Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de fevereiro, de 2023 | 14:29

Escola do Futuro em Fabriciano terá investimentos de R$ 16 milhões

Divulgação
A ''Escola do Futuro'' terá capacidade para atender mais de 1.900 alunos em tempo integral com Educação 4.0 e contará complexo esportivoA ''Escola do Futuro'' terá capacidade para atender mais de 1.900 alunos em tempo integral com Educação 4.0 e contará complexo esportivo

Está sendo erguida no loteamento Nova Fabriciano a Escola Municipal Reverendo Mário dos Santos, que terá capacidade para atender até 1.920 alunos em tempo integral com educação de ponta e prática esportiva, informou a administração municipal de Coronel Fabriciano. Nesta quinta-feira (23), o prefeito Marcos Vinicius assinou a ordem de serviço para o início das obras da nova unidade educacional, que já é chamada de Escola do Futuro.

“Fiz questão de estar aqui presente no local onde será erguida a escola que vai trazer uma nova concepção de Educação para a nossa cidade. A qualidade de ensino público dará um salto e a nova escola será referência no Estado”, afirma o prefeito.

A Escola do Futuro ocupará uma área de cerca de 20 mil m² e contará com 30 salas de aulas; laboratórios de física, química, biologia e informática; refeitório, centro de convivência, auditório e um complexo esportivo com ginásio coberto, pista de atletismo e piscina semiolímpica.

O investimento é da ordem de R$ 16 milhões com recursos da prefeitura em parceria com o governo do Estado.

Planejamento e obras
O projeto da Escola do Futuro foi concebido pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, e aprovado pelo Estado.

Todo ele foi pensado, e será executado, em conformidade com as normas de segurança, acessibilidade e sustentabilidade, visando também a economia de recursos naturais e econômicos. “É um projeto que integra um prédio inteligente e uma das escolas mais imponentes do Estado”, resume o gestor da pasta, Douglas Prado.

Já a execução do empreendimento ficará a cargo da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos. “Só de área edificada serão mais de 4,5 mil m², num projeto arquitetônico para garantir ainda mais qualidade de ensino aos nossos alunos”, explica o secretário Fabrício Farias. O prazo de execução previsto é de um ano.

Tempo integral e educação 4.0
Além da estrutura educacional, um dos diferenciais é que a nova escola municipal vai abrigar um completo centro esportivo. Com isso, os alunos terão acesso, não só ao ensino de qualidade, mas a práticas esportivas variadas no contraturno escolar – o que hoje é possível apenas por meio de convênios e parcerias da prefeitura com clubes e instituições esportivas da cidade e região.

“Vamos continuar com o projeto de educação em tempo integral nas demais escolas, as parcerias com outros clubes. Mas esta é uma escola diferente, que acredito que não tenha igual no Estado. Ela será bem espaçosa, completa. Aqui o aluno terá tudo o que precisa para trabalharmos a educação em tempo integral: do ensino ao esporte, no conceito da educação 4.0.”, explica o secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra.

Outro avanço é que a nova escola, desde o seu projeto, será estruturada para trabalhar o conceito de Educação 4.0 – com presença e uso de tecnologia para ensinar o aluno a aprender; estímulo a criatividade e desenvolvimento de soft skills (habilidades socioemocionais importantes para a vida do aluno, tanto no aspecto escolar quanto para o seu futuro no mercado de trabalho).

Homenagem
A nova escola recebeu o nome de Reverendo Mário dos Santos, que faleceu em julho de 2022. O pastor foi um líder religioso, por 53 anos, da igreja do Evangelho Quadrangular e vereador em duas legislaturas consecutivas na cidade, nos mandatos de 1989 a 1992, quando também foi membro da Mesa Diretora, e de 1993 a 1996.

O autor do projeto de Lei que deu nome à escola é do vereador Missionário Ney, pelos serviços prestados à comunidade. Na ocasião, parentes do pastor Mário dos Santos estiveram presentes na assinatura da Ordem de serviço.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Shakira

04 de maio, 2023 | 15:53

“Qual data para iniciar a obra?”

Paulo Barcelos Cota

26 de fevereiro, 2023 | 13:21

“Parabéns a administração do Dr Marcos Vinícius e de todos que contribuem para o crescimento de Nossa Cidade. Os pais e alunos agradecem .Os jovens são o futuro da nossa Nação. Portanto que haja um ensinamento de qualidade para que não sejam macaquinhos adestrados ,como temos visto nos jovens de hoje ...E que através da interação na escola ,com sua atividades esportivas saiam do mundo das drogas !!!”

Sem Nome

25 de fevereiro, 2023 | 15:50

“a ideia e boa , a conta e grande quem vai pagar por isso, mandato acabando , cuidado com a realidade .”

Nilton Barreto

25 de fevereiro, 2023 | 15:33

“O aluno de tempo integral tem que almoçar no local, na escola. Como será isso? Refeição para 1.900 alunos? De onde vira tanto dinheiro para alimentar esse batalhão?”

Gildázio Garcia Vitor

25 de fevereiro, 2023 | 10:20

“Um adendo aos meus comentários. A escolha do Pastor Mário dos Santos, que tive o privilégio de conhecer nas minhas "militâncias" politicas, foi muito bem acertada, porque está homenageando a sua memória e suas ações políticas e de evangelização, a sua família, aos membros da IEQ e a toda comunidade evangélica de Coronel Fabriciano, portanto, parabéns ao Vereador Missionário Ney, pela brilhante iniciativa, e a todos os demais Vereadores da Câmara Municipal, pela aprovação do Projeto de Lei.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de fevereiro, 2023 | 07:56

“Sr. José, me perdoe pela resposta incompleta. Para mudar a realidade atual, estou no Magistério, sempre em sala de aulas, há 41 anos. Por isso, que sou um Professor do passado.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de fevereiro, 2023 | 07:50

“Sr. Calango, obrigado pelo comentário.
Espero, apesar da minha reconhecida mediocridade, ter realmente contribuído, pelo menos em parte, para que possa continuar inventando um chão, onde os teus sonhos e os da sua família irão florescer e dar bons frutos.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de fevereiro, 2023 | 07:42

“Obrigado pelo comentário Sr. José Alvarenga. A minha sugestão é, que além dos prédios e infraestrutura pedagógica modernos, valorizem monetariamente e capacitem os Professores. Quanto ao "meu partido preferido", digite aí no Google, "Triste fim de Ipatinga" e consulte o blog do Rudá Ricci, que o Sr. vai ter uma ideia da minha posição. Além disso, a minha critica, no comentário, é a todos os políticos de todos os partidos.”

Josimar Andrade

25 de fevereiro, 2023 | 07:29

“Interessante iniciativa, espero que não seja apenas eleitoreira e sim mudança de visão. E quanto a qualidade quem busca alcança e se reduzir o tempo reservado para militância vai sobrar tempo”

Flávio Barony

25 de fevereiro, 2023 | 07:25

“Obra de referência para toda a região! É muito raro investimento em Educação com uma infraestrutura desse porte e por isso a Prefeitura de Coronel Fabriciano está de parabéns!!!”

Zezé

25 de fevereiro, 2023 | 00:16

“Um belo passo, uma bela iniciativa. Pelo menos um início bem atrasado em termos de um espaço para educar. Pois em pleno século 21 as escolas públicas brasileira já deveriam ser modernas pra fugir daquele modelo de sala com carteiras e quadro negro. Aí pensaram em escolá de tempo integral, mas o espaço físico continuaram os mesmos de antigamente onde os alunos ficavam o dia inteiro naquele espaço restrito sem espaçosa atividades esportivas, físico, tecnológico e social. Pelo esse grande passo foi dado.”

Guima

24 de fevereiro, 2023 | 23:58

“Parabens ao Prefeito de Cel Fabriciano . Era bom o atual prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes fazer um estagio em Cel Fabriciano . Ipatinga esta estagnada a pior administração do Vale do aço. Até hoje não ver uma obra sequer.”

Calango

24 de fevereiro, 2023 | 23:52

“Nobre Mestre Gildázio, fui aluno de Vossa Senhoria, e não tenho dúvidas sobre o quão dedicado e competente Mestre de Ensino foi e ainda é na atual seara do saber e ensinar. Mas, entendo que para muitas pessoas, transformações são aterrorizantes. Não é exatamente fácil sair da zona de conforto e aventurar-se em ambientes desconhecidos.
As mudanças podem vir acompanhadas de um sentimento de saudosismo e uma sensação de piora em relação ao passado. Geram ansiedade e resistência.Mas ganham outro prisma quando aceitamos essa condição como parte da nossa evolução.
Aproveito a oportunidade de agradecer a Vossa Senhoria por ter feito parte da minha formação educacional e intelectual. Sou e serei eternamente grato por ter tido a oportunidade de ser um de seus aprendizes. Obrigado Mestre.”

Zé de Minas

24 de fevereiro, 2023 | 19:52

“Seguindo o raciocínio do comentário postado,"só produz qualidade quem tem qualidade",mais um motivo para os novos e antigos professores de nossa região a se atualizarem com as novas tecnologias e com as adaptações com o novo ensino médio, e não ficarem parados no tempo.A nossa cidade esta em um novo patamar e a fila anda.”

Jose Alvarenga

24 de fevereiro, 2023 | 19:34

“Poxa Gildazio, qual a sua sugestao? Tem feito o que pra mudar a realidade atual? Se fosse uma obra feita pelo seu partido preferido voce tambem criticaria da mesma forma?”

Zoio de Zoiar

24 de fevereiro, 2023 | 18:35

“O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender. O saudoso Pastor Mário foi um homem de exemplo, humildade e perseverança. Uma bela e justa homenagem a este Homem de Deus.”

Jr

24 de fevereiro, 2023 | 18:16

“Parabéns a Administração por essa obra de grande porte e muito importante em Cel Fabriciano!
Os alunos e os Pais,agradecem!
Parabéns pela homenagem ao nosso Saudoso e agora eterno Pastor Mario dos Santos que foi um Servo de Deus no Termo e Acepção da Palavra!”

Gildázio Garcia Vitor

24 de fevereiro, 2023 | 17:33

“E os Professores que irão trabalhar nesta maravilha toda, serão os do passado, como eu, do presente ou do futuro? Pensar que Educação de qualidade se faz apenas com prédios e infraestrutura pedagógica modernos e/ou alterações curriculares, como, por exemplo, o Novo Ensino Médio das Escolas públicas brasileiras, é coisa de politicos, que fazem de conta que não sabem que só produz qualidade quem tem qualidade.”

Envie seu Comentário