27 de fevereiro, de 2023 | 17:00

“Dancing Days” mantém acesa a era da discoteca

Reprodução
O papel de Sonia Braga dominou a cena na novela exibida em 1978O papel de Sonia Braga dominou a cena na novela exibida em 1978
O clima de discoteca dos anos 1970 pode ser revivido no Globoplay com a estreia de um ícone da dramaturgia brasileira: “Dancing Days”. Todo mundo está convidado a abrir suas asas, soltar suas feras, cair na gandaia e entrar na festa, como entoam As Frenéticas nos versos da canção-tema de abertura da novela, tão emblemático quanto a trama de Gilberto Braga.

Estrelado por nomes como Sonia Braga, Joana Fomm, Gloria Pires, Antonio Fagundes, Reginaldo Faria e Ary Fontoura, o folhetim inaugurou o estilo do autor, famoso por suas crônicas marcadas pela discussão sobre os valores da classe média e das elites urbanas do país. Exibida em 1978, a obra completa 45 anos em 2023 e chega à plataforma pelo projeto de resgate de clássicos da dramaturgia.

Nelson Di Rago
O folhetim projetou Glórias Pires para o sucesso, com apenas 15 anosO folhetim projetou Glórias Pires para o sucesso, com apenas 15 anos
Em atuações memoráveis, Sonia Braga e Joana Fomm dão vida às irmãs Júlia Matos e Yolanda Pratini, respectivamente. As diferenças entre as duas beiram a rivalidade quando a primeira, ao conquistar liberdade condicional depois de ser acusada pelo atropelamento e morte de um guarda, busca se livrar do estigma de ex-presidiária e se reaproximar da filha. Mas a socialite, que criou a menina, faz de tudo para dificultar a reconciliação. É quando entra em cena Gloria Pires, aos 15 anos de idade, interpretando a adolescente Marisa, personagem cheia de nuances como a mãe e a tia. “Que legal poder rever a novela, tenho um carinho enorme por ela. Foi um trabalho que me revelou nacionalmente”, comemora a atriz, ao recordar “Dancing Days”.

Refletindo a situação socioeconômica do Brasil na época, a trama se consolidou como um fenômeno da dramaturgia, ditando modas e influenciando hábitos de consumo do público. Da personalidade forte à transformação de seu visual, são muitas as reviravoltas na vida de Júlia que inspiraram mulheres pelo país. A principal é quando a protagonista surge totalmente repaginada depois de uma viagem à Europa. E o palco dessa revelação, é claro, um cenário icônico da novela: a discoteca “Frenetic Dancin Days”, de Hélio (Reginaldo Faria).

Reprodução
A novela ditou modas e consumo na épocaA novela ditou modas e consumo na época
“A novela foi um marco na forma de se mostrar as personagens, buscando o realismo do cinema, desde os cenários à caracterização”, lembra Gloria Pires. As roupas e os acessórios usados por Júlia e frequentadores da fictícia casa de eventos, como as meias de lurex coloridas combinadas com sandálias de salto alto fino, viraram sensação. Assim como a pista de dança, referência à trama até hoje.

“Pela primeira vez pude me dar conta do alcance da televisão no Brasil. Cada cidade que eu visitava, reconhecia Júlias e Marisas nas discotecas, que se transformaram em uma verdadeira febre”, reflete Gloria Pires, sobre a repercussão da trama. Agora, quem ainda não assistiu ou quer rever essa novela que entrou para a história da teledramaturgia nacional tem a chance de conferir na plataforma digital de streaming de vídeos e áudios sob demanda, operada pelo grupo Globo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário