EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

28 de fevereiro, de 2023 | 06:00

Chega ao fim

Fernando Rocha

A fase de classificação do Campeonato Mineiro, com sua nova fórmula, chega ao fim no próximo sábado com a lógica prevalecendo: Atlético e América classificados como primeiro de seus grupos e o Cruzeiro bem encaminhado para chegar em primeiro do Grupo C.

O melhor segundo colocado na classificação geral, que hoje seria o Athletic de São João del-Rey, vai compor as quatro equipes semifinalistas.

Vamos conhecer, também, na última rodada a ser disputada no próximo sábado (4/3), com todos os jogos no mesmo horário, as três piores equipes que vão fazer o patético “triangular da morte”, hoje na conta de Patrocinense, Caldense e Democrata-SL, todos do Grupo B.

O times do 5º até o 8º colocado geral vão jogar o famigerado “Troféu Inconfidência” e, não se sabe porque, quem ficar em 9º lugar acaba no limbo, sem ganhar ou perder nada, quando, a meu juízo, deveria disputar também o torneio da “morte” para não ser rebaixado.

Mais longe
Diante de, aproximadamente, 5 mil pessoas, o Ipatinga decepcionou mais uma vez a torcida, no Ipatingão, ao só empatar em 1 x 1 com o Pouso Alegre, na tarde do último domingo, praticamente dando adeus à possibilidade de chegar à semifinal.

Agora, além de vencer os dois jogos que lhe restam, contra Patrocinense em casa e Athletic fora, precisa torcer para que Democrata, Cruzeiro e Tombense não pontuem na última rodada.

Esse foi o terceiro empate consecutivo do Ipatinga, que soma agora 6 pontos ganhos, podendo chegar a 12 no total. Não fosse os últimos tropeços e contando com a ruindade dos adversários do interior, poderia ter ido mais longe e até sonhar com a semifinal, ao invés de apenas escapar do “triangular da morte”, o que pode ser, também, exaltado, considerando seu retorno após 11 anos ausente da elite do futebol estadual.

FIM DE PAPO

Impressionante o massacre do América em cima do Galo nos primeiros 20 minutos do clássico. Everson fez pelo menos cinco grandes defesas e salvou o alvinegro de uma goleada. O Atlético mostrou-se apático, sem combatividade, criatividade, sendo totalmente dominado pelo Coelho. Mas quem tem Hulk pode surpreender a qualquer momento. Mesmo bem marcado, cobrou falta com perfeição, no ângulo, cabendo a Patrick aproveitar o rebote e fazer 1 x 0. A injustiça no placar só foi corrigida nos acréscimos, depois de um escanteio, onde Natan Silva, como sempre, não saiu do chão e o zagueiro Ricardo Silva fez o gol de empate.

No intervalo, o técnico Eduardo Coudet deu uma arrumada no time, que teve também mais garra e vontade de vencer. Mas, embora tenha tido o controle da partida, a equipe criou poucas chances reais de gol, facilitando a vida do bom setor defensivo do América. Empate de 1 x 1, sem interferência da arbitragem, que deixa a briga pelo primeiro lugar na classificação geral em aberto, e o torcedor do Galo mais otimista para o confronto de amanhã contra o Carabobo, da Venezuela, pela pré-Libertadores, onde só a vitória lhe interessa.

Esse empate no clássico entre Galo e Coelho acabou, indiretamente, beneficiando o Cruzeiro, que vai precisar da ajuda de seu maior rival na última rodada para se classificar à semifinal do Campeonato Mineiro. Interessado em ser o primeiro para ter as vantagens do regulamento, o Galo vai precisar pontuar no Mamudão/GV, contra o Democrata que disputa a vaga na semifinal distante apenas dois pontos do Cruzeiro.

Surpreendente, confusa, complexa, a decisão da SAF do Cruzeiro de não pagar e empurrar a dívida com o Pyrâmides, do Egito, sobre a compra de Rodriguinho, hoje em torno de R$ 30 milhões, para a Associação Cruzeiro. Ao usar brechas da lei da Sociedade Anônima do Futebol, aprovada recentemente no Brasil, a equipe comandada por Ronaldo Fenômeno tenta institucionalizar o calote. A Fifa observa toda essa movimentação e o clube, se não pagar a divida, com certeza, será punido com outro transferban. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário