Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de fevereiro, de 2023 | 20:25

TAC prevê criação do código de ética da Galoucura

Divulgação/MPMG
Assinatura do documento foi nesta sexta-feira, 24, na sede do Procon-MGAssinatura do documento foi nesta sexta-feira, 24, na sede do Procon-MG
(Ministério Público de Minas Gerais)
Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, e representantes do Grêmio Cultural e Recreativo Torcida Organizada Galoucura assinaram nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a criação do código de ética da referida agremiação que deverá ser entregue ao MPMG no prazo de 30 dias.

O compromisso foi assumido pelo presidente da Galoucura, Josimar Junior de Souza Barros e pelo vice-presidente, Jorge Rodrigo de Oliveira Silva. Pelo MPMG o TAC foi assinado pelo promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu. O major Tomás Hilário Cardoso Ferreira, subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), também esteve presente durante a assinatura do TAC.

Segundo Fernando Abreu, “a médio prazo esse tipo de iniciativa deverá ser levada a outras torcidas organizadas de Belo Horizonte”. O promotor de Justiça destacou o ineditismo do TAC e disse que "o compromisso assumido pela Galoucura sinaliza uma mudança de comportamento das torcidas organizadas”.

De acordo com o MPMG, o documento deverá contar com cláusulas que disponham sobre direitos e deveres dos integrantes, regras de postura e conduta que os associados deverão seguir enquanto torcedores organizados. O documento deverá ainda dispor sobre sanções a serem impostas aos associados em caso de descumprimento de suas cláusulas ou de qualquer outra regra imposta pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e demais órgãos constituídos.

Dentre as sanções previstas, serão estabelecidas a suspensão cautelar pelo período de três meses, suspensão pelo período de um ano e banimento definitivo do associado, a depender da gravidade dos atos cometidos.

Tais sanções tem o objetivo de proibir que o torcedor compareça à sede da torcida, caravanas, festas fechadas, eventos diversos, bem como receber ingresso ou qualquer outro tipo de benefício fornecido pela agremiação.

Da mesma forma, a Galoucura se comprometeu a inserir no código de ética uma cláusula que obriga a agremiação a notificar formalmente, em até cinco dias, o MPMG e o Batalhão de Polícia de Choque, por meio dos canais oficiais de comunicação, sobre as sanções aplicadas aos seus associados.

Bandeirão, bandeira e faixa liberados
Neste sábado, 25 de fevereiro, Atlético e América se enfrentaram pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro de 2023. O jogo foi às 16h30 no Mineirão. Para essa partida a Torcida Organizada Galoucura foi autorizada a levar um bandeirão, uma bandeira e uma faixa para o estádio. “A concessão foi feita em virtude das iniciativas positivas tomadas pela agremiação”, esclarece o promotor de Justiça Fernando Abreu. A Recomendação que resultou no banimento temporário da organizada termina no próximo mês.

Já com relação à Torcida Organizada Máfia Azul, também banida temporariamente por mal comportamento de seus integrantes, não há expectativa de nenhum tipo de concessão. O banimento termina em fevereiro de 2024.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Malvadeza

28 de fevereiro, 2023 | 18:23

“Tem é que acabar com essas organizadas,se puxar a capivara dos associados vai aparecer cada tipo de gente que nem pode estar nas ruas”

Envie seu Comentário