CADERNO IPATINGA 2024

25 de fevereiro, de 2023 | 13:50

Bombeiros mineiros retornam de missão na Turquia

Divulgação / CBMMG
A equipe mineira foi composta por seis militares A equipe mineira foi composta por seis militares

Após 17 dias trabalhando na missão de buscas e de ajuda humanitária na Turquia, país devastado por terremotos, os bombeiros militares mineiros, que compuseram a comitiva brasileira, desembarcaram neste sábado (25), no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Para receber os seis militares, o corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu uma solenidade no Batalhão de Operações Aéreas.

Equipe
Seis militares do CBMMG, que integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), juntaram-se a equipes de bombeiros de São Paulo e do Espírito Santo, que embarcaram para Ancara, capital Turca, por meio de uma aeronave cargueira da Força Aérea Brasileira, que levou as equipes, os equipamentos e cães.

A equipe mineira foi composta pelo capitão Tiago Silva Costa, tenente Leonan Soares Pereira, sargento William Lopes Tristão, sargento Leonardo Costa Pereira, cabo Vitor Bruno Alves de Oliveira e chefiada pelo major Heitor Aguiar Mendonça, subcomandante do Bemad.



Missão
Os militares brasileiros se mobilizaram, no primeiro momento, para atendimento à população, principalmente, no distrito de Samdamag, 30 Km de Hatay e 30 Km da Síria, epicentro do terremoto. De acordo com a corporação, um dos momentos mais difíceis do ponto de vista emocional foi o trabalho de retiradas de vítimas em Kahramanmaras, em dois conjuntos de edificações residenciais totalmente colapsadas pelo terremoto, para a recuperação de duas vítimas fatais.

Os bombeiros de Minas trabalharam por sete horas na retirada de uma criança de quatro anos, encontrada sem vida. “Um trabalho extremamente difícil devido às circunstâncias da edificação, um prédio de vários andares com várias lajes sobrepostas e a criança, chamada Abidu, estava praticamente de pé. No dia seguinte, nossos bombeiros trabalharam conjuntamente com as outras equipes brasileiras na retirada do pai e do irmão do garotinho, concluindo assim a recuperação da última vítima da família”.

Duração
A equipe brasileira composta por bombeiros militares de Minas, São Paulo e Espírito Santo decolaram no avião da Força Aérea Brasileira, no dia 8 de fevereiro, e permaneceram empenhados nas buscas por sobreviventes até quarta-feira (22/2), quando encerrou o prazo do decreto brasileiro.

Terceira vez
Pela terceira vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), figura no cenário internacional de ajuda humanitária em países que foram assolados por desastres naturais.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário