26 de fevereiro, de 2023 | 06:00

Ação educativa na agenda de março do Instituto Usiminas

Programação cultural gratuita é acessível a todas as idades

Fotos: Divulgação/IU
Escolas, famílias e toda comunidade poderão participar de atrações com contação de histórias e oficina de gravuraEscolas, famílias e toda comunidade poderão participar de atrações com contação de histórias e oficina de gravura
Uma programação gratuita e acessível a todas as idades será realizada no mês de março pela Ação Educativa do Instituto Usiminas. Escolas, famílias e toda comunidade poderão participar de atrações de contação de histórias e oficina de gravura. Uma formação para educadores, também, está dentro do calendário cultural. As atividades são realizadas pelo Instituto Usiminas com o patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 212835). Os agendamentos e as inscrições já podem ser feitos via WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

Para as turmas que desejam vivenciar os bastidores do teatro, o pirata Montenegro e sua companheira Macunaíma, interpretados pelos atores Diego Martins e Luzia di Rezende, conduzem a contação Histórias do Teatro. A partir de um texto lúdico, a dupla compara o teatro a um navio, levando os visitantes a uma experiência cercada de curiosidades no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A programação é voltada para escolas e será realizada na próxima quarta-feira (1/3), com sessões às 9h30 e às 14h.

O artista Milton Lira ministra oficina de gravura de impressão únicaO artista Milton Lira ministra oficina de gravura de impressão única
Os sentidos e o significado do que é impressão serão trabalhados nas atividades da Oficina de Gravura, com Milton Lira. O artista vai apresentar aos participantes os processos de impressão próprios da gravura a partir da técnica da monotipia - gravura de impressão única. As escolas poderão agendar para participação de turmas na próxima sexta-feira (3/3), às 14h. Já as famílias podem fazer a oficina no próximo sábado (4/3), às 15h, no Centro Cultural Usiminas.

Arte-educação
A produção contemporânea de arte brasileira inspira o curso de formação “O que podemos aprender com a arte contemporânea brasileira?”, com curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Ulisses Carrilho. A formação será no dia 11/3 (sábado), às 10h, no Centro Cultural Usiminas. “No curso será apresentado um olhar amplo e abrangente para artistas visuais relevantes do cenário brasileiro atual, buscando estimular novas abordagens e discussões sobre arte brasileira em sala de aula, oferecendo referências de autores e artistas que abordam estéticas emergentes em seus trabalhos”, informa a produção.

Mateus Lustosa/Divulgação
Diversas atrações gratuitas fazem parte da programação de marçoDiversas atrações gratuitas fazem parte da programação de março
Além disso, as visitas às exposições do Instituto Usiminas são realizadas por uma equipe de mediadores com o objetivo de desenvolver e realizar atividades de aproximação e conhecimento de obras, períodos artísticos, artistas e linguagens da arte, buscando relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes. As visitas à Galeria do Centro Cultural Usiminas e ao Teatro Zélia Olguin são voltadas para escolas, de terça-feira a sábado, nos horários de 9h30, 13h30, 15h e 18h30, mediante agendamento prévio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário