22 de fevereiro, de 2023 | 17:30
Projeto cria semana de incentivo a brincadeiras infantis tradicionais
Uma proposta de lei que instituiu a Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais” foi aprovada, em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Ipatinga, no início do mês. O projeto tem como objetivo incentivar a prática de brincadeiras tradicionais e resgatar as brincadeiras de antigamente que estão esquecidas pelas crianças de hoje em dia”, informa a assessoria do Legislativo.A Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais” será realizada anualmente na cidade, durante a primeira semana do mês de outubro, e terá como foco a promoção de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que faziam parte do cotidiano das crianças de outras gerações. Além disso, a semana terá ações de conscientização sobre a importância de preservar as tradições e valores culturais da cidade.
Acreditamos que as brincadeiras tradicionais são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Além disso, resgatar essas brincadeiras é uma forma de preservar nossa cultura e nossas raízes”, afirmou o vereador Zé Terez (PSL), autor do projeto.
A Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais” contará com a participação de escolas, associações de moradores e centros culturais, que trabalharão juntos, com apoio do governo municipal, para a realização de atividades lúdicas e jogos para crianças de todas as idades. É facultado ao Poder Executivo promover parcerias com a iniciativa privada.
Entre as atividades elencadas no projeto de lei, estão soltar pipa, jogar bolinha de gude, rodar pião, pular corda, andar de carrinho de rolimã, dançar ciranda e brincar de telefone sem fio. A prática de brincadeiras tradicionais é elogiada por pais, educadores e especialistas, que destacam a importância de incentivar a prática e de valorizar a cultura local. A Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais” deverá ser realizada pela primeira vez já neste ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]