23 de fevereiro, de 2023 | 16:00

Cultura popular é celebrada em uma semana de poesia

Reprodução
Participantes da mostra poética: Lagoa do Nado abraça a cultura popular há 30 anosParticipantes da mostra poética: Lagoa do Nado abraça a cultura popular há 30 anos
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP), na região da Pampulha, em Belo Horizonte, recebe de 27 de fevereiro a 5 de março uma programação gratuita que mostra a diversidade da linguagem poética. A 1ª Semana da Poesia Popular da Lagoa do Nado (PLN) é uma realização da Pé Vermelho Produção, idealizada pelos poetas Marco Llobus e Ricardo Evangelista, que será o “mestre sem cerimônia da poesia popular”.

Na abertura, na próxima segunda-feira (27), das 16h às 18h, os poetas Ailton Krenak e Ricardo Aleixo abrem alas para a poética indígena e negra. O encerramento será no dia 5 de março - um domingo dedicado às mulheres. A temática sociocultural permeia toda a programação, que será em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão simultânea por vários canais do YouTube de parceiros e o lançamento dos sites poesialagoadonado.com.br e pln.art.br.

“A proposta do evento é trazer a poesia ao centro de uma reflexão sobre a arte popular, celebrando uma história de promoção de arte e cultura na cidade de Belo Horizonte, na região da Pampulha, um dos símbolos do modernismo no Brasil. A PNL traz a poesia como um grito no combate ao racismo, ao patriarcalismo, à homofobia e pela defesa dos valores que afirmam o estado de direito e a democracia, reconhecendo a estruturação negra e indígena na formação fundamental da identidade brasileira”, destaca a produção. “Será uma oportunidade de trocas de saberes entre grupos poéticos, poetas e editoras independentes, com uma programação diversificada”, reforça.

Homenagens póstumas a poetas que contribuíram para essa história também integram a programação com finalidade solidária. A artista visual Iara Abreu pintou obras que trazem à memória a importância dos poetas ativistas culturais Cláudio Márcio Barbosa, Marcelo Dolabela, Roberto Soares, Sônia Stehling e Tânia Diniz. Após a finalização do evento, as telas produzidas serão leiloadas e os valores arrecadados, doados à Casa Alô Vida - entidade que trabalha com prevenção ao suicídio. O projeto é realizado com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) foi criado a partir de uma demanda da população. É o primeiro equipamento cultural do município de Belo Horizonte, de demanda popular, fora dos quadrantes da avenida do Contorno. Ao longo de seus 30 anos tornou-se celeiro de formação, revelou talentos e alegrou milhares de cidadãos com lazer cultural de qualidade e valorização da arte brasileira. E a poesia sempre teve espaço permanente no Sarau da Lagoa do Nado, um dos mais antigos da capital mineira, realizado desde 2000.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário