Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de fevereiro, de 2023 | 18:00

Carnaval 2023 supera expectativas em Minas

Cristiano Machado/Imprensa MG
O crescimento expressivo do carnaval é comemorado pelo governo estadualO crescimento expressivo do carnaval é comemorado pelo governo estadual
O Governo de Minas apresentou, na quinta-feira (23), o balanço das ações durante o Carnaval 2023 no estado. Os indicadores de turistas superaram as expectativas, com registro de 11,2 milhões de pessoas nas festividades em todo o estado, sendo 5 milhões em Belo Horizonte. Com isso, a movimentação na economia mineira foi de R$ 1,5 bilhão.

“Isso mostra que houve crescimento expressivo do carnaval e, sobretudo, a preservação da festa grandiosa que se tornou Belo Horizonte, mas com uma descentralização”, avaliou secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira. O papel da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a expansão das festividades no estado, também, foi destaque este ano.

“A Cemig fez editais para o interior, para promover Minas Gerais como um grande destino do carnaval, resgatando tradições importantes, como Pompéu, Ouro Preto, o belíssimo musical de Diamantina, além de várias outras cidades, em especial Paracatu e Poços de Caldas, que foram bastante visitadas”, afirmou.

Economia da criatividade
Para estimular ainda mais os bons resultados do carnaval para os mineiros, será lançada, em breve, a Política Estadual da Economia da Criatividade Carnavalesca em Minas Gerais. “Não podemos fechar os olhos para um estado que tem o turismo cultural, a economia da criatividade como sua grande impulsionadora”, frisou o secretário, ressaltando a média de 80% alcançada pela ocupação hoteleira no estado.

O programa Carnaval da Liberdade, iniciativa intersetorial lançado neste ano para fomento à festa tradicional, foi mais uma estratégia de apoio a blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festividades. Por meio do reconhecimento das manifestações culturais, incentiva a geração de oportunidades de emprego e renda para os municípios, além de desenvolver a economia criativa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário