25 de fevereiro, de 2023 | 10:44

Torneio de Xadrez homenageia um dos pioneiros do esporte em Ipatinga

Divulgação
Torneio foi relizado no Food Park, em IpatingaTorneio foi relizado no Food Park, em Ipatinga

O food Park Vale do Aço, em Ipatinga, sediou neste fim de semana, o 3° torneio de xadrez em memória ao médico Sebastião Mendes Gonçalves Neto. A disputa foi promovida pela Fundação Brasileira de Xadrez e Liga Vale do aço de Xadrez em parceria com a Liga brasileira de Xadrez.

O evento contou com a participação de diversos jogadores da região e um de outro estado. O campeão foi Lucas Teixeira Silva, de Ipatinga. O pai de Lucas, Geraldo Antonio da Silva Filho, foi o segundo colocado, e outro filho, Samuel Teixeira Silva foi o terceiro.

Nascido em Itaperuna (RJ), em 10/7/1980, o homenageado, Sebastião Mendes Gonçalves Neto, mudou-se para Ipatinga, ainda criança. Começou a jogar xadrez ainda adolescente, com o professor Sérgio Rastoldo. Passou a dar aulas de xadrez no Colégio 7 de outubro, em Ipatinga. Formou-se em física, prestou concurso para a Cemig com aprovação entre os primeiros colocados, e foi trabalhar em Belo Horizonte.

Naquela oportunidade, fez faculdade de medicina, formou-se e foi aprovado em 1º lugar no concurso de médico do trabalho da INB em Caetité (BA).

“Além de médico era um dos precursores e amantes do xadrez em Ipatinga. Faleceu em 8 de dezembro de 2019. Com seus ensinos de xadrez, colocou vários jogadores em evidência no cenário mineiro”, divulgaram os organizadores do torneio.

Divulgação
Evento esportivo prestou homenagem a médico pioneiro da atividade em IpatingaEvento esportivo prestou homenagem a médico pioneiro da atividade em Ipatinga

Divulgação
Evento no fim de semana teve pai e filhos nas três colocações no pódio Evento no fim de semana teve pai e filhos nas três colocações no pódio


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário