EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

23 de fevereiro, de 2023 | 15:06

Nove veículos são carbonizados em incêndio em garagem no bairro Cidade Nobre em Ipatinga

Enviada por leitor
Incendio destruiu quatro ônibus, duas vans e um sétimo veículo que estavam nos fundos da garagem Incendio destruiu quatro ônibus, duas vans e um sétimo veículo que estavam nos fundos da garagem

Os militares do Corpo de Bombeiros de Ipatinga atuaram na tarde desta quinta-feira (23), para apagar um incêndio em uma garagem localizada na rua Dom Pedro II, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga. A fumaça pôde ser vista de várias partes da cidade.

Conforme o relatório do Corpo de Bombeiros Militar, no local havia quatro ônibus, quatro vans e um furgão Fiat Doblo. Todos veículos pertenciam a Ivan Ribeiro Freitas, proprietário do imóvel. Os veículos foram utilizados no passado para prestar serviços de transporte escolar em um contrato com a Prefeitura de Ipatinga e, após encerramento do contrato, o proprietário guardou os veículos no seu imóvel. Todos os veículos sofreram perda total, consumidos pelas chamas.

A vistoria do Corpo de Bombeiros aponta que edificações vizinhas também foram danificadas. Um prédio residencial situado a rua Dom Pedro II teve danos na fachada lateral do lado esquerdo, com descolamento do pastilhamento, pintura lateral, duas janelas e um aparelho de ar condicionado de um dos apartamentos. O prédio residencial do lado direito teve danos na pintura da fachada lateral direita.

O comandante da 1ª Companhia dos Bombeiros, capitão Tiago Ferraz, rebateu reclamações de demora no atendimento à ocorrência. “De acordo com o relatório do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), recebeu a ligação às 14h47 e às 14h50h já tinha empenhado viaturas de combate a incêndio da sede do 11ºBBM (centro de Ipatinga) e de Timóteo. A logística e a dinâmica do atendimento com caminhões carregados com equipamentos, água e pessoal, faz com que o deslocamento seja mais arriscado e cauteloso. Com isso, houve um tempo gasto de 15 minutos de trânsito até o local da ocorrência. Por fim, nós entendemos que foi uma ocorrência atendida de forma ágil, devido a circunstâncias do evento e do tráfego da região”, afirma em mensagem enviada ao Diário do Aço.

"Informo ainda, que inclusive, tinha um militar nosso de folga, que prontamente, iniciou no local o combate a incêndio com o sistema de hidrantes do prédio ao lado do local sinistrado. Esse local sinistrado não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)", conclui o oficial. Mais abaixo, estão vídeos do local.

Cerca de 30 mil litros de água usados no combate ao incêndio

O comandante do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes esclarecqu que logo após a unidade receber o chamado, foram empenhados o Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) tripulados com cinco militares da sede do 11ºBBM e o Auto Produtos Perigosos (APP) tripulados com três militares do 7º Pelotão da cidade de Timóteo.

No combate ao incêndio, foram gastos um total de 30 mil litros de água. As viaturas reabasteceram com a reserva de água de incêndio dos prédios vizinhos e de um caminhão de combate a incêndio da Usiminas que estava em apoio no local.
Divulgação CBMMG
Equipes do Corpo de Bombeiros e caminhão pipa particular foram empregados no combate ao incêndio na tarde desta quinta-feira Equipes do Corpo de Bombeiros e caminhão pipa particular foram empregados no combate ao incêndio na tarde desta quinta-feira

Os moradores dos prédios vizinhos foram orientados a evacuarem suas residências até que a situação fosse controlada, devido à quantidade de chamas que estava sendo produzida pelo incêndio. Os militares combateram as chamas em quatro ônibus, um carro e duas vans.

O combate foi realizado com sucesso e os militares ficaram no local fazendo o rescaldo para que não houvesse possibilidade de reignição.

“Ressaltamos que o atendimento foi iniciado pelo atendimento do 193 no Centro de Operações de Bombeiros (COBOM) do 11ºBBM, essa seção foi responsável por acionar as viaturas e o pedido de apoio da Usiminas e outros órgãos”, informou o comandante do 11º Batalhão.

Além do combate ao incêndio, a Companhia de Prevenção do 11ºBBM foi ao local para verificar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

“O documento comprova que prédios e instalações possuem condições seguras para funcionamento, como saída de emergência, equipamentos para combate a incêndio, entre outras. Foi constado que no endereço do sinistro não havia a documentação”, finalizou o oficial.





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Flavio

24 de fevereiro, 2023 | 21:58

“Não quero aqui desmerecer o comentário de ninguém e fico triste pela perda do proprietário dos veículos, pois também sou caminhoneiro autônomo. Mas gostaria de parabenizar o corpo de bombeiros militar. Pela dedicação e empenho, eu precisei da ajuda deles no município de belo oriente. Quando meu caminhão começou a incendiar a carga de carvão vegetal. A chegada dos bombeiros foi muito rápida e fizeram um ótimo trabalho. Graças a Deus e aos bombeiros de Ipatinga , eu não tive prejuízo nenhum. Que Deus abençoe a vida de cada um em seu trabalho.”

Curto e Franco

24 de fevereiro, 2023 | 20:14

“Tantas reclamaçoes e opinioes , mais a causa do incendio nao foi comentada , tem caroço nesse angu .”

Motorista

24 de fevereiro, 2023 | 10:26

“FICA A DICA, aos que reclamam da demora, quando ouvirem a sirene dos bombeiros ou de qualquer outro veiculo de veiculo de emergência, desloquem para direita como manda o CTB, pensem que pode ser um dos seus que está aguardando socorro.”

Mineirinho

24 de fevereiro, 2023 | 09:45

“Toda vez que liguei no Bombeiro, sempre escutei que não tinha carro para atender, e que iriam mandar de Timóteo e Coronel Fabriciano. Nunca tem Bombeiro para atender, melhor fechar esse negócio, se não pode atender de forma certa. E quando vem, demora horas. Critico não para diminuir a instituição, mas para buscar melhoria. Comandante do Bombeiro, pede reforço ( aumento numero de carro e pessoal ) para poder atender o povo de Ipatinga.”

Ipatinguense

24 de fevereiro, 2023 | 07:58

“O que o Tiago Barbosa Ferraz comenta abaixo não procede 100% porque ele esqueceu de passar uma informação muito importante: a de que os bombeiros simplesmente estavam com o telefone ocupado o tempo inteiro... Na verdade, esse incêndio começou por volta de 14:10 e, já nesta hora, os vizinhos já tentavam ligar para os Bombeiros e simplesmente não conseguiam falar... Então esta conversa de "ocorrência atendida de forma ágil" não cola. Eles levaram 15 minutos de trânsito até o local da ocorrência sendo que chegaram ao local dos fatos quase uma hora após o incêndio ter começado, simplesmente porque o telefone estava ocupado. A verdade é que, quando chegaram, já estava praticamente tudo danificado, ficando sem ter como salvar muita coisa dos bens.”

Alfredo Garantido

24 de fevereiro, 2023 | 07:42

“VENHO AQUI ADIMIRAR A TAMANHAS CRITICAS RELATADAS NOS COMENTARIOS,MAS O CURIOSO MESMO É NAO VER AQUI O AGRADECER A DEUS PELO PIOR NAO TER ACONTECIDO VIDAS CEIFADAS,CRIANÇAS FERIDAS ... VAMOS AGRADECER A DEUS POIS MESMO QUE TENHA DEMORADO O PIOR NAO ACONTECEU.CADA UM COM SUA FÉ E SUA RELIGIAO MAS LOUVADO SEJA DEUS PELO LIVRAMENTO A INUMERAS FAMILIAS NAS LATERIAS DO EVENTO.. DEUS SEJA LOUVADO....”

Marcelo

24 de fevereiro, 2023 | 00:48

“Parabens a estes homens valorosos do Corpo de Bombeiros,sempre colocando a propria vida em risco pra zelar por outras vidas e de seus bens materiais,tem sempre o meu respeito,gratidao e admiraçao.Quem fuca reclamando e falta do que fazer,povo reclamao e mimizento.”

Reinaldo Vieira

23 de fevereiro, 2023 | 23:11

“Realmente não faz sentido a demora no atendimento. Sou morador de um dos prédios laterais a garagem de ônibus e o tempo de atendimento foi de 35 a 40 minutos.
Esta é a informação dos moradores do prédio que moro. Eles ligaram para o 193 e tiveram dificuldade para serem atendidos.
A ligação foi feita logo no início do incêndio. Acredito que se o atendimento tivesse sido mais rápido o dano poderia ser menor.
Valorizo a iniciativa do militar e do bombeiro que mesmos a paisana iniciaram o combate as chamas utilizando o sistema de hidrante e mangueiras do prédio que moro.
Atitude faz a diferença para um mundo melhor!”

Eclipse

23 de fevereiro, 2023 | 22:55

“Gente mesquinha com comentários mesquinhos. Se não teem o q fazer vão trabalhar.
Parabéns ao corpo de bombeiros pelo empenho.
Tristeza e sentimentos ao proprietário dos veículos.”

Tinho Mortadela

23 de fevereiro, 2023 | 22:53

“Com as paredes escuras por causa do incêndio, já podem cobrir o local e fazer uma academia de Crossfit. Fica a dica de empreendedorismo.”

Henrique

23 de fevereiro, 2023 | 22:20

“Pois aqui em meu prédio tinha uma colmeia de abelhas imensa e eles não tiraram”

Fernando

23 de fevereiro, 2023 | 18:47

“Eu faço criticas ao BMMG de Ipatinga mesmo, nao e a primeira vez wue essa demora acontece, como os salários estão em dia nao custa nada esforçar e suar a camisa em prol da população.”

Viewer

23 de fevereiro, 2023 | 17:47

“Puxa quantos especialistas em logística e em combate de incêndio nos comentários... esses deviam fazer o concurso para o corpo de bombeiros, afinal estão desperdiçados fazendo comentários inúteis.”

Guima

23 de fevereiro, 2023 | 17:27

“Tinha que dividir a cidade em tres sub regiões com no mínino duas.viaturas de combate a incêndios em cada. Mas aqui no nosso Brasil tudo é feito sem planejamento e de maneira relaxada . Vou me candidatar a Prefeito no próximo preito e fazer de Ipatinga uma cidade desenvolvida e humanitária.”

Juquinha

23 de fevereiro, 2023 | 17:03

“O fato é o ambiente tinha autorização para funcionar como garagem de ônibus?”

Ygor

23 de fevereiro, 2023 | 16:57

“Na verdade a população teve dificuldade pra comunicar com os bombeiros isso fez com atrasasse o combate ao incêndio”

Tiago Barbosa Ferraz

23 de fevereiro, 2023 | 16:42

“Informo ainda, que inclusive, tinha um militar nosso de folga, que protamente, inciou no local o combate a incêndio com o sistema de hidrantes do prédio ao lado do local sinistrado. O local sinistrado não possuia o Auto de Vistoria di Corpod e Bombeiros (AVCB). Ass. 11ºBBM”

Tiago Barbosa Ferraz

23 de fevereiro, 2023 | 16:34

“De acordo com o relatório do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), recebeu a ligação às 14:47h e às 14:50h já tinha empenhado viaturas de combate a incêndio da sede do 11ºBBM (centro de Ipatinga) e de Timóteo. A logística e a dinâmica do atendimento com caminhões carregados com equipamentos, água e pessoal, faz com que o deslocamento seja mais arriscado e cauteloso. Com isso, houve um tempo gasto de 15 min de trânsito até o local da ocorrência. Por fim, nós entendemos que foi uma ocorrência atendida de forma ágil, devido a circustâncias do evento e do trâfego da região. Atenciosamente, Cap Tiago Ferraz, Cmt da 1ªCiaOp/11ºBBM”

Alexandre Rodrigues

23 de fevereiro, 2023 | 16:00

“Fica o registro do tempo de atendimento do Corpo de Bombeiros. Desde a primeira chamada eles levaram uns 35 minutos para chegarem ao local.
Considerando o tamanho de Ipatinga, neste tempo daria quase para chegar uma viatura de Governador Valadares.
Os danos poderiam ter sido menores se o atendimento fosse mais rápido.”

Envie seu Comentário