25 de fevereiro, de 2023 | 15:20

Quadrilha do Rio Grande do Sul é alvo de operação por aplicar 'golpe dos nudes'

Divulgação PCRS
Criminosos que agem a partir do Rio Grande do Sul aplicam o golpe dos nudes em vítimas de todo o país e coube à PC mineira atuação para desvendar um braço da quadrilha Criminosos que agem a partir do Rio Grande do Sul aplicam o golpe dos nudes em vítimas de todo o país e coube à PC mineira atuação para desvendar um braço da quadrilha

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), cumpriu mandados de prisão preventiva expedidos contra quatro homens, de 24, 32, 35 e 38 anos, nas cidades de Uruguaiana e Charqueadas, naquele estado. O grupo é suspeito de aplicar o “golpe dos nudes” contra um casal de Capelinha, cidade mineira da região do Jequitinhonha, em outubro de 2021. Também no Vale do Aço a quadrilha fez inúmeras vítimas. A atuação do grupo criminoso se estendia ao território nacional, conforme os levantamentos da polícia.

Por meio de apurações da equipe da Polícia Civil em Capelinha (MG) identificou-se que os criminosos eram detentos de uma penitenciária do Rio Grande do Sul, sendo um deles oriundo do município mineiro e, possivelmente conhecia as vítimas de sua cidade.

Assim, com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia em Cachoeirinha, no estado gaúcho, a PCMG indiciou os suspeitos por extorsão qualificada, estelionato por meio de fraude eletrônica e associação criminosa.

Após a conclusão dos trabalhos investigativos, a PCMG representou pelos mandados de prisão preventiva contra os suspeitos, que permanecerão presos, e ainda sugeriu a transferência dos indivíduos para unidades de segurança máxima.

Golpe
Reprodução
Estelionatários confeccionaram até uma identidade funcional com a foto de um verdadeiro policial civil; outros membros da quadrilha tinham também uma encenação de sala de delegacia Estelionatários confeccionaram até uma identidade funcional com a foto de um verdadeiro policial civil; outros membros da quadrilha tinham também uma encenação de sala de delegacia

Os investigados, conforme apurado, teriam se associado para captar imagens das vítimas, passando-se por uma mulher para iniciar os flertes nas mídias sociais (principalmente o Facebook e Instagram). A conversa sempre migra das mídias sociais para o WhatsApp e por esse aplicativo são trocadas imagens. Quase sempre a quadrilha se apresenta como pais da suposta menor de idade com quem foi trocado conteúdo erótico. Também se apresentam como o “delegado João Carlos Pinto de Abreu”. Para dar credibilidade à farsa, eles mostram uma carteira funcional da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, montada com a foto do verdadeiro policial.

Após obterem imagens de nudez das vítimas, os homens iniciavam a extorsão, exigindo valores que podem chegar a R$ 20 mil para que elas não fossem denunciadas à polícia por suposta prática de pedofilia. Os suspeitos também ameaçaram publicar o conteúdo em mídias sociais para prejudicá-las profissionalmente na cidade de Capelinha. Os criminosos chegaram a divulgar em mídias sociais a foto de uma das vítimas, sob a ameaça de novas publicações, caso o valor exigido não fosse transferido. Diante disso, a PCMG foi acionada e iniciou imediatamente as investigações.

Já públicado:
Golpe do nude faz novas vítimas. Saiba como age a quadrilha
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ricardo

02 de fevereiro, 2024 | 14:54

“Hoje de manhã tive o desprazer de cair nesse golpe , socorro”

Henrique

08 de janeiro, 2024 | 11:01

“Acabei de receber msg no whats desse mesmo golpe e desse mesmo investidor!!! Oque faço?”

Jhsc

22 de dezembro, 2023 | 17:19

“03144414093
Carlos Eduardo

Numero Suposto delegado
João Carlos Pinto
51 81923462

Numero do Pai Carlos Eduardo
51 81926693

Boa tarde Sr , Henrique Carvalho .

Me chamo João Carlos Pinto sou investigador chefe da polícia Cívil de Porto Alegre .

Estou com os pais da menor Raissa Caitano da Silva em meu departamento .

Estáo a prestar uma ocorrência conta sua pessoa , nas quais preciso de seus exclarecimentos dos fatos .

O Sr está sendo acusado pelo crime virtual , lei 241 / 91 do
nosso código penal brasileiro que em vigor defende e protege
o menor e adolescente sendo apresentadas provas concretas
configurando o crime.

Algumas das conversas - Então como Sr venho a colaborar com sua versão dos fatos vamos resolver da melhor forma possível para o Sr e para ambos os pais certo.
Posso lhe propor uma fiança no valor de quatro mil reais e assim está dando fins a ocorrência ok.
Mas o Sr tens que bloquear essa menor de todas suas redes sociais e não entrar em contato com os pais da mesma .”

Gilberto C.r. Amaral

17 de outubro, 2023 | 11:17

“Dia 12 fui vítima de um golpe desses que pedia para não avisar a esposa, pois era constrangedor... como não fiz nada de errado. Contei a ela fui na polícia e bloquei o dito delegado.”

Daniel Rodrigues dos Santos

10 de julho, 2023 | 17:10

“+55 51 9556-0070 número de um golpista se passando pelo delegado
Ajude a polícia”

Joao Goularte Anthunes

07 de março, 2023 | 23:25

“Esse whatsapp dessa mulher eh mestre em querer pegar videos por inducoes eroticas e ameacas em divulgar suas fotos e imagens por methodos de extorcoes..... uma cambriacheira estelionata em nudes eroticos por whatsapp; fone da safada: +55 18 98827 1142”

Envie seu Comentário