24 de fevereiro, de 2023 | 12:00

Opinião: Sites de conteúdo adulto, streaming e hospedagem de vídeo têm mais ameaças à segurança

Adrianus Warmenhoven *

Uma pesquisa da NordVPN, uma das principais empresas de segurança cibernética, mostra que os sites de conteúdo adulto, streaming e hospedagem de vídeo apresentam o maior número de ameaças de segurança e privacidade, como malware, anúncios intrusivos e rastreadores. A pesquisa mostra que a funcionalidade de Proteção contra Ameaças, cujo único objetivo é proteger as pessoas de tais ameaças, bloqueou 344 milhões de rastreadores, 341 milhões de anúncios intrusivos e 506 mil infecções por malware apenas no mês de dezembro de 2022.

O mundo online desafia as pessoas em cada movimento que elas fazem. Quer ler um artigo? Dezenas de anúncios e pop-ups estão prontos para cobrir imediatamente sua tela.

Outra ameaça à privacidade – o malware – está à espreita em sites e arquivos que você está prestes a baixar. As páginas pelas quais você navega também estão cheias de rastreadores de terceiros que analisam seu histórico de navegação para descobrir o que você faz online. Cabe a você interromper isso.

Malware é um software malicioso que tem como objetivo danificar ou comprometer dispositivos ou dados. O escopo do malware varia de relativamente inofensivo a extremamente perigoso. Esses softwares maliciosos podem rastrear os dados das pessoas, roubar informações confidenciais ou até excluí-las sem o seu consentimento.

A pesquisa da NordVPN mostra que sites de conteúdo adulto (21%), bem como provedores de armazenamento em nuvem (14%) e sites de entretenimento (11%), possuem a maior quantidade de malwares. Em dezembro, a Proteção contra Ameaças bloqueou 60,4 mil, 40,1 mil e 30,9 mil domínios dessas categorias, respectivamente.

Entre os tipos mais comuns de malware estão vírus, spyware, worms, trojans, adware, scareware, ransomware e fileless malware.

“O mundo online desafia as pessoas em
cada movimento que elas fazem”


O termo “publicidade intrusiva” refere-se ao ato de colocar anúncios invasivos e irrelevantes na frente dos consumidores. Eles irritam os usuários aparecendo inesperadamente, bloqueando a página de hospedagem, abrindo novos sites e janelas ou reproduzindo vídeo e áudio em momentos inoportunos.

Em relação aos anúncios intrusivos, a maioria deles foi encontrada em sites de streaming (23%), conteúdo adulto (16%) e compras online (9%). A Proteção contra Ameaças detectou e bloqueou milhões deles: 552 milhões, 389 milhões e 226 milhões em cada tipo de página, respectivamente.

Hoje, os bloqueadores de anúncios são essenciais para a segurança porque bloqueiam publicidades que podem infectar os dispositivos e afetar a privacidade das pessoas, uma vez que esses anúncios irritantes dependem da coleta de dados das atividades na web e da violação da privacidade das pessoas. Além disso, se um site estiver carregando mais devagar do que o normal, você pode culpar os anúncios intrusivos. Aplicativos gratuitos cheios de anúncios indesejados também podem esgotar a bateria do seu dispositivo mais rapidamente.

Embora muitos rastreadores sejam uma ferramenta de publicidade e de melhorias na experiência do usuário, eles também podem ser úteis para espiões online. Provedores de serviços de Internet (ISPs), agências de marketing, empresas de mídia social e governos podem acessar suas ações online e violar sua privacidade.

Vale acrescentar que uma pesquisa anterior mostrou que o número médio de rastreadores por site é maior em Hong Kong (45,4 rastreadores), Singapura (33,5), Estados Unidos (23,1) e Austrália (18,6).

Você pode se tornar menos rastreável online recusando cookies de terceiros, já que o site pode vender seus dados de navegação a terceiros. Isso pode ser feito se você usar uma VPN, que ocultará seu endereço IP real e localização. Pode ainda instalar um bloqueador de rastreador, que impedirá que seus navegadores coletem informações sobre você, usar navegadores de privacidade, que podem ofuscar a impressão digital do navegador, ou ainda descartando o Google, que rastreia muitos dados sobre você.

A Proteção contra Ameaças verifica seus arquivos antes que você os baixe e identifica ameaças e as bloqueia antes que possam danificar seu dispositivo. A funcionalidade é gratuita em todas as assinaturas e permite que você fique online sem deixar rastros, protegendo sua privacidade e melhorando sua segurança digital.

* Consultor de segurança cibernética da NordVPN.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário