25 de fevereiro, de 2023 | 14:00

Opinião: Negligência administrativa e tragédias

Marcia Lage *

Entre os inúmeros choques de gestão que o Brasil precisa, um deles é no planejamento das cidades. Não dá mais para as Prefeituras fazerem vistas grossas sobre a expansão de seus municípios, permitindo construções em beiras de cursos d'água e cocorutos de morro.

Existem leis sobre isso no Brasil e o Conselho Nacional do Meio Ambiente é uma cartilha a ser seguida, rigorosamente. Não dá mais para o país perder centenas de vidas todos os verões e as Prefeituras e o Dnit ficarem correndo para reconstruir casas (nos mesmos lugares perigosos) e estradas mal planejadas, mal asfaltadas e malconservadas.

É hora de investimentos sérios e pesados em habitação, urbanismo e meio-ambiente. É hora de trocar estradas por ferrovias, onde a geografia e a proteção ambiental não suportam mais cortes, desmatamentos e soterramento de cursos d'água para alargamento de estradas inviáveis. O Brasil precisa se levar a sério. Levar a sério seu povo e investir em governança.

É revoltante saber que lugares turísticos exuberantes como o litoral sul do Rio de janeiro e norte de São Paulo se encontrem no meio do caminho por uma estrada que mais parece um autorama, estreita e cheia de curvas. E que não há outro meio de visitar esse paraíso a não ser por ela. Em carro próprio ou ônibus, que param de circular a cada chuvarada. Já é hora de construir aeroportos nos municípios turísticos, com voos regulares e baratos.

Quem vai para essas cidades corre o risco de morrer na estrada ou de ficar três, quatro dias sem água (que nem sempre é tratada) sem energia e sem internet, à mercê do calor e dos mosquitos, aumentando a produção de lixo e de esgoto, que segue sem tratamento para rios e mar. Como se ainda estivéssemos no século 18.

O mesmo ocorre com as políticas habitacionais. Prefeitura alguma investe em habitações populares, mas aprova os mais absurdos e atrasados projetos de bairros e condomínios para classe média, ganhando dinheiro com a especulação imobiliária e mandando para longe (sem estrada e sem transporte) a classe operária local. Eles que morram afogados ou soterrados em seus casebres, que de vez em quando ainda são regularizados, para arrecadação de IPTU e nada mais.

"É hora de investimentos sérios e pesados
em habitação, urbanismo e meio-ambiente"


Essas pessoas que pagam impostos vivem confinadas em barracos de taipa e zinco, sem varandas e sem janelas, onde não entra vento nem sol. Os filhos, muitos, não têm creche nem escola perto, nem parquinhos aonde ir. Não podem brincar na rua, porque não há ruas. Só lama e buraco ou uma tira de asfalto podre sem calçadas e sem árvores ao redor. O que existe nessas periferias - verdadeiros quilombos do século 21 - é abandono e desprezo, é crime contra a humanidade.

O Brasil precisa urgentemente de um choque de urbanização. Uma regulamentação federal que obrigue Estados e Municípios a investirem seriamente em políticas de habitação para pessoas que moram em locais de risco, que se aglomeram em construções inseguras, escuras, quentes, irrespiráveis.

Os bairros nessas condições têm que ser refeitos, as casas destruídas e reconstruídas em outros bairros completos, com água, esgoto, energia, Internet, coleta de lixo, parques, quadras de esporte, escolas. Só assim se reduz a violência, resultado do abandono e do desespero, da certeza de saber que onde habitam os ricos tudo isso existe. Inclusive, os melhores ônibus e as melhores ciclovias.

Isso é injusto. Dar muito para quem tem e nada para quem não tem. Morar com dignidade é um direito constitucional. As prefeituras têm que cuidar disso com seriedade e os governos estaduais e federal têm que ajudar na solução desse problema. Arquitetos e urbanistas não faltam para apresentar soluções. São cerca de 286 mil atualmente, segundo o Conselho Nacional da categoria. E há 400 faculdades de arquitetura formando mais 16 mil a cada ano.

Falta vontade política e sobra negligência administrativa, o que resulta em catástrofes anuais perfeitamente evitáveis. O caso de São Sebastião, por exemplo, foi previsto e anunciado com dois dias de antecedência. Só quem morreu não ficou sabendo.

* Jornalista e escritora, com publicações de contos e poesias em diversas antologias. Autora do livro infantil "O Ogro e o Carrapato Estrela, editado pela Iluminare e menção honrosa na edição 2022 do Prêmio Off-Flip de Paraty, cidade onde vive. É natural de São Sebastião do Rio Preto, MG e passa temporadas em Coronel Fabriciano, onde mora sua mãe e vários irmãos.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário