2025 como o ano em que as máquinas superam o desempenho humano no mercado de trabalho. Isto é particularmente válido para países como os Estados Unidos, onde algumas das maiores indústrias dependem fortemente da tecnologia de automação robótica. Não é difícil perceber por que as tendências robóticas estão mudando constantemente o mercado de trabalho, mas até que ponto? O tempo dirá.

Mudanças na interação com os clientes

Empresas de telemarketing, sites de comércio eletrônico e plataformas iGaming estão agora encontrando formas melhores e mais rápidas de interagir com seu público. A tecnologia mudou a forma como as empresas se comunicam com os clientes, e os chatbots desempenham um papel importante nessa mudança. No entanto, esta tendência é uma espada de dois gumes porque mais pessoas perderão suas posições como representantes de atendimento ao cliente, como evidenciado pelas recentes demissões da Marks & Spencer no Reino Unido.

Apesar de todas estas perturbações, vários setores ainda valorizam as interações humanas como soluções de atendimento ao cliente. Como exemplos temos os cassinos. Quem aposta muito dinheiro vai evitar colocar o destino de seus fundos nas mãos de um bot. Assim, os representantes de atendimento ao cliente ainda poderão manter seu emprego quando trabalharem em cassinos online para grandes apostadores. No entanto, à medida em que mais empresas adotam os chatbots, os funcionários atuais devem se requalificar, desenvolvendo formas inovadoras de se tornar indispensáveis.

Home Office e Trabalho Híbrido

Vários grandes empregadores nos EUA estão lentamente mudando para modelos de trabalho remoto e híbrido.

Conforme esta tendência ganha espaço, os funcionários passam menos tempo no escritório e mais tempo nas estações de trabalho em casa – o que leva a uma diminuição na necessidade de escritório presenciais, assim como de viagens de negócios.

Como as empresas procuram aumentar sua eficácia na comunicação remota e fluxos de trabalho digitais, os funcionários devem estar prontos para enfrentar o desafio ou correr o risco de serem substituídos por trabalhadores temporários mais eficazes.

Além disso, a crescente necessidade de ambientes de trabalho remotos e híbridos está impulsionando a digitalização dos locais de trabalho atuais. Os empregadores devem estar familiarizados com tecnologias imersivas como as realidades aumentada, virtual e mista. Estas tecnologias são necessárias para estabelecer novos processos, oferecer aplicação prática de conceitos em tempo real e proporcionar experiência prática. Como resultado, os futuros candidatos a emprego precisarão desenvolver habilidades específicas que lhes permitirão ter sucesso nestes espaços de trabalho.

Treinamento Dentro das Empresas

Devido à adoção de modelos de trabalho remoto e híbrido, as empresas precisam treinar seus funcionários para usar ferramentas digitais e melhorar a comunicação e os fluxos de trabalho. Como tais soluções tecnológicas estão em constante evolução, o treinamento deve ser feito de forma contínua. Como resultado, surge a tendência de empresas colocarem centros de treinamento dentro de suas organizações, para ajudá-las a implementar as mais recentes práticas tecnológicas.

O que isto significa para o trabalhador comum? Desenvolvedores ou programadores especializados têm uma oportunidade de atender a essas necessidades de treinamento. A proliferação de tecnologias significa que as empresas devem estar prontas para incorporar as últimas tendências. As empresas que adotam esta prática têm um enorme potencial, mas somente se puderem oferecer treinamento constante de pessoal.

Inteligência Artificial para Modelos de Preços

De acordo com a maioria dos gerentes B2B, há uma necessidade urgente de melhorar os modelos de preços e a tomada de decisões. Muito poucos têm as ferramentas para determinar e controlar os preços de commodities.

Como muitos agentes da economia dependem dos preços como uma vantagem competitiva, há necessidade de avaliar o potencial da Inteligência Artificial e Machine Learning para este propósito. Em vez de depender de seu pessoal de recursos humanos, as empresas poderão priorizar essas duas ferramentas para a previsão e fixação de preços no futuro. De acordo com McKinsey, esta opção pode fornecer entre 259 e 500 bilhões de dólares em valor de mercado global.

A ascensão dos robôs

Em 2021, as empresas estadunidenses encomendaram um número recorde de 29.000 robôs - 38% a mais do que em 2020. Neste ano de 2023, a receita gerada pela robótica deve chegar a 7,2 bilhões de dólares no país.
Juntamente com o crescimento contínuo dos processos habilitados para Inteligência Artificial e Machine Learning, as empresas têm poucas dúvidas quanto ao valor da automatização de tarefas repetitivas. A adoção da robótica sai em vantagem.

Aplicações da Automação robótica de processos (RPA na sigla em inglês) também já podem ser vistas em nossa vida diária. Exemplos são caixas automáticos em supermercados e outras aplicações específicas de nicho. Os carros sem motorista, como os lançados pela Tesla, estão se tornando mais uma realidade, representando perigo para os motoristas de táxi, Uber e caminhão.

E não somente os trabalhadores braçais são substituídos. Os profissionais de escritório também devem considerar a requalificação. Por exemplo, os editores estão encontrando concorrência da Grammarly, enquanto os advogados robôs estão dando conselhos legais básicos.

Entretanto, nem tudo está perdido. Especialistas afirmam que os robôs e a Inteligência Artifical criarão mais empregos do que aqueles que estão eliminando. Isto dá uma ponta de esperança para os futuros candidatos a emprego. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, serão criados 58 milhões de empregos a mais do que aqueles extintos devido à automação.

Em suma...

Como o mercado global de carreiras continua a ser sacudido pelas tendências tecnológicas emergentes, a multifuncionalidade e a fusão de carreiras podem ser a salvação de muitos que buscam emprego e funcionários que não quiserem perder seus empregos. Seguindo as estatísticas, uma mudança na taxa de trabalho homem-máquina pode resultar em 85 milhões de empregos perdidos até 2025.

Mas por outro lado espera-se que 97 milhões de empregos adicionais sejam criados no mesmo período de tempo como resultado destes avanços digitais.

Os atuais titulares de empregos devem atualizar 40% das habilidades essenciais para permanecerem relevantes. Em última análise, a requalificação continua sendo a opção mais segura para muitos em suas carreiras atuais e futuras.
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