23 de fevereiro, de 2023 | 17:06
Atendimentos na UPA de Ipatinga aumentaram mais de 67% durante o carnaval
Débora Anício
Entre 17 e 22 de fevereiro, foram realizados 2.003 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento
Entre 17 e 22 de fevereiro, foram realizados 2.003 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento
Os atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Ipatinga na semana do carnaval chegaram a 2.003, conforme balanço atualizado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (23). Os números referem-se ao período de 17 a 22 de fevereiro e representam um aumento de mais de 67% em comparação com a semana anterior, quando os atendimentos somaram 1.361.
Segundo o diretor da UPA de Ipatinga, Marcelo Antônio, alguns fatores contribuíram para aumentar o número de atendimentos na UPA e eles estão relacionados com os excessos de carnaval. Foram destacados casos de abuso de álcool; longos períodos sem dormir e/ou descansar; má alimentação; baixa ingestão de água (levando a quadro de desidratação) e períodos prolongados no sol (causando insolação).
Mas a Secretaria de Saúde destaca que as equipes estavam preparadas para fazer frente ao maior fluxo de pessoas que geralmente busca socorro nas unidades da rede pública em períodos festivos. Contamos ainda com reforço nas escalas médicas e de enfermagem", salientam os gestores.
O secretário de Saúde do município, Cléber de Faria, analisou: Em 2023 completamos dois anos do governo Gustavo Nunes e esses números mostram a mudança positiva na qualidade dos serviços ofertados à comunidade. Mas sabemos que muita coisa ainda precisa ser melhorada. Estamos trabalhando incansavelmente por uma saúde de qualidade e acessível para todos”, assegurou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tinho Mortadela
24 de fevereiro, 2023 | 13:13Simples e fácil explicar essa situação, o chamado Bombril ou o famoso atestado médico no feriadão.”
Tião das Couve
24 de fevereiro, 2023 | 11:11Entendam, carnaval é prejuízo para os cofres públicos.”